Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Scripta |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é caracterizar práticas de letramento acadêmico no curso de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, Portugal. Para responder a esse objetivo são identificadas as principais dimensões escondidas do gênero relatório em propostas que envolvem leitura e escrita. Em acréscimo, são analisados os modos como professores e alunos se posicionam, explícita ou implicitamente, diante dos trabalhos com o gênero relatório. Abordagens socioculturais relativas aos letramentos dão suporte à análise dos dados, os quais foram coletados no ano letivo de 2009/2010. Resultados indicam que o aprender fazendo e o aprender com base em modelos passados são os meios mais recorrentes na produção de relatórios. Possíveis discussões em torno das dimensões escondidas desse gênero revelam-se como recursos viáveis na mudança das relações de poder e de autoridade nesse curso. |
id |
PUC_MINS-6_327110dad3eabef6de1ef7db8ba01ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4298 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-6 |
network_name_str |
Revista Scripta |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidasCurso de engenhariaPráticas de letramentoRelatórioDimensões escondidas.O objetivo deste trabalho é caracterizar práticas de letramento acadêmico no curso de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, Portugal. Para responder a esse objetivo são identificadas as principais dimensões escondidas do gênero relatório em propostas que envolvem leitura e escrita. Em acréscimo, são analisados os modos como professores e alunos se posicionam, explícita ou implicitamente, diante dos trabalhos com o gênero relatório. Abordagens socioculturais relativas aos letramentos dão suporte à análise dos dados, os quais foram coletados no ano letivo de 2009/2010. Resultados indicam que o aprender fazendo e o aprender com base em modelos passados são os meios mais recorrentes na produção de relatórios. Possíveis discussões em torno das dimensões escondidas desse gênero revelam-se como recursos viáveis na mudança das relações de poder e de autoridade nesse curso.PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 37-58Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 37-582358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298/4443Fischer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4298Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
title |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
spellingShingle |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas Fischer, Adriana Curso de engenharia Práticas de letramento Relatório Dimensões escondidas. |
title_short |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
title_full |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
title_fullStr |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
title_full_unstemmed |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
title_sort |
Práticas de letramento acadêmico em um curso de Engenharia Têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de engenharia Práticas de letramento Relatório Dimensões escondidas. |
topic |
Curso de engenharia Práticas de letramento Relatório Dimensões escondidas. |
description |
O objetivo deste trabalho é caracterizar práticas de letramento acadêmico no curso de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, Portugal. Para responder a esse objetivo são identificadas as principais dimensões escondidas do gênero relatório em propostas que envolvem leitura e escrita. Em acréscimo, são analisados os modos como professores e alunos se posicionam, explícita ou implicitamente, diante dos trabalhos com o gênero relatório. Abordagens socioculturais relativas aos letramentos dão suporte à análise dos dados, os quais foram coletados no ano letivo de 2009/2010. Resultados indicam que o aprender fazendo e o aprender com base em modelos passados são os meios mais recorrentes na produção de relatórios. Possíveis discussões em torno das dimensões escondidas desse gênero revelam-se como recursos viáveis na mudança das relações de poder e de autoridade nesse curso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4298/4443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 37-58 Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 37-58 2358-3428 1516-4039 reponame:Revista Scripta instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Scripta |
collection |
Revista Scripta |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329527314677760 |