O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11095 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção e manutenção do campo atencional estabelecido na interação entre aprendiz e mediador durante atividades de alfabetização, à luz do quadro do Sistema Atencional proposto por Tood Oakley (2009), autor da Semiótica Cognitiva. Objetivamos analisar as operações atencionais que o aprendiz realiza na desconstrução e reconstrução de hipóteses de escrita com base em sua própria fala. Com esse trabalho, levantamos a seguinte discussão: existem fatoresinerentes à metodologia de alfabetização e à natureza da interação estabelecida entre aprendiz e mediador que podem atuar como minimizadores de dificuldades ou otimizadores do desempenho da criança durante o processo de aprendizagem? Palavras-chave: Alfabetização.Interação. Deficiência Intelectual. Atenção |
id |
PUC_MINS-7_94feb1cd89ae2959093b602199fd79c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11095 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectualliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaO objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção e manutenção do campo atencional estabelecido na interação entre aprendiz e mediador durante atividades de alfabetização, à luz do quadro do Sistema Atencional proposto por Tood Oakley (2009), autor da Semiótica Cognitiva. Objetivamos analisar as operações atencionais que o aprendiz realiza na desconstrução e reconstrução de hipóteses de escrita com base em sua própria fala. Com esse trabalho, levantamos a seguinte discussão: existem fatoresinerentes à metodologia de alfabetização e à natureza da interação estabelecida entre aprendiz e mediador que podem atuar como minimizadores de dificuldades ou otimizadores do desempenho da criança durante o processo de aprendizagem? Palavras-chave: Alfabetização.Interação. Deficiência Intelectual. AtençãoEditora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11095Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 185-1962358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11095/8910Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Amaral2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11095Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
title |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
spellingShingle |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual Silva, Camila Amaral literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
title_full |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
title_fullStr |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
title_sort |
O papel da atenção no processo de aprendizagem de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual |
author |
Silva, Camila Amaral |
author_facet |
Silva, Camila Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de construção e manutenção do campo atencional estabelecido na interação entre aprendiz e mediador durante atividades de alfabetização, à luz do quadro do Sistema Atencional proposto por Tood Oakley (2009), autor da Semiótica Cognitiva. Objetivamos analisar as operações atencionais que o aprendiz realiza na desconstrução e reconstrução de hipóteses de escrita com base em sua própria fala. Com esse trabalho, levantamos a seguinte discussão: existem fatoresinerentes à metodologia de alfabetização e à natureza da interação estabelecida entre aprendiz e mediador que podem atuar como minimizadores de dificuldades ou otimizadores do desempenho da criança durante o processo de aprendizagem? Palavras-chave: Alfabetização.Interação. Deficiência Intelectual. Atenção |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11095 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11095/8910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 185-196 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685138997248 |