O tema "trabalho" em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gualberto, Clarice Lage
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CESPUC de Pesquisa
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086
Resumo: ste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado umroteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.Análise do Discurso.
id PUC_MINS-7_d12fc5f0abc02b2aa9279e381fe2463d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11086
network_acronym_str PUC_MINS-7
network_name_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository_id_str
spelling O tema "trabalho" em livros didáticosliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado umroteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.Análise do Discurso.Editora PUC Minas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 27-472358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086/8901Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGualberto, Clarice Lage2018-06-04T15:39:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11086Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2018-06-04T15:39:12Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv O tema "trabalho" em livros didáticos
title O tema "trabalho" em livros didáticos
spellingShingle O tema "trabalho" em livros didáticos
Gualberto, Clarice Lage
literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
title_short O tema "trabalho" em livros didáticos
title_full O tema "trabalho" em livros didáticos
title_fullStr O tema "trabalho" em livros didáticos
title_full_unstemmed O tema "trabalho" em livros didáticos
title_sort O tema "trabalho" em livros didáticos
author Gualberto, Clarice Lage
author_facet Gualberto, Clarice Lage
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gualberto, Clarice Lage
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
topic literaturas de língua portuguesa
linguística
filologia
description ste artigo apresenta uma análise de livros didáticos (LD)da educação básica (séries finais do ensino fundamental)com o objetivo de mostrar como o tema “trabalho” é abordado nos LD destinados a adolescentes e à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Assim, a partir do confronto dos principais objetivos da EJA e dos Parâmetros Curriculares Nacionais com o material produzido, foram levantadas algumas questões: a forma com que os LD abordam o tema “trabalho” contribui para a formação de um aluno independente e atuante na sociedade? Quais conceitos sobre trabalho são transmitidos por esses LD? O estudo teve como principal referência o roteiro utilizado por Faria (1995) para verificar a discussão do tema “trabalho” nos LD. Além disso, foi utilizado umroteiro linguístico a partir de critérios amparados em autores como: M. M. Bakhtin / V.N. Voloshinov (2004), J.L. Fiorin (2007) e O. Ducrot (1987). Dessa forma, foi possível analisar a linguagem verbal, para alcançar possíveis sentidos produzidos pelos LD estudados. A análise dos materiais mostrou, principalmente, que o tema “trabalho” foi conceituado por ambos os livros de maneira muito atrelada ao capitalismo e ao dinheiro, restringindo e limitando possíveis discussões mais profundas e complexas sobre o assunto.Palavras-chave: Trabalho. Educação. Livro didático.Análise do Discurso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11086/8901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; v. 1 n. 25: (2014): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 27-47
2358-3231
reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Cadernos CESPUC de Pesquisa
collection Cadernos CESPUC de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329685124317184