Aspectos da socialização de duas professoras de inglês em seu primeiro ano de trabalho em escola pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8988 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa se situa na articulação entre a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa, em uma perspectiva de socialização no primeiro ano de ensino Foram sujeitos de pesquisa duas professoras de inglês, recém formadas, que atuavam pela primeira vez em escolas públicas Dois referenciais teóricos embasaram o estudo: a socialização do professor (LORTIE, 1975: ZEICHNER & GORE, 199) e saberes docentes (TARDIF, 22) Para a coleta de dados utilizamos gravações em áudio de três entrevistas semi-estruturadas para cada uma das duas professoras, em três momentos distintos As entrevistas foram transcritas e as categorias derivadas das perguntas de pesquisa: 1) Analisar como o professor no ensino de Língua Inglesa, em seu primeiro ano de trabalho, em uma escola pública, avalia sua prática pedagógica; 2) Analisar quais as dificuldades que um professor de Inglês enfrenta durante seu primeiro ano de trabalho na escola pública; e, 3) Analisar as possíveis influências para as soluções adotadas na resolução das dificuldades encontradas Para responder à primeira pergunta, os dados foram agrupados nas seguintes categorias: visão sobre os alunos, impressões do primeiro ano de trabalho, surpresas encontradas no primeiro ano de ensino, prática pedagógica enquanto estratégias metodológicas de ensino e condições ideais de ensino e aprendizagem As impressões do primeiro ano de trabalho são referentes à insegurança e imaturidade para a prática de sala de aula, insatisfação com a formação inicial, concepção do que é ser professor e ênfase na aprendizagem pela prática Quanto às surpresas encontradas, percebe-se o gosto de uma informante pela sala de aula e a decepção com a desmotivação dos alunos pela outra informante Em suas práticas pedagógicas uma das professoras se colocava no papel de aluno, negociando conteúdo e materiais com alunos, prática com atividades diversificadas, tendo como base professores anteriores à sua instrução escolar Elas questionavam sua prática, privilégio de sentimentos humanos e troca de experiências entre colegas de trabalho Para as professoras, as condições ideais de ensino envolviam questões como aquisição de materiais pelo professor e escola, atividades extra classe para uso da LI, mais respeito dos alunos em relação ao professor, responsabilidade em relação à atitudes dos alunos, aperfeiçoamento do professor quanto ao uso da LI, interesse pela LI nas séries iniciais do EF, número maior de aulas, mais tempo para preparação de aulas, número menor de alunos em sala, mais oportunidade de uso da LI em sala, questionamento da prática pedagógica, valorização dos sentimentos humanos e troca de experiências entre colegas de trabalho A segunda pergunta foi tratada a partir da análise de dificuldades no primeiro ano de ensino do professor Os dados revelaram que as professoras encontraram dificuldades não somente na prática pedagógica, (que envolvem questões como conhecimento específico das professoras, indisciplina, por parte dos alunos, falta de materiais e recursos didáticos na escola, aprendizagem dos alunos e elaboração de atividades), mas também num contexto mais amplo, que envolvem questões como salas numerosas e carga horária insuficiente Finalmente, a última pergunta, referente a aspectos relacionados às experiências anteriores ao curso de graduação, à educação familiar, à formação inicial, e ao trabalho com colegas na escola, os dados mostraram que há vários tipos de influências socializadoras que interferiram no processo de formação das professoras Os tipos de influências identificados na pesquisa foram referentes à educação familiar, às experiências escolares anteriores à formação inicial, influências provindas de professores formadores do processo de formação inicial e de todo este contexto, ao trabalho colaborativo na socialização do professor, aos saberes docentes na socialização e na personalidade do professor A pesquisa sugere que a) o primeiro ano de trabalho seja foco de outras pesquisas; b) professores de LI em seu primeiro ano de ensino possam se engajar em projetos colaborativos com pesquisadores nas universidades; e, c) sejam desenvolvidos projetos de extensão, pelos NAPs voltados para as questões da prática associadas ao contexto de atuação do professor |
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Aspectos da socialização de duas professoras de inglês em seu primeiro ano de trabalho em escola públicaProfessoresFormaçãoProfessores de inglêsTeacher trainingProfessional socializationEnglish teachersResumo: Esta pesquisa se situa na articulação entre a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa, em uma perspectiva de socialização no primeiro ano de ensino Foram sujeitos de pesquisa duas professoras de inglês, recém formadas, que atuavam pela primeira vez em escolas públicas Dois referenciais teóricos embasaram o estudo: a socialização do professor (LORTIE, 1975: ZEICHNER & GORE, 199) e saberes docentes (TARDIF, 22) Para a coleta de dados utilizamos gravações em áudio de três entrevistas semi-estruturadas para cada uma das duas professoras, em três momentos distintos As entrevistas foram transcritas e as categorias derivadas das perguntas de pesquisa: 1) Analisar como o professor no ensino de Língua Inglesa, em seu primeiro ano de trabalho, em uma escola pública, avalia sua prática pedagógica; 2) Analisar quais as dificuldades que um professor de Inglês enfrenta durante seu primeiro ano de trabalho na escola pública; e, 3) Analisar as possíveis influências para as soluções adotadas na resolução das dificuldades encontradas Para responder à primeira pergunta, os dados foram agrupados nas seguintes categorias: visão sobre os alunos, impressões do primeiro ano de trabalho, surpresas