INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2 |
Resumo: | Este trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica. |
id |
PUC_RIO-1_1fedd61701733e91577ca2018b3e59a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:17637 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisINTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ INTERCULTURALISM AND POLITICS IN SCHOLL EDUCATION INDIGENOUS VILLAGE TEKO HAW - PARÁ 2010-12-10JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIIVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRATANIA DAUSTERJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIVERA MARIA FERRAO CANDAUANDREY CORDEIRO FERREIRAJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica.The thesis investigates the relation that the indigenous community Tembe, Teko Haw village, located on the left bank of the River Gurupi, county Paragominas (PA), border with the state of Maranhao, keeps with their school. Using the participant observation, interviews with teachers indigenous and non indigenous and the coordination of schools, as well as the incursion of documents and laws that support this type of education, we seek understand the local meanings and mishaps made by a educational policy based the concept of interculturalism. For this we use the concept of school culture in order to investigate how the village school Teko Haw constitute a physical and symbolic territory separated from the culture of the village, both with regard of the conceptions and the management of time, when what actors to identify how the goal of the school education. The paper deals initially with the legislation and sets the ERA in the state of Pará and Paragominas on the Tembe people, the concepts of Culture and Intercultural school and finally presents the relation x community school. Gave up a particular attention to the ways in which the Indian community makes use of the school in a symbolical and political way, both in the context of ethnic villages Tembe, as in the interethnic context of its relationship with the regional society. Such uses will help us analyze the behavior of both managers and non-native teachers who work with indigenous schools, and the way in which indigenous leaders make the school so as to make the intercultural relation less asymmetrical.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:39Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17637Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
INTERCULTURALISM AND POLITICS IN SCHOLL EDUCATION INDIGENOUS VILLAGE TEKO HAW - PARÁ |
title |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
spellingShingle |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO |
title_short |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
title_full |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
title_fullStr |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
title_full_unstemmed |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
title_sort |
INTERCULTURALIDADE E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA ALDEIA TEKO HAW - PARÁ |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO |
author_facet |
ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor2Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
TANIA DAUSTER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
VERA MARIA FERRAO CANDAU |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANDREY CORDEIRO FERREIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO |
contributor_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA TANIA DAUSTER JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI VERA MARIA FERRAO CANDAU ANDREY CORDEIRO FERREIRA JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
description |
Este trabalho investiga a relação que a comunidade indígena Tembé, da aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do Rio Gurupi, município de Paragominas (PA), divisa com o estado do Maranhão, mantém com a sua escola. Utilizando-nos da observação participante, de entrevistas junto aos professores indígenas e não indígenas e à coordenação das escolas, bem como da incursão a documentos e leis que fundamentam esta modalidade de ensino, buscamos compreender os significados e percalços locais assumidos por uma política educacional pautada pelo conceito de interculturalidade. Para isso, nos utilizamos do conceito de cultura da escola, de forma a investigar como a escola da aldeia Teko Haw constitui um território físico e simbólico separado da cultura da aldeia, tanto no que diz respeito às concepções e à gestão do tempo, quanto naquilo que os atores identificam como o objetivo da educação escolar. O trabalho discorre inicialmente sobre a legislação e contextualiza a Educação Escolar Indígena (EEI) no Estado do Pará e em Paragominas, sobre o povo Tembé, os conceitos de Interculturalidade e Cultura Escolar e finalmente apresenta a relação escola x comunidade. Deu-se especial atenção aos modos pelos quais a comunidade indígena faz uso simbólico e político da escola, tanto no contexto étnico das aldeias tembé, quanto no contexto interétnico, na sua relação com a sociedade regional. Tais usos nos servem para analisar tanto as condutas dos gestores e professores não indígenas que atuam junto às escolas indígenas, quanto o modo pelo qual as lideranças indígenas atuam junto à escola, de forma a tornar a relação intercultural menos assimétrica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17637@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324909191266304 |