A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Aidalice Ramalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como re­curso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóri­cas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken.
id PUC_MINS-7_7ff02be76abf469b9a8a2db16f5f8b9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14729
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIODiscurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação.O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como re­curso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóri­cas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken.Editora PUC Minas2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 13 (2004): Cadernos Cespuc de Pesquisa. Série ensaios; 93-1082358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729/11413Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMurta, Aidalice Ramalho2018-06-04T15:42:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14729Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:42:20Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
spellingShingle A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Murta, Aidalice Ramalho
Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação.
title_short A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_full A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_fullStr A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_full_unstemmed A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_sort A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
author Murta, Aidalice Ramalho
author_facet Murta, Aidalice Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Aidalice Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação.
topic Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação.
description O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como re­curso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóri­cas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729/11413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 13 (2004): Cadernos Cespuc de Pesquisa. Série ensaios; 93-108
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329684185841664