encontradas no primeiro ano de ensino, prática pedagógica enquanto estratégias metodológicas de ensino e condições ideais de ensino e aprendizagem As impressões do primeiro ano de trabalho são referentes à insegurança e imaturidade para a prática de sala de aula, insatisfação com a formação inicial, concepção do que é ser professor e ênfase na aprendizagem pela prática Quanto às surpresas encontradas, percebe-se o gosto de uma informante pela sala de aula e a decepção com a desmotivação dos alunos pela outra informante Em suas práticas pedagógicas uma das professoras se colocava no papel de aluno, negociando conteúdo e materiais com alunos, prática com atividades diversificadas, tendo como base professores anteriores à sua instrução escolar Elas questionavam sua prática, privilégio de sentimentos humanos e troca de experiências entre colegas de trabalho Para as professoras, as condições ideais de ensino envolviam questões como aquisição de materiais pelo professor e escola, atividades extra classe para uso da LI, mais respeito dos alunos em relação ao professor, responsabilidade em relação à atitudes dos alunos, aperfeiçoamento do professor quanto ao uso da LI, interesse pela LI nas séries iniciais do EF, número maior de aulas, mais tempo para preparação de aulas, número menor de alunos em sala, mais oportunidade de uso da LI em sala, questionamento da prática pedagógica, valorização dos sentimentos humanos e troca de experiências entre colegas de trabalho A segunda pergunta foi tratada a partir da análise de dificuldades no primeiro ano de ensino do professor Os dados revelaram que as professoras encontraram dificuldades não somente na prática pedagógica, (que envolvem questões como conhecimento específico das professoras, indisciplina, por parte dos alunos, falta de materiais e recursos didáticos na escola, aprendizagem dos alunos e elaboração de atividades), mas também num contexto mais amplo, que envolvem questões como salas numerosas e carga horária insuficiente Finalmente, a última pergunta, referente a aspectos relacionados às experiências anteriores ao curso de graduação, à educação familiar, à formação inicial, e ao trabalho com colegas na escola, os dados mostraram que há vários tipos de influências socializadoras que interferiram no processo de formação das professoras Os tipos de influências identificados na pesquisa foram referentes à educação familiar, às experiências escolares anteriores à formação inicial, influências provindas de professores formadores do processo de formação inicial e de todo este contexto, ao trabalho colaborativo na socialização do professor, aos saberes docentes na socialização e na personalidade do professor A pesquisa sugere que a) o primeiro ano de trabalho seja foco de outras pesquisas; b) professores de LI em seu primeiro ano de ensino possam se engajar em projetos colaborativos com pesquisadores nas universidades; e, c) sejam desenvolvidos projetos de extensão, pelos NAPs voltados para as questões da prática associadas ao contexto de atuação do professorDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This work is set in the articulation between pre-service and in-service teacher education of English language, in a perspective of socialization in the first year of teaching The informants were two recent graduated teachers of English, teaching for the first time at public schools The data analysis were based on two theoretical support: studies on the teacher's socialization (LORTIE, 1975; ZEICHNER & GORE, 199) and the knowledges of the teacher (TARDIF, 22) For the data collection it was recorded three semi-structured interviews with each one of the teachers, in three different moments The interviews were transcribed and the categories aroused from the questions of the research: 1) Analyze how the teacher of English language evaluate his own pedagogical practice in his first year of teaching at a public school; 2) Analyze what kind of difficulties an English teacher faces during his first year of teaching in the public school; and, 3) Analyze the possible influences for the solutions adopted to solve the difficulties found by the teacher The data were got into the following categories to answer the first question of the research: vision about the students, impressions of the first year of teaching, surprises found in the first year of teaching, pedagogical practice as methodological teaching strategies of ideal teaching and learning conditions The impressions of the first year of teacher's work are about insecurity and immaturity for the teaching practice, unsatisfaction with initial education, conception about becoming a teacher and emphasis in learning to teach by practice With relation to the surprising moments, we can get the pleasure of a teacher by the classroom and the deception with the demotivation of the students by the other teacher In their teaching practice one of the teachers changed roles to negotiate contents and materials with the students, teaching practice with different activities, with basis on teachers previously to the teacher's education For the teachers, the ideal teaching conditions were referred to questions about acquisition of materials by the students in relation to the teachers, students'responsability in relation to their attitudes, qualification of teacher about the usage of EL, interest by EL in the inicial grades from Elementary School, a greater number of classes, more time to prepare the classes, less students in the classroom, more oppotunities of usage of the EL in classroom, reflection about teaching practice, value of the human feelings and exchanging of experiences among colleagues The second question referes to the analysis of the difficulties of the first year of teahing and learning of the teacher The data revealed that the teachers found difficulties not only at the specific context of the pedagogical