Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fréz, Andersom Ricardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia em Movimento
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21077
Resumo: Introdução: Pesquisas de satisfação dos usuários são indispensáveis ao planejamento e à avaliação dos serviços de saúde, pois, quanto mais às políticas públicas de saúde estiverem justificadas pelo respeito às perspectivas e às necessidades dos usuários, mais estas políticas tenderão ao acerto. Objetivos: Caracterizar os usuários do serviço ambulatorial de fisioterapia da rede pública de saúde da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; identificar a conduta em relação à busca do atendimento fisioterapêutico; e descrever e quantificar a satisfação desses usuários após o atendimento. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal em um modelo epidemiológico descritivo, com aplicação de questionário validado e adequado socioculturalmente aos usuários desses serviços. Cento e três usuários se enquadraram nos critérios de inclusão e, destes, 99 questionários foram avaliados. Para análise dos dados aplicou-se o teste de Friedman para análise de variância não paramétrica das dimensões do questionário, complementado pelo pós-teste de comparação múltipla (post hoc de Dunn), analisando pares de dimensões. Resultados: A amostra caracterizou-se pelo predomínio de usuários do sexo feminino, com 2º grau completo e renda familiar entre quatro e seis salários mínimos. A maioria foi atendida na especialidade ortopedia e traumatologia. Também relataram que já tiveram outras experiências com a fisioterapia e todos sabiam os seus diagnósticos. Em relação à satisfação, os usuários caracterizaram-na como ótima (p < 0,0001) e observou-se analogia significativa entre as dimensões relação terapeuta/paciente e marcação de consulta (p < 0,05) e entre a marcação de consulta e o retorno/recomendação da clínica (p < 0,05); e uma relação extremamente significante entre a marcação de consulta e o acesso (p < 0,01). Conclusão: As características da assistência fisioterapêuticas foram vistas como ótimas, com uma população satisfeita com os serviços que vem recebendo.
id PUC_PR-26_459761a95371a4e90eb920eb63ef32d3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21077
network_acronym_str PUC_PR-26
network_name_str Fisioterapia em Movimento
repository_id_str
spelling Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede públicaIntrodução: Pesquisas de satisfação dos usuários são indispensáveis ao planejamento e à avaliação dos serviços de saúde, pois, quanto mais às políticas públicas de saúde estiverem justificadas pelo respeito às perspectivas e às necessidades dos usuários, mais estas políticas tenderão ao acerto. Objetivos: Caracterizar os usuários do serviço ambulatorial de fisioterapia da rede pública de saúde da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; identificar a conduta em relação à busca do atendimento fisioterapêutico; e descrever e quantificar a satisfação desses usuários após o atendimento. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal em um modelo epidemiológico descritivo, com aplicação de questionário validado e adequado socioculturalmente aos usuários desses serviços. Cento e três usuários se enquadraram nos critérios de inclusão e, destes, 99 questionários foram avaliados. Para análise dos dados aplicou-se o teste de Friedman para análise de variância não paramétrica das dimensões do questionário, complementado pelo pós-teste de comparação múltipla (post hoc de Dunn), analisando pares de dimensões. Resultados: A amostra caracterizou-se pelo predomínio de usuários do sexo feminino, com 2º grau completo e renda familiar entre quatro e seis salários mínimos. A maioria foi atendida na especialidade ortopedia e traumatologia. Também relataram que já tiveram outras experiências com a fisioterapia e todos sabiam os seus diagnósticos. Em relação à satisfação, os usuários caracterizaram-na como ótima (p < 0,0001) e observou-se analogia significativa entre as dimensões relação terapeuta/paciente e marcação de consulta (p < 0,05) e entre a marcação de consulta e o retorno/recomendação da clínica (p < 0,05); e uma relação extremamente significante entre a marcação de consulta e o acesso (p < 0,01). Conclusão: As características da assistência fisioterapêuticas foram vistas como ótimas, com uma população satisfeita com os serviços que vem recebendo.Editora PUCPRESS2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/2107710.1590/S0103-51502011000300006Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 3 (2011)Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 3 (2011)1980-5918reponame:Fisioterapia em Movimentoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21077/20223Copyright (c) 2022 PUCPRESSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFréz, Andersom RicardoNobre, Maria Inês Rubo de Souza2022-03-07T19:00:11Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/21077Revistahttps://periodicos.pucpr.br/fisioPRIhttps://periodicos.pucpr.br/fisio/oairubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br1980-59180103-5150opendoar:2022-03-07T19:00:11Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
title Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
spellingShingle Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
Fréz, Andersom Ricardo
title_short Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
title_full Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
title_fullStr Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
title_full_unstemmed Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
title_sort Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública
author Fréz, Andersom Ricardo
author_facet Fréz, Andersom Ricardo
Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
author_role author
author2 Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fréz, Andersom Ricardo
Nobre, Maria Inês Rubo de Souza
description Introdução: Pesquisas de satisfação dos usuários são indispensáveis ao planejamento e à avaliação dos serviços de saúde, pois, quanto mais às políticas públicas de saúde estiverem justificadas pelo respeito às perspectivas e às necessidades dos usuários, mais estas políticas tenderão ao acerto. Objetivos: Caracterizar os usuários do serviço ambulatorial de fisioterapia da rede pública de saúde da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná; identificar a conduta em relação à busca do atendimento fisioterapêutico; e descrever e quantificar a satisfação desses usuários após o atendimento. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal em um modelo epidemiológico descritivo, com aplicação de questionário validado e adequado socioculturalmente aos usuários desses serviços. Cento e três usuários se enquadraram nos critérios de inclusão e, destes, 99 questionários foram avaliados. Para análise dos dados aplicou-se o teste de Friedman para análise de variância não paramétrica das dimensões do questionário, complementado pelo pós-teste de comparação múltipla (post hoc de Dunn), analisando pares de dimensões. Resultados: A amostra caracterizou-se pelo predomínio de usuários do sexo feminino, com 2º grau completo e renda familiar entre quatro e seis salários mínimos. A maioria foi atendida na especialidade ortopedia e traumatologia. Também relataram que já tiveram outras experiências com a fisioterapia e todos sabiam os seus diagnósticos. Em relação à satisfação, os usuários caracterizaram-na como ótima (p < 0,0001) e observou-se analogia significativa entre as dimensões relação terapeuta/paciente e marcação de consulta (p < 0,05) e entre a marcação de consulta e o retorno/recomendação da clínica (p < 0,05); e uma relação extremamente significante entre a marcação de consulta e o acesso (p < 0,01). Conclusão: As características da assistência fisioterapêuticas foram vistas como ótimas, com uma população satisfeita com os serviços que vem recebendo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21077
10.1590/S0103-51502011000300006
url https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21077
identifier_str_mv 10.1590/S0103-51502011000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/fisio/article/view/21077/20223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PUCPRESS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
publisher.none.fl_str_mv Editora PUCPRESS
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement); Vol. 24 No. 3 (2011)
Fisioterapia em Movimento; v. 24 n. 3 (2011)
1980-5918
reponame:Fisioterapia em Movimento
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Fisioterapia em Movimento
collection Fisioterapia em Movimento
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia em Movimento - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv rubia.farias@pucpr.br||revista.fisioterapia@pucpr.br
_version_ 1799138745776078848