A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como recurso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóricas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken. |
id |
PUC_MINS-7_7ff02be76abf469b9a8a2db16f5f8b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14729 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIODiscurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação.O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como recurso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóricas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken.Editora PUC Minas2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 13 (2004): Cadernos Cespuc de Pesquisa. Série ensaios; 93-1082358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729/11413Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMurta, Aidalice Ramalho2018-06-04T15:42:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14729Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:42:20Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
spellingShingle |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO Murta, Aidalice Ramalho Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação. |
title_short |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_full |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_fullStr |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_full_unstemmed |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
title_sort |
A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO |
author |
Murta, Aidalice Ramalho |
author_facet |
Murta, Aidalice Ramalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murta, Aidalice Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação. |
topic |
Discurso publicitário. Argumentação. Atos de fala. Pergunta. Contrato de comunicação. |
description |
O presente trabalho tem o intuito de analisar o uso estratégico do ato de pergunta, inscrito no discurso publicitário, como recurso de efetivação do plano argumentativo característico desse tipo de discurso. Para tanto, são tomadas as formulações teóricas de Charaudeau (1996), sobre o contrato de comunicação, e os postulados da Teoria dos Atos de Fala, nas apresentações de Searle e Vanderveken. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14729/11413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos CESPUC de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; n. 13 (2004): Cadernos Cespuc de Pesquisa. Série ensaios; 93-108 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329684185841664 |