[pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCOS FELIPE DE SA MAGALHAES
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3547
Resumo: [pt] Uma das dificuldades encontradas pelos professores de Marketing é demonstrar para os aluno as aplicações práticas de um certo número de princípios consagrados nos modelos teóricos, especialmente no que concerne às decisões do composto mercadológico, sua implementação e avaliação. A prática de Marketing se desenrola num cenário extremamente aberto e é difícil conseguir um mirante de onde se possa observar o campo de batalha, aonde se desenrolam estas ações competitivas. Uma vez que a natureza sistêmica do Marketing indica que os mercados estão fundamentados em uma lógica estrutural na qual cada fato, ação ou decisão, está relacionado a um modelo configurado e a um arcabouço de pilares que sustentam o mercado em si, a ação individual e seus efeitos sobre os demais participantes, este trabalho desenvolve um Simulador para Treinamento de Decisões de Marketing - STDM, objetivando cumprir um papel de ponte entre a teoria e a prática. No STDM podem ser observados alguns efeitos quantitativos, no mercado e nas organizações, das ações que forem tomadas, com a vantagem adicional de que, por se tratar de um modelo teórico, pode conter nos exemplos, informações detalhadas que seriam, quase sempre, inacessíveis no mundo real, tais como volumes precisos de vendas, custos internos e remunerações de todas as empresas concorrentes.
id PUC_RIO-1_20c5543700f865238b2cafa5e63dbcdd
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:3547
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO[en] SIMULATOR FOR TRAINING MARKETING DECISIONS AN EXAMPLE OF MARKETING MIX IMPLEMENTATION[pt] SIMULADOR[pt] COMPOSTO MERCADOLOGICO[pt] TREINAMENTO[pt] DECISOES DE MARKETING[en] SIMULATOR[en] MARKETING MIX[en] TRAINING[en] MARKETING DECISIONS[pt] Uma das dificuldades encontradas pelos professores de Marketing é demonstrar para os aluno as aplicações práticas de um certo número de princípios consagrados nos modelos teóricos, especialmente no que concerne às decisões do composto mercadológico, sua implementação e avaliação. A prática de Marketing se desenrola num cenário extremamente aberto e é difícil conseguir um mirante de onde se possa observar o campo de batalha, aonde se desenrolam estas ações competitivas. Uma vez que a natureza sistêmica do Marketing indica que os mercados estão fundamentados em uma lógica estrutural na qual cada fato, ação ou decisão, está relacionado a um modelo configurado e a um arcabouço de pilares que sustentam o mercado em si, a ação individual e seus efeitos sobre os demais participantes, este trabalho desenvolve um Simulador para Treinamento de Decisões de Marketing - STDM, objetivando cumprir um papel de ponte entre a teoria e a prática. No STDM podem ser observados alguns efeitos quantitativos, no mercado e nas organizações, das ações que forem tomadas, com a vantagem adicional de que, por se tratar de um modelo teórico, pode conter nos exemplos, informações detalhadas que seriam, quase sempre, inacessíveis no mundo real, tais como volumes precisos de vendas, custos internos e remunerações de todas as empresas concorrentes.[en] One of the difficulties in teaching Marketing, is how to demonstrate the practical applications of a certain number of principles consecrated in the theoretical models, especially those related to the decisions on marketing mix as well as its implementation and evaluation. Marketing practices are developed in a scenario extremely open and it is difficult to obtain an observation deck from where one could see the battle field, where the competitive actions take place. The system dynamics of Marketing indicates that markets are supported by pillars, according to a structured logic in which each fact, action or decision are related to a configured model that encompasses the specific actions and its effects. This paper develops a Simulator for Training Marketing Decisions - STDM, functioning like a bridge between theory and practice. Thru the STDM some quantitative effects can be observed in the market and organizations like the actions to be taken, with the additional advantage that being an hypothetical situation, it can contain in the examples, detailed information that would be inaccessible in the real world, such as sales volume, the internal costs and the economical results of all the competing companies.MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVAMARCOS FELIPE DE SA MAGALHAES2003-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3547porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3547Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
[en] SIMULATOR FOR TRAINING MARKETING DECISIONS AN EXAMPLE OF MARKETING MIX IMPLEMENTATION
title [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
spellingShingle [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
MARCOS FELIPE DE SA MAGALHAES
[pt] SIMULADOR
[pt] COMPOSTO MERCADOLOGICO
[pt] TREINAMENTO
[pt] DECISOES DE MARKETING
[en] SIMULATOR
[en] MARKETING MIX
[en] TRAINING
[en] MARKETING DECISIONS
title_short [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
title_full [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
title_fullStr [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
title_full_unstemmed [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
title_sort [pt] SIMULADOR PARA TREINAMENTO DE DECISÕES DE MARKETING UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO
author MARCOS FELIPE DE SA MAGALHAES
author_facet MARCOS FELIPE DE SA MAGALHAES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCOS FELIPE DE SA MAGALHAES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SIMULADOR
[pt] COMPOSTO MERCADOLOGICO
[pt] TREINAMENTO
[pt] DECISOES DE MARKETING
[en] SIMULATOR
[en] MARKETING MIX
[en] TRAINING
[en] MARKETING DECISIONS
topic [pt] SIMULADOR
[pt] COMPOSTO MERCADOLOGICO
[pt] TREINAMENTO
[pt] DECISOES DE MARKETING
[en] SIMULATOR
[en] MARKETING MIX
[en] TRAINING
[en] MARKETING DECISIONS
description [pt] Uma das dificuldades encontradas pelos professores de Marketing é demonstrar para os aluno as aplicações práticas de um certo número de princípios consagrados nos modelos teóricos, especialmente no que concerne às decisões do composto mercadológico, sua implementação e avaliação. A prática de Marketing se desenrola num cenário extremamente aberto e é difícil conseguir um mirante de onde se possa observar o campo de batalha, aonde se desenrolam estas ações competitivas. Uma vez que a natureza sistêmica do Marketing indica que os mercados estão fundamentados em uma lógica estrutural na qual cada fato, ação ou decisão, está relacionado a um modelo configurado e a um arcabouço de pilares que sustentam o mercado em si, a ação individual e seus efeitos sobre os demais participantes, este trabalho desenvolve um Simulador para Treinamento de Decisões de Marketing - STDM, objetivando cumprir um papel de ponte entre a teoria e a prática. No STDM podem ser observados alguns efeitos quantitativos, no mercado e nas organizações, das ações que forem tomadas, com a vantagem adicional de que, por se tratar de um modelo teórico, pode conter nos exemplos, informações detalhadas que seriam, quase sempre, inacessíveis no mundo real, tais como volumes precisos de vendas, custos internos e remunerações de todas as empresas concorrentes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3547
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3547&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790093301514240