[pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FILIPE FERREIRA MARTINS
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46746
Resumo: [pt] Essa pesquisa trata da temática da formação continuada de professores de língua inglesa e tem como contexto de análise o município de Itaboraí/RJ. O objetivo inicial foi o de identificar a opinião dos professores de língua inglesa do município em questão a respeito dos encontros de formação continuada de professores. As questões da pesquisa buscaram identificar: [a] quais as opiniões dos professores participantes sobre a formação continuada?; [b] quais as possíveis ações de aperfeiçoamento que são consideradas válidas pelos professores participantes como recursos para a sua própria formação?; e [c] quais os fatores que influenciam os professores a buscar (ou não) cursos ou outros recursos para a sua formação continuada em serviço? O referencial teórico teve como base Candau, Nóvoa, Garcia, Gatti e Imbernón que nos ajudaram a compreender melhor os fatores e as implicações relacionadas aos processos formativos realizados no decurso do exercício profissional do professor. Com relação à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas e questionários on-line. Participaram da pesquisa onze professoras de língua inglesa (concursadas e contratadas). As entrevistas foram gravadas com autorização das participantes. Em um momento seguinte, os dados obtidos foram transcritos, adaptados e analisados sob a luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; MINAYO, 2010). Os resultados da pesquisa apontam que a adesão ou não dos professores a um determinado programa de formação continuada estaria relacionada diretamente ao encontro de alguns fatores que envolvem a elaboração e a implementação dessa ação formativa e as necessidades específicas requeridas pelos professores.
id PUC_RIO-1_179d5ac88a8f717a13e6f6867a37a604
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:46746
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES [en] CONTINUING EDUCATION OF ENGLISH TEACHERS IN THE MUNICIPALITY OF ITABORAÍ/RJ FROM THE PERSPECTIVE OF THEIR (NON) PARTICIPANTS [pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] PROFESSORES DE LINGUA INGLESA[pt] PRATICAS DE FORMACAO DOCENTE[pt] POLITICAS DE FORMACAO DOCENTE[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE[pt] FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES[pt] ITABORAI[en] TEACHERS FORMATION[en] ENGLISH TEACHERS[en] TEACHER TRAINING PRACTICES[en] TEACHER TRAINING POLICIES[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS[en] CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS[en] ITABORAI[pt] Essa pesquisa trata da temática da formação continuada de professores de língua inglesa e tem como contexto de análise o município de Itaboraí/RJ. O objetivo inicial foi o de identificar a opinião dos professores de língua inglesa do município em questão a respeito dos encontros de formação continuada de professores. As questões da pesquisa buscaram identificar: [a] quais as opiniões dos professores participantes sobre a formação continuada?; [b] quais as possíveis ações de aperfeiçoamento que são consideradas válidas pelos professores participantes como recursos para a sua própria formação?; e [c] quais os fatores que influenciam os professores a buscar (ou não) cursos ou outros recursos para a sua formação continuada em serviço? O referencial teórico teve como base Candau, Nóvoa, Garcia, Gatti e Imbernón que nos ajudaram a compreender melhor os fatores e as implicações relacionadas aos processos formativos realizados no decurso do exercício profissional do professor. Com relação à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas e questionários on-line. Participaram da pesquisa onze professoras de língua inglesa (concursadas e contratadas). As entrevistas foram gravadas com autorização das participantes. Em um momento seguinte, os dados obtidos foram transcritos, adaptados e analisados sob a luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; MINAYO, 2010). Os resultados da pesquisa apontam que a adesão ou não dos professores a um determinado programa de formação continuada estaria relacionada diretamente ao encontro de alguns fatores que envolvem a elaboração e a implementação dessa ação formativa e as necessidades específicas requeridas pelos professores.[en] This research is about the continuing education of English teachers and has the municipality of Itaboraí/RJ as its context of analysis. The initial objective was to identify the opinion of English teachers of the municipality mentioned regarding the meetings of the teachers continuing education. The research questions attempted to identify: [a] what are the opinions of the participating teachers on continuing education?; [b] what are the possible improvement actions that are considered valid by the participating teachers as resources for their own formation?; and [c] what are the factors that influence teachers to seek (or not) courses or other resources for their continuing education in service? The theoretical framework was based on Candau, Nóvoa, Garcia, Gatti and Imbernón, who helped us to better understand the factors and implications related to the formative processes carried out during the professional practice of