Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ana Paula Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
Texto Completo: https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941
Resumo: O artigo discute o emergente conceito de pedagogia sócio-espacial, situando-o diante da necessidade de democratização do conhecimento espacial, ao propor o deslocamento do debate e da reflexão crítica encerradas em instituições e centros de pesquisa, que passam a ser entendidos como questões de interesse público, no sentido de informar e qualificar a prática espacial cotidiana. Dentro do escopo de possibilidades e práticas para a pedagogia sócio-espacial, apresenta-se a experiência de uma série de quatro oficinas, baseadas em jogos de tabuleiro, desenvolvidos por estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para serem jogados com grupos de jovens moradores de favelas na periferia de Belo Horizonte. Os jogos serão analisados à luz da pedagogia sócio-espacial, enfatizando o papel dos jogos no processo de conscientização dos jogadores. A reflexão promovida pelo jogo adquire uma dimensão política na medida em que este possibilita a reconfiguração das relações entre sujeito e espaço.
id PUC_PR-27_73eb91c9354dbdd93da0e51bdd673f73
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/28941
network_acronym_str PUC_PR-27
network_name_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository_id_str
spelling Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogosPedagogia sócio-espacial. Jogos. Pratica espacial. Conscientização. Democratização do conhecimento.O artigo discute o emergente conceito de pedagogia sócio-espacial, situando-o diante da necessidade de democratização do conhecimento espacial, ao propor o deslocamento do debate e da reflexão crítica encerradas em instituições e centros de pesquisa, que passam a ser entendidos como questões de interesse público, no sentido de informar e qualificar a prática espacial cotidiana. Dentro do escopo de possibilidades e práticas para a pedagogia sócio-espacial, apresenta-se a experiência de uma série de quatro oficinas, baseadas em jogos de tabuleiro, desenvolvidos por estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para serem jogados com grupos de jovens moradores de favelas na periferia de Belo Horizonte. Os jogos serão analisados à luz da pedagogia sócio-espacial, enfatizando o papel dos jogos no processo de conscientização dos jogadores. A reflexão promovida pelo jogo adquire uma dimensão política na medida em que este possibilita a reconfiguração das relações entre sujeito e espaço.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2022-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 14 (2022)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941/25523Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão Urbanahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Ana Paula Silva de2022-12-08T15:01:58Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/28941Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2022-12-08T15:01:58Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
title Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
spellingShingle Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
Assis, Ana Paula Silva de
Pedagogia sócio-espacial. Jogos. Pratica espacial. Conscientização. Democratização do conhecimento.
title_short Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
title_full Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
title_fullStr Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
title_full_unstemmed Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
title_sort Pedagogia socioespacial: uma abordagem por meio dos jogos
author Assis, Ana Paula Silva de
author_facet Assis, Ana Paula Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Paula Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia sócio-espacial. Jogos. Pratica espacial. Conscientização. Democratização do conhecimento.
topic Pedagogia sócio-espacial. Jogos. Pratica espacial. Conscientização. Democratização do conhecimento.
description O artigo discute o emergente conceito de pedagogia sócio-espacial, situando-o diante da necessidade de democratização do conhecimento espacial, ao propor o deslocamento do debate e da reflexão crítica encerradas em instituições e centros de pesquisa, que passam a ser entendidos como questões de interesse público, no sentido de informar e qualificar a prática espacial cotidiana. Dentro do escopo de possibilidades e práticas para a pedagogia sócio-espacial, apresenta-se a experiência de uma série de quatro oficinas, baseadas em jogos de tabuleiro, desenvolvidos por estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para serem jogados com grupos de jovens moradores de favelas na periferia de Belo Horizonte. Os jogos serão analisados à luz da pedagogia sócio-espacial, enfatizando o papel dos jogos no processo de conscientização dos jogadores. A reflexão promovida pelo jogo adquire uma dimensão política na medida em que este possibilita a reconfiguração das relações entre sujeito e espaço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941
url https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/28941/25523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão Urbana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 14 (2022)
Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 14 (2022)
2175-3369
reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron:PUC_PR
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
instacron_str PUC_PR
institution PUC_PR
reponame_str Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
collection Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
repository.name.fl_str_mv Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
repository.mail.fl_str_mv urbe@pucpr.br
_version_ 1799125956120543232