INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2
Resumo: Este trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica.
id PUC_RIO-1_1fedd61701733e91577ca2018b3e59a4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17637
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisINTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ INTERCULTURALISM AND POLITICS IN SCHOLL EDUCATION INDIGENOUS VILLAGE TEKO HAW - PARÁ 2010-12-10JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIIVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRATANIA DAUSTERJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIVERA MARIA FERRAO CANDAUANDREY CORDEIRO FERREIRAJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica.The thesis investigates the relation that the indigenous community Tembe, Teko Haw village, located on the left bank of the River Gurupi, county Paragominas (PA), border with the state of Maranhao, keeps with their school. Using the participant observation, interviews with teachers indigenous and non indigenous and the coordination of schools, as well as the incursion of documents and laws that support this type of education, we seek understand the local meanings and mishaps made by a educational policy based the concept of interculturalism. For this we use the concept of school culture in order to investigate how the village school Teko Haw constitute a physical and symbolic territory separated from the culture of the village, both with regard of the conceptions and the management of time, when what actors to identify how the goal of the school education. The paper deals initially with the legislation and sets the ERA in the state of Pará and Paragominas on the Tembe people, the concepts of Culture and Intercultural school and finally presents the relation x community school. Gave up a particular attention to the ways in which the Indian community makes use of the school in a symbolical and political way, both in the context of ethnic villages Tembe, as in the interethnic context of its relationship with the regional society. Such uses will help us analyze the behavior of both managers and non-native teachers who work with indigenous schools, and the way in which indigenous leaders make the school so as to make the intercultural relation less asymmetrical.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:39Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17637Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv INTERCULTURALISM AND POLITICS IN SCHOLL EDUCATION INDIGENOUS VILLAGE TEKO HAW - PARÁ
title INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
spellingShingle INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
title_short INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
title_full INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
title_fullStr INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
title_sort INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
author_facet ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
author_role author
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor2Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee1.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANDREY CORDEIRO FERREIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
contributor_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
TANIA DAUSTER
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
VERA MARIA FERRAO CANDAU
ANDREY CORDEIRO FERREIRA
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
description Este trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324909191266304