Crenças sobre escrita e seu ensino : implicações para o processo de formação inicial do professor de inglês como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10758 |
Resumo: | Resumo: A formação de professores de língua estrangeira tem buscado subsídios nos estudos sobre o pensamento do professor, especialmente no que concerne às crenças na fase inicial de desenvolvimento profissional (BARCELOS 24b, 23, 21, JOHNSON 1999 e 1994, GIMENEZ 1994, PAJARES 1992) Este estudo teve como foco as crenças de alunos do curso de Letras Anglo-Portuguesas sobre escrita em inglês como língua estrangeira e seu ensino (BAMBIRRA 24, GARCIA 24, MARCO 23, RODRIGUES JUNIOR 23, LOPES 1997) O estudo concentrou-se em diagnosticar as crenças mediante a aplicação de um inventário, composto por 47 asserções, além de uma pergunta aberta e de um questionário com informações pessoais, para 66 informantes Para corroborar as informações obtidas por meio do inventário, foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com duas informantes A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa As crenças diagnosticadas revelam uma visão mais tradicional da escrita em Inglês como língua estrangeira e seu ensino Para a maioria dos informantes, escrever em Inglês é um ato mecânico e está ligado à correspondência entre a grafia e a pronúncia das palavras Os informantes acreditam que exercícios estruturais são exemplos de escrita em Inglês, servindo exatamente para que o aluno decore a grafia das palavras A maioria atribui ao professor o papel central no processo de ensino-aprendizagem de escrita A pesquisa revelou ainda uma forte insatisfação dos informantes em relação ao seu curso de formação e em relação ao ensino de Inglês e de escrita em Inglês na escola pública Com relação ao segundo objetivo (avaliar o instrumento especialmente elaborado para acesso às crenças sobre escrita em língua inglesa e seu ensino) os dados obtidos por meio de entrevistas com duas informantes revelaram que o inventário se mostrou eficaz para detectar as crenças, embora não se possa considerá-lo isoladamente, sem a triangulação com outros métodos de coleta de dados |
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Crenças sobre escrita e seu ensino : implicações para o processo de formação inicial do professor de inglês como língua estrangeiraProfessoresFormaçãoProfessores de inglêsTeacher trainingEnglish teachersResumo: A formação de professores de língua estrangeira tem buscado subsídios nos estudos sobre o pensamento do professor, especialmente no que concerne às crenças na fase inicial de desenvolvimento profissional (BARCELOS 24b, 23, 21, JOHNSON 1999 e 1994, GIMENEZ 1994, PAJARES 1992) Este estudo teve como foco as crenças de alunos do curso de Letras Anglo-Portuguesas sobre escrita em inglês como língua estrangeira e seu ensino (BAMBIRRA 24, GARCIA 24, MARCO 23, RODRIGUES JUNIOR 23, LOPES 1997) O estudo concentrou-se em diagnosticar as crenças mediante a aplicação de um inventário, composto por 47 asserções, além de uma pergunta aberta e de um questionário com informações pessoais, para 66 informantes Para corroborar as informações obtidas por meio do inventário, foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com duas informantes A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa As crenças diagnosticadas revelam uma visão mais tradicional da escrita em Inglês como língua estrangeira e seu ensino Para a maioria dos informantes, escrever em Inglês é um ato mecânico e está ligado à correspondência entre a grafia e a pronúncia das palavras Os informantes acreditam que exercícios estruturais são exemplos de escrita em Inglês, servindo exatamente para que o aluno decore a grafia das palavras A maioria atribui ao professor o papel central no processo de ensino-aprendizagem de escrita A pesquisa revelou ainda uma forte insatisfação dos informantes em relação ao seu curso de formação e em relação ao ensino de Inglês e de escrita em Inglês na escola pública Com relação ao segundo objetivo (avaliar o instrumento especialmente elaborado para acesso às crenças sobre escrita em língua inglesa e seu ensino) os dados obtidos por meio de entrevistas com duas informantes revelaram que o inventário se mostrou eficaz para detectar as crenças, embora não se possa considerá-lo isoladamente, sem a triangulação com outros métodos de coleta de dadosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: English language teachers' education has benefited from insights of teacher's thinking research, especially in studies about beliefs at the initial phase of professional development (BARCELOS 24b, 23, 21, JOHNSON 1999 e 1994, GIMENEZ 1994, PAJARES 1992) This study focused on beliefs of 'Letras' students about writing in English as a foreign language and its teaching (BAMBIRRA 24, GARCIA 24, MARCO 23, RODRIGUES JUNIOR 23, LOPES 1997) The research aimed at diagnosing the beliefs through the administration of an inventory to 66 informants This instrument contains 47 assertions, an open-ended question and a questionnaire with personal information In order to support the information obtained through the inventory, a semi-structured interview was also applied with two students The data analysis was quantitative and qualitative The diagnosed beliefs revealed a more traditional view of writing in English and its teaching Most of the informants believe that structural exercises are examples of writing in English, mainly because they help the student memorize the spelling of the words The majority of them attribute the main role of the writing teaching and learning process to the teacher The research also revealed a strong dissatisfaction of the informants towards their teacher's education course and also towards English teaching as well as writing in English teaching in public schools The second objective (to assess the efficacy of an inventory of beliefs about writing in English as a foreign language and its teaching) was achieved through the analysis of transcripts of interviews with two informants The results pointed to the efficacy of the inventory but also to the need to incorporate other methods of data collection to enhance its validityGimenez, Telma [Orientador]Barcelos, Ana Maria FerreiraCristóvão, Vera Lúcia LopesLuz, Leandro Tadeu Alves da2024-05-01T12:48:44Z2024-05-01T12:48:44Z2006.0018.07.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10758porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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