Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74 |
Resumo: | O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica. |
id |
PUC_MINS-6_14a950e5b1ec8fae31a236412bd8384f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10700 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidadeAlfabetização semióticaProcessos comunicacionaisEscritas contemporâneas.O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica. PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p7410.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 75-104Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 75-1042358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74/9639Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos de Andrade, Maria de FátimaMoço Aparício, Ana Sílvia2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10700Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
title |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
spellingShingle |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade Ramos de Andrade, Maria de Fátima Alfabetização semiótica Processos comunicacionais Escritas contemporâneas. |
title_short |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
title_full |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
title_fullStr |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
title_sort |
Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade |
author |
Ramos de Andrade, Maria de Fátima |
author_facet |
Ramos de Andrade, Maria de Fátima Moço Aparício, Ana Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Moço Aparício, Ana Sílvia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos de Andrade, Maria de Fátima Moço Aparício, Ana Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização semiótica Processos comunicacionais Escritas contemporâneas. |
topic |
Alfabetização semiótica Processos comunicacionais Escritas contemporâneas. |
description |
O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74/9639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Scripta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Scripta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 75-104 Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 75-104 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329528927387648 |