Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
Texto Completo: | https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26705 |
Resumo: | O conceito de Ruas Completas origina-se da necessidade de transformar o atual modelo de planejamento urbano das cidades, em que o transporte motorizado individual é considerado o protagonista do espaço público. Atualmente, são lançados inúmeros conceitos que levantam a questão de fazer cidades para pessoas, que tragam benefícios ao meio urbano e ao bem-estar da população, pois o pedestre passa a ser a prioridade no planejamento, e que incentivem o uso de transportes sustentáveis. Este artigo consiste na construção de um diagnóstico quanto aos aspectos físico-espaciais do bairro Centro de João Pessoa, na Paraíba, para, assim, obter conhecimento sobre as peculiaridades e demandas do local, a fim de aplicar os objetivos das Ruas Completas e aferir sua pertinência. Utilizou-se da sintaxe espacial para definição das ruas a serem trabalhadas e, em seguida, dos métodos counting, mapping, photographing e keeping a diary – contando, mapeando, fotografando e mantendo um diário –, que se compatibilizaram no escopo do trabalho e auxiliaram no levantamento mais preciso dos fluxos e comportamentos da população do bairro, viabilizando a elaboração da proposta. Com os resultados, percebeu-se que existe uma série de ruas no Centro que precisam de grandes intervenções a favor dos pedestres e que o bairro necessita de ações que incentivem a ocupação dos lotes vazios/subutilizados com usos mistos e fachadas ativas, para garantir a movimentação do local ao longo do dia. |
id |
PUC_PR-27_94fbbbe139708a8937dd7e8d6371a738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/26705 |
network_acronym_str |
PUC_PR-27 |
network_name_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, BrasilRuas CompletasPlanejamento UrbanoMobilidade.O conceito de Ruas Completas origina-se da necessidade de transformar o atual modelo de planejamento urbano das cidades, em que o transporte motorizado individual é considerado o protagonista do espaço público. Atualmente, são lançados inúmeros conceitos que levantam a questão de fazer cidades para pessoas, que tragam benefícios ao meio urbano e ao bem-estar da população, pois o pedestre passa a ser a prioridade no planejamento, e que incentivem o uso de transportes sustentáveis. Este artigo consiste na construção de um diagnóstico quanto aos aspectos físico-espaciais do bairro Centro de João Pessoa, na Paraíba, para, assim, obter conhecimento sobre as peculiaridades e demandas do local, a fim de aplicar os objetivos das Ruas Completas e aferir sua pertinência. Utilizou-se da sintaxe espacial para definição das ruas a serem trabalhadas e, em seguida, dos métodos counting, mapping, photographing e keeping a diary – contando, mapeando, fotografando e mantendo um diário –, que se compatibilizaram no escopo do trabalho e auxiliaram no levantamento mais preciso dos fluxos e comportamentos da população do bairro, viabilizando a elaboração da proposta. Com os resultados, percebeu-se que existe uma série de ruas no Centro que precisam de grandes intervenções a favor dos pedestres e que o bairro necessita de ações que incentivem a ocupação dos lotes vazios/subutilizados com usos mistos e fachadas ativas, para garantir a movimentação do local ao longo do dia.Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26705Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020)Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020)2175-3369reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbanainstname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)instacron:PUC_PRporhttps://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26705/24467Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbanainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaropo, Vivianne Lisbethe BezerraSilveira, José Augusto Ribeiro daNegrão, Ana GomesCastor, Dimitri Costa2020-10-30T18:15:06Zoai:ojs.periodicos.pucpr.br:article/26705Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2175-3369&lng=pt&nrm=isONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpurbe@pucpr.br2175-33692175-3369opendoar:2020-10-30T18:15:06Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
title |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
spellingShingle |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil Maropo, Vivianne Lisbethe Bezerra Ruas Completas Planejamento Urbano Mobilidade. |
title_short |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
title_full |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
title_fullStr |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
title_full_unstemmed |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
title_sort |
Mobilidade nos centros urbanos: estudo para implantar ruas completas no centro de João Pessoa, Paraíba, Brasil |
author |
Maropo, Vivianne Lisbethe Bezerra |
author_facet |
Maropo, Vivianne Lisbethe Bezerra Silveira, José Augusto Ribeiro da Negrão, Ana Gomes Castor, Dimitri Costa |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, José Augusto Ribeiro da Negrão, Ana Gomes Castor, Dimitri Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maropo, Vivianne Lisbethe Bezerra Silveira, José Augusto Ribeiro da Negrão, Ana Gomes Castor, Dimitri Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruas Completas Planejamento Urbano Mobilidade. |
topic |
Ruas Completas Planejamento Urbano Mobilidade. |
description |
O conceito de Ruas Completas origina-se da necessidade de transformar o atual modelo de planejamento urbano das cidades, em que o transporte motorizado individual é considerado o protagonista do espaço público. Atualmente, são lançados inúmeros conceitos que levantam a questão de fazer cidades para pessoas, que tragam benefícios ao meio urbano e ao bem-estar da população, pois o pedestre passa a ser a prioridade no planejamento, e que incentivem o uso de transportes sustentáveis. Este artigo consiste na construção de um diagnóstico quanto aos aspectos físico-espaciais do bairro Centro de João Pessoa, na Paraíba, para, assim, obter conhecimento sobre as peculiaridades e demandas do local, a fim de aplicar os objetivos das Ruas Completas e aferir sua pertinência. Utilizou-se da sintaxe espacial para definição das ruas a serem trabalhadas e, em seguida, dos métodos counting, mapping, photographing e keeping a diary – contando, mapeando, fotografando e mantendo um diário –, que se compatibilizaram no escopo do trabalho e auxiliaram no levantamento mais preciso dos fluxos e comportamentos da população do bairro, viabilizando a elaboração da proposta. Com os resultados, percebeu-se que existe uma série de ruas no Centro que precisam de grandes intervenções a favor dos pedestres e que o bairro necessita de ações que incentivem a ocupação dos lotes vazios/subutilizados com usos mistos e fachadas ativas, para garantir a movimentação do local ao longo do dia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26705 |
url |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/26705/24467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Gestão Urbana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020) Revista Brasileira de Gestão Urbana; Vol. 12 (2020) Revista Brasileira de Gestão Urbana; v. 12 (2020) 2175-3369 reponame:Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana instname:Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) instacron:PUC_PR |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
instacron_str |
PUC_PR |
institution |
PUC_PR |
reponame_str |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
collection |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana |
repository.name.fl_str_mv |
Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
repository.mail.fl_str_mv |
urbe@pucpr.br |
_version_ |
1799125955688529920 |