Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos de Andrade, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moço Aparício, Ana Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74
Resumo: O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica. 
id PUC_MINS-6_14a950e5b1ec8fae31a236412bd8384f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10700
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidadeAlfabetização semióticaProcessos comunicacionaisEscritas contemporâneas.O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica. PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p7410.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 75-104Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 75-1042358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74/9639Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos de Andrade, Maria de FátimaMoço Aparício, Ana Sílvia2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10700Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
title Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
spellingShingle Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
Ramos de Andrade, Maria de Fátima
Alfabetização semiótica
Processos comunicacionais
Escritas contemporâneas.
title_short Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
title_full Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
title_fullStr Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
title_full_unstemmed Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
title_sort Ressignificando o conceito de alfabetização: uma contribuição para o ensino da língua materna na contemporaneidade
author Ramos de Andrade, Maria de Fátima
author_facet Ramos de Andrade, Maria de Fátima
Moço Aparício, Ana Sílvia
author_role author
author2 Moço Aparício, Ana Sílvia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos de Andrade, Maria de Fátima
Moço Aparício, Ana Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização semiótica
Processos comunicacionais
Escritas contemporâneas.
topic Alfabetização semiótica
Processos comunicacionais
Escritas contemporâneas.
description O presente texto se propõe a discutir a ampliação do conceito de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural da atualidade. Para isso, apresentamos inicialmente alguns aspectos relevantes da história da escrita, procurando destacar os diferentes sistemas de representação construídos pelo homem. Na sequência, discutimos o conceito de alfabetização, na perspectiva da escrita alfabética, ainda bastante recorrente nas orientações e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita. Por fim, discutimos as escritas contemporâneas e suas influências na cultura e no pensamento da sociedade atual e o conceito de alfabetização semiótica. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74
10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p74/9639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 75-104
Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 75-104
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528927387648