Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chacon, Lourenço
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402
Resumo: Buscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.
id PUC_MINS-6_7e5713dbdd13528fce85d718085b9975
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4402
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Concepções de “palavra” em escolas de educação infantilAquisição da escritaPalavraLetramento.Buscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.PUC Minas2009-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402Scripta; Vol 13 No 24 (2009): Scripta 24; 173-186Scripta; V. 13 N. 24 (2009): Scripta 24; 173-186Scripta; v. 13 n. 24 (2009): Scripta 24; 173-1862358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402/4563Chacon, Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T18:35:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4402Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oaiscripta.pucminas@gmail.com||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2020-02-18T18:35:25Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
title Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
spellingShingle Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
Chacon, Lourenço
Aquisição da escrita
Palavra
Letramento.
title_short Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
title_full Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
title_fullStr Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
title_full_unstemmed Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
title_sort Concepções de “palavra” em escolas de educação infantil
author Chacon, Lourenço
author_facet Chacon, Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chacon, Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da escrita
Palavra
Letramento.
topic Aquisição da escrita
Palavra
Letramento.
description Buscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402/4563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 13 No 24 (2009): Scripta 24; 173-186
Scripta; V. 13 N. 24 (2009): Scripta 24; 173-186
Scripta; v. 13 n. 24 (2009): Scripta 24; 173-186
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv scripta.pucminas@gmail.com||cespuc@pucminas.br
_version_ 1818899351832887296