Crenças sobre escrita e seu ensino : implicações para o processo de formação inicial do professor de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Leandro Tadeu Alves da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10758
Resumo: Resumo: A formação de professores de língua estrangeira tem buscado subsídios nos estudos sobre o pensamento do professor, especialmente no que concerne às crenças na fase inicial de desenvolvimento profissional (BARCELOS 24b, 23, 21, JOHNSON 1999 e 1994, GIMENEZ 1994, PAJARES 1992) Este estudo teve como foco as crenças de alunos do curso de Letras Anglo-Portuguesas sobre escrita em inglês como língua estrangeira e seu ensino (BAMBIRRA 24, GARCIA 24, MARCO 23, RODRIGUES JUNIOR 23, LOPES 1997) O estudo concentrou-se em diagnosticar as crenças mediante a aplicação de um inventário, composto por 47 asserções, além de uma pergunta aberta e de um questionário com informações pessoais, para 66 informantes Para corroborar as informações obtidas por meio do inventário, foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com duas informantes A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa As crenças diagnosticadas revelam uma visão mais tradicional da escrita em Inglês como língua estrangeira e seu ensino Para a maioria dos informantes, escrever em Inglês é um ato mecânico e está ligado à correspondência entre a grafia e a pronúncia das palavras Os informantes acreditam que exercícios estruturais são exemplos de escrita em Inglês, servindo exatamente para que o aluno decore a grafia das palavras A maioria atribui ao professor o papel central no processo de ensino-aprendizagem de escrita A pesquisa revelou ainda uma forte insatisfação dos informantes em relação ao seu curso de formação e em relação ao ensino de Inglês e de escrita em Inglês na escola pública Com relação ao segundo objetivo (avaliar o instrumento especialmente elaborado para acesso às crenças sobre escrita em língua inglesa e seu ensino) os dados obtidos por meio de entrevistas com duas informantes revelaram que o inventário se mostrou eficaz para detectar as crenças, embora não se possa considerá-lo isoladamente, sem a triangulação com outros métodos de coleta de dados
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