Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modl, Fernanda de Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p117
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre a interação didática como um dos contextos dialógicos e discursivos genuínos para a formação do sujeito em termos do uso da palavra em sociedade. Assumindo um olhar dialógico (VOLOCHÍNOV, 1929/1999) – interacional (MEAD, 1934/1962) e metodologicamente amparado em princípios da etnografia, são trazidas cenas de interação didática de dois grupos (um alemão e um brasileiro) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que o uso da palavra em sala de aula, ou seja, o modo como professor e alunos se posicionam como falantes e ouvintes em seus dia a dia interacionais, está submetido a convenções culturais, tanto em termos de uma cultura escolar ocidental, quanto de uma cultura escolar local. 
id PUC_MINS-6_22c2c7af3e3d4ab730b283ca6f02f6ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9813
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito alunoInteração didáticaEscolarizaçãoFalantes e ouvintesInterculturalUso da palavra.O objetivo deste trabalho é discutir sobre a interação didática como um dos contextos dialógicos e discursivos genuínos para a formação do sujeito em termos do uso da palavra em sociedade. Assumindo um olhar dialógico (VOLOCHÍNOV, 1929/1999) – interacional (MEAD, 1934/1962) e metodologicamente amparado em princípios da etnografia, são trazidas cenas de interação didática de dois grupos (um alemão e um brasileiro) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que o uso da palavra em sala de aula, ou seja, o modo como professor e alunos se posicionam como falantes e ouvintes em seus dia a dia interacionais, está submetido a convenções culturais, tanto em termos de uma cultura escolar ocidental, quanto de uma cultura escolar local. PUC Minas2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p11710.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 117-150Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 117-1502358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p117/9641Copyright (c) 2016 Revista Scriptainfo:eu-repo/semantics/openAccessModl, Fernanda de Castro2019-11-28T18:47:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9813Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:47:34Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
title Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
spellingShingle Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
Modl, Fernanda de Castro
Interação didática
Escolarização
Falantes e ouvintes
Intercultural
Uso da palavra.
title_short Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
title_full Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
title_fullStr Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
title_full_unstemmed Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
title_sort Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno
author Modl, Fernanda de Castro
author_facet Modl, Fernanda de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modl, Fernanda de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Interação didática
Escolarização
Falantes e ouvintes
Intercultural
Uso da palavra.
topic Interação didática
Escolarização
Falantes e ouvintes
Intercultural
Uso da palavra.
description O objetivo deste trabalho é discutir sobre a interação didática como um dos contextos dialógicos e discursivos genuínos para a formação do sujeito em termos do uso da palavra em sociedade. Assumindo um olhar dialógico (VOLOCHÍNOV, 1929/1999) – interacional (MEAD, 1934/1962) e metodologicamente amparado em princípios da etnografia, são trazidas cenas de interação didática de dois grupos (um alemão e um brasileiro) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que o uso da palavra em sala de aula, ou seja, o modo como professor e alunos se posicionam como falantes e ouvintes em seus dia a dia interacionais, está submetido a convenções culturais, tanto em termos de uma cultura escolar ocidental, quanto de uma cultura escolar local. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p117
10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p117
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p117/9641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Scripta
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 19 No 36 (2015): Scripta 36; 117-150
Scripta; v. 19 n. 36 (2015): Interação, formação e ação profissional; 117-150
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329528091672576