Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402
http://hdl.handle.net/11449/115330
Resumo: We searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy.
id UNSP_4ac173b67fe96b29db9082a6169926c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115330
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantilAquisição da escritaDiscursoLetramentoOralidadeWe searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy.Buscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, AV. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, AV. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]2015-02-24T13:57:59Z2015-02-24T13:57:59Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article165-178application/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402Scripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010.1516-4039http://hdl.handle.net/11449/115330ISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf7575560032654636Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporScriptainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
title Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
spellingShingle Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]
Aquisição da escrita
Discurso
Letramento
Oralidade
title_short Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
title_full Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
title_fullStr Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
title_full_unstemmed Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
title_sort Concepções de 'palavra' em escolas de educação infantil
author Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]
author_facet Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurado Filho, Lourenço Chacon [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição da escrita
Discurso
Letramento
Oralidade
topic Aquisição da escrita
Discurso
Letramento
Oralidade
description We searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:59Z
2015-02-24T13:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402
Scripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010.
1516-4039
http://hdl.handle.net/11449/115330
ISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf
7575560032654636
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402
http://hdl.handle.net/11449/115330
identifier_str_mv Scripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010.
1516-4039
ISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf
7575560032654636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Scripta
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165-178
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128133828706304