Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CESPUC de Pesquisa |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo as atividades de preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira parte traz uma breve revisão teórica da psicologia do desenvolvimento com o objetivo de contextualizar o momento do desenvolvimento cognitivo em que se encontram os alunos matriculados nesse ano letivo (a maioria deles com sete anos de idade). A segunda parte apresenta os resultados de análises feitas em um corpus de quatro livros didáticos selecionados de forma aleatória. O estudo dessas obras revela a existência de um grande número de ocorrências em que poderia ter havido a intervenção de um revisor antes de sua produção final. As ocorrências apontadas dizem respeito, principalmente, à correção ortográfica, à adequação às normas gramaticais, à coerência textual, à padronização e à clareza na exposiçãodo conteúdo. Nas considerações finais, são retomados os principais conceitos abordados e sugeridos alguns caminhos para pesquisas futuras.Palavras-chave: Revisão textual. Materiais didáticos. Desenvolvimento humano. |
id |
PUC_MINS-7_f03eb6d09d34339aa2b3e8b38efbc754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11457 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-7 |
network_name_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamentalliteraturas de língua portuguesalinguísticafilologiaEste trabalho tem como objeto de estudo as atividades de preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira parte traz uma breve revisão teórica da psicologia do desenvolvimento com o objetivo de contextualizar o momento do desenvolvimento cognitivo em que se encontram os alunos matriculados nesse ano letivo (a maioria deles com sete anos de idade). A segunda parte apresenta os resultados de análises feitas em um corpus de quatro livros didáticos selecionados de forma aleatória. O estudo dessas obras revela a existência de um grande número de ocorrências em que poderia ter havido a intervenção de um revisor antes de sua produção final. As ocorrências apontadas dizem respeito, principalmente, à correção ortográfica, à adequação às normas gramaticais, à coerência textual, à padronização e à clareza na exposiçãodo conteúdo. Nas considerações finais, são retomados os principais conceitos abordados e sugeridos alguns caminhos para pesquisas futuras.Palavras-chave: Revisão textual. Materiais didáticos. Desenvolvimento humano.Editora PUC Minas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p25810.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p258Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; N. 26 (2015): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 258-2762358-3231reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258/9320Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Juliana Anhel Cidade2019-09-16T02:46:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11457Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/indexhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/oaicespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br2358-32311516-4020opendoar:2019-09-16T02:46:34Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
title |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental Cardoso, Juliana Anhel Cidade literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
title_short |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental |
author |
Cardoso, Juliana Anhel Cidade |
author_facet |
Cardoso, Juliana Anhel Cidade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Juliana Anhel Cidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
topic |
literaturas de língua portuguesa linguística filologia |
description |
Este trabalho tem como objeto de estudo as atividades de preparação e revisão de textos em livros didáticos produzidos para o 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira parte traz uma breve revisão teórica da psicologia do desenvolvimento com o objetivo de contextualizar o momento do desenvolvimento cognitivo em que se encontram os alunos matriculados nesse ano letivo (a maioria deles com sete anos de idade). A segunda parte apresenta os resultados de análises feitas em um corpus de quatro livros didáticos selecionados de forma aleatória. O estudo dessas obras revela a existência de um grande número de ocorrências em que poderia ter havido a intervenção de um revisor antes de sua produção final. As ocorrências apontadas dizem respeito, principalmente, à correção ortográfica, à adequação às normas gramaticais, à coerência textual, à padronização e à clareza na exposiçãodo conteúdo. Nas considerações finais, são retomados os principais conceitos abordados e sugeridos alguns caminhos para pesquisas futuras.Palavras-chave: Revisão textual. Materiais didáticos. Desenvolvimento humano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Empírica de Campo, Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258 10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p258 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258 |
identifier_str_mv |
10.5752/10.5752/P2358-3231.2015n26p258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2015n26p258/9320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios; N. 26 (2015): Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios; 258-276 2358-3231 reponame:Cadernos CESPUC de Pesquisa instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
collection |
Cadernos CESPUC de Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CESPUC de Pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
cespuc@pucminas.br||cespuc@pucminas.br |
_version_ |
1798329685179891712 |