the teacher. Regarding the methodology, we conducted a qualitative research using semi-structured interviews and online questionnaires. Eleven English language teachers (effective and contracted) took part in the research. The interviews were recorded with permission from the participants. At a later moment, the data obtained were transcribed, adapted and analyzed under the light of Content Analysis (BARDIN, 2016; MINAYO, 2010). The results of the research indicate that the adherence or not of the teachers to a certain continuing education program would be directly related to the meeting of some factors that involve the elaboration and the implementation of this formative action and the specific needs required by the teachers.MAXWELLMARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZAFILIPE FERREIRA MARTINS2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46746porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46746Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
[en] CONTINUING EDUCATION OF ENGLISH TEACHERS IN THE MUNICIPALITY OF ITABORAÍ/RJ FROM THE PERSPECTIVE OF THEIR (NON) PARTICIPANTS
title [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
spellingShingle [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
FILIPE FERREIRA MARTINS
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] PROFESSORES DE LINGUA INGLESA
[pt] PRATICAS DE FORMACAO DOCENTE
[pt] POLITICAS DE FORMACAO DOCENTE
[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
[pt] FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES
[pt] ITABORAI
[en] TEACHERS FORMATION
[en] ENGLISH TEACHERS
[en] TEACHER TRAINING PRACTICES
[en] TEACHER TRAINING POLICIES
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS
[en] CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS
[en] ITABORAI
title_short [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
title_full [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
title_fullStr [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
title_full_unstemmed [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
title_sort [pt] A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ SOB A ÓTICA DE SEUS (NÃO) PARTICIPANTES
author FILIPE FERREIRA MARTINS
author_facet FILIPE FERREIRA MARTINS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv FILIPE FERREIRA MARTINS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] PROFESSORES DE LINGUA INGLESA
[pt] PRATICAS DE FORMACAO DOCENTE
[pt] POLITICAS DE FORMACAO DOCENTE
[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
[pt] FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES
[pt] ITABORAI
[en] TEACHERS FORMATION
[en] ENGLISH TEACHERS
[en] TEACHER TRAINING PRACTICES
[en] TEACHER TRAINING POLICIES
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS
[en] CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS
[en] ITABORAI
topic [pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] PROFESSORES DE LINGUA INGLESA
[pt] PRATICAS DE FORMACAO DOCENTE
[pt] POLITICAS DE FORMACAO DOCENTE
[pt] DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
[pt] FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES
[pt] ITABORAI
[en] TEACHERS FORMATION
[en] ENGLISH TEACHERS
[en] TEACHER TRAINING PRACTICES
[en] TEACHER TRAINING POLICIES
[en] PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS
[en] CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS
[en] ITABORAI
description [pt] Essa pesquisa trata da temática da formação continuada de professores de língua inglesa e tem como contexto de análise o município de Itaboraí/RJ. O objetivo inicial foi o de identificar a opinião dos professores de língua inglesa do município em questão a respeito dos encontros de formação continuada de professores. As questões da pesquisa buscaram identificar: [a] quais as opiniões dos professores participantes sobre a formação continuada?; [b] quais as possíveis ações de aperfeiçoamento que são consideradas válidas pelos professores participantes como recursos para a sua própria formação?; e [c] quais os fatores que influenciam os professores a buscar (ou não) cursos ou outros recursos para a sua formação continuada em serviço? O referencial teórico teve como base Candau, Nóvoa, Garcia, Gatti e Imbernón que nos ajudaram a compreender melhor os fatores e as implicações relacionadas aos processos formativos realizados no decurso do exercício profissional do professor. Com relação à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas e questionários on-line. Participaram da pesquisa onze professoras de língua inglesa (concursadas e contratadas). As entrevistas foram gravadas com autorização das participantes. Em um momento seguinte, os dados obtidos foram transcritos, adaptados e analisados sob a luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016; MINAYO, 2010). Os resultados da pesquisa apontam que a adesão ou não dos professores a um determinado programa de formação continuada estaria relacionada diretamente ao encontro de alguns fatores que envolvem a elaboração e a implementação dessa ação formativa e as necessidades específicas requeridas pelos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46746
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46746@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822618825490432