practice (that involves questions as specific teachers' knowledge, indisciplinated students, lack of didactic materials nad resources at school, students' learning and elaboration of activities), and also in a bigger context, involving questions as large classes and insufficient workload Finally, the last question, referring to aspects related to previous experiences in relation to the graduation course, to the initial education, and the peer working at school where teachers work, the data revealed that there are several kinds of socialization influences which interfered at the teachers' education process The kinds of influence identified into this research are related to the family education, to the previous school experiences, from training teachers during graduation period and from all this context, to the colaborative work in this process as well, to the teacher's knowledge on the teacher's socialization and personality This research suggests that the a) the first year of teaching should be the further focus of research; b) the teachers of English language can be engaged in colaborative projects with researchers at universities in his first year of teaching; and, c) extension projects should be proposed by NAPs in order to develop practical aspects associated to the context of the teacher's workGimenez, Telma [Orientador]Cristóvão, Vera Lúcia LopesMoser, Sandra Maria Coelho e SouzaSonsin, Soraia Teixeira2024-05-01T11:46:09Z2024-05-01T11:46:09Z2003.0017.11.2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8988porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Esta pesquisa se situa na articulação entre a formação inicial e continuada de professores de língua inglesa, em uma perspectiva de socialização no primeiro ano de ensino Foram sujeitos de pesquisa duas professoras de inglês, recém formadas, que atuavam pela primeira vez em escolas públicas Dois referenciais teóricos embasaram o estudo: a socialização do professor (LORTIE, 1975: ZEICHNER & GORE, 199) e saberes docentes (TARDIF, 22) Para a coleta de dados utilizamos gravações em áudio de três entrevistas semi-estruturadas para cada uma das duas professoras, em três momentos distintos As entrevistas foram transcritas e as categorias derivadas das perguntas de pesquisa: 1) Analisar como o professor no ensino de Língua Inglesa, em seu primeiro ano de trabalho, em uma escola pública, avalia sua prática pedagógica; 2) Analisar quais as dificuldades que um professor de Inglês enfrenta durante seu primeiro ano de trabalho na escola pública; e, 3) Analisar as possíveis influências para as soluções adotadas na resolução das dificuldades encontradas Para responder à primeira pergunta, os dados foram agrupados nas seguintes categorias: visão sobre os alunos, impressões do primeiro ano de trabalho, surpresas encontradas no primeiro ano de ensino, prática pedagógica enquanto estratégias metodológicas de ensino e condições ideais de ensino e aprendizagem As impressões do primeiro ano de trabalho são referentes à insegurança e imaturidade para a prática de sala de aula, insatisfação com a formação inicial, concepção do que é ser professor e ênfase na aprendizagem pela prática Quanto às surpresas encontradas, percebe-se o gosto de uma informante pela sala de aula e a decepção com a desmotivação dos alunos pela outra informante Em suas práticas pedagógicas uma das professoras se colocava no papel de aluno, negociando conteúdo e materiais com alunos, prática com atividades diversificadas, tendo como base professores anteriores à sua instrução escolar Elas questionavam sua prática, privilégio de sentimentos humanos e troca de experiências entre colegas de trabalho Para as professoras, as condições ideais de ensino envolviam questões como aquisição de materiais pelo professor e escola, atividades extra classe para uso da LI, mais respeito dos alunos em relação ao professor, responsabilidade em relação à atitudes dos alunos, aperfeiçoamento do professor quanto ao uso da LI, interesse pela LI nas séries iniciais do EF, número maior de aulas, mais tempo para preparação de aulas, número menor de alunos em sala, mais oportunidade de uso da LI em sala, questionamento da prática pedagógica, valorização dos sentimentos humanos e troca de experiências entre colegas de trabalho A segunda pergunta foi tratada a partir da análise de dificuldades no primeiro ano de ensino do professor Os dados revelaram que as professoras encontraram dificuldades não somente na prática pedagógica, (que envolvem questões como conhecimento específico das professoras, indisciplina, por parte dos alunos, falta de materiais e recursos didáticos na escola, aprendizagem dos alunos e elaboração de atividades), mas também num contexto mais amplo, que envolvem questões como salas numerosas e carga horária insuficiente Finalmente, a última pergunta, referente a aspectos relacionados às experiências anteriores ao curso de graduação, à educação familiar, à formação inicial, e ao trabalho com colegas na escola, os dados mostraram que há vários tipos de influências socializadoras que interferiram no processo de formação das professoras Os tipos de influências identificados na pesquisa foram referentes à educação familiar, às experiências escolares anteriores à formação inicial, influências provindas de professores formadores do processo de formação inicial e de todo este contexto, ao trabalho colaborativo na socialização do professor, aos saberes docentes na socialização e na personalidade do professor A pesquisa sugere que a) o primeiro ano de trabalho seja foco de outras pesquisas; b) professores de LI em seu primeiro ano de ensino possam se engajar em projetos colaborativos com pesquisadores nas universidades; e, c) sejam desenvolvidos projetos de extensão, pelos NAPs voltados para as questões da prática associadas ao contexto de atuação do professor |
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