Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402 http://hdl.handle.net/11449/115330 |
Resumo: | We searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy. |
id |
UNSP_4ac173b67fe96b29db9082a6169926c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115330 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantilAquisição da escritaDiscursoLetramentoOralidadeWe searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy.Buscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, AV. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, AV. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]2015-02-24T13:57:59Z2015-02-24T13:57:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article165-178application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402Scripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010.1516-4039http://hdl.handle.net/11449/115330ISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf7575560032654636Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporScriptainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
title |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
spellingShingle |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP] Aquisição da escrita Discurso Letramento Oralidade |
title_short |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
title_full |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
title_fullStr |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
title_sort |
Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil |
author |
Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP] |
author_facet |
Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da escrita Discurso Letramento Oralidade |
topic |
Aquisição da escrita Discurso Letramento Oralidade |
description |
We searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-02-24T13:57:59Z 2015-02-24T13:57:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402 Scripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010. 1516-4039 http://hdl.handle.net/11449/115330 ISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf 7575560032654636 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402 http://hdl.handle.net/11449/115330 |
identifier_str_mv |
Scripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010. 1516-4039 ISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf 7575560032654636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Scripta |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
165-178 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128133828706304 |