[pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546
Resumo: [pt] O Teatro do Oprimido (TO) é um método de alfabetização estética, sistematizado por Augusto Boal, que visa à transformação da realidade e à humanização através de meios estéticos e a partir do diálogo. Este trabalho analisa o papel do diálogo no TO. A primeira parte apresenta uma análise de algumas pesquisas sobre o TO, buscando revelar as interpretações dadas ao papel do diálogo. A segunda parte analisa a obra de Augusto Boal apresentando o desenvolvimento histórico da dimensão pedagógica do TO e revela as influências dos processos históricos nos quais se inseriu. Os textos de Boal foram analisados como fontes historiográficas a partir do referencial materialista cultural. A partir dessa análise, a perspectiva de diálogo do TO, diferente do que apontavam os trabalhos analisados, revelou-se baseada em dois pilares: a Pedagogia do Oprimido e a maiêutica socrática. Essas duas referências são, então, investigadas para definir os limites entre as concepções originais e a interpretação de Boal. A última parte, a partir da análise de entrevistas, apresenta o pensamento sobre o diálogo dos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Conclui-se, então, que a perspectiva maiêutica, tal como utilizada por Boal e o CTO, impôs alguns limites para alcançarem-se os objetivos do TO, produzindo uma nova perspectiva dialógica. No entanto, percebe-se o interesse e o esforço do CTO na investigação e na construção de um TO cada vez mais dialógico, comprometido com suas origens, fiel ao pensamento de Boal, mas coerente às demandas atuais.
id PUC_RIO-1_22f863b89e4c03e1b5fe59d9cce96d87
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17546
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO[en] DIALOG’S CENTRALITY IN THE PEDAGOGIC DIMENSION OF THEATRE OF THE OPPRESSED: BETWEEN SOCRATIC METHOD AND PEDAGOGY OF THE OPPRESSED[pt] DIALOGO[pt] PEDAGOGIA[pt] TEATRO[en] DIALOGUE[en] PEDAGOGY[en] THEATRE[pt] O Teatro do Oprimido (TO) é um método de alfabetização estética, sistematizado por Augusto Boal, que visa à transformação da realidade e à humanização através de meios estéticos e a partir do diálogo. Este trabalho analisa o papel do diálogo no TO. A primeira parte apresenta uma análise de algumas pesquisas sobre o TO, buscando revelar as interpretações dadas ao papel do diálogo. A segunda parte analisa a obra de Augusto Boal apresentando o desenvolvimento histórico da dimensão pedagógica do TO e revela as influências dos processos históricos nos quais se inseriu. Os textos de Boal foram analisados como fontes historiográficas a partir do referencial materialista cultural. A partir dessa análise, a perspectiva de diálogo do TO, diferente do que apontavam os trabalhos analisados, revelou-se baseada em dois pilares: a Pedagogia do Oprimido e a maiêutica socrática. Essas duas referências são, então, investigadas para definir os limites entre as concepções originais e a interpretação de Boal. A última parte, a partir da análise de entrevistas, apresenta o pensamento sobre o diálogo dos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Conclui-se, então, que a perspectiva maiêutica, tal como utilizada por Boal e o CTO, impôs alguns limites para alcançarem-se os objetivos do TO, produzindo uma nova perspectiva dialógica. No entanto, percebe-se o interesse e o esforço do CTO na investigação e na construção de um TO cada vez mais dialógico, comprometido com suas origens, fiel ao pensamento de Boal, mas coerente às demandas atuais.[en] Theatre of the Oppressed (TO) is an aesthetic alphabetisation method, organized by Augusto Boal, which aims at promoting social change and humanization through dialog and aesthetic means. This work analyses dialogs place inside TO. The first part presents an analysis of some researches about TO, seeking to reveal how they place dialog inside TO. The second part analyse the work of Augusto Boal presenting the historical development of TO pedagogic dimension and reveals the influences of the historical process. Boal texts were analysed as historical documents in the perspective of Cultural Materialism. This analysis reveals that TO dialog perspective, on the opposite way of the analysed works, is based in two pillars: Pedagogy of the Oppressed and Socratic Method. These two perspectives are investigated in order to define the limits between theirs original conceptions and Boal own interpretation. The last part presents the Cento de Teatro do Oprimido (CTO) jokers thought about dialog inside TO, through the analyses of interviews. It then concludes that the Socratic perspective, as used by Boal and CTO, set some limits in order to reach their objectives, producing a new dialogical perspective. Nevertheless, CTO effort to investigate and build a ever more dialogical and faithful to its origins and Boal thoughts, as well as able to deal with the new demands of nowadays.MAXWELLMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAPAMELA PEREGRINO DA CRUZ2011-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17546Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
[en] DIALOG’S CENTRALITY IN THE PEDAGOGIC DIMENSION OF THEATRE OF THE OPPRESSED: BETWEEN SOCRATIC METHOD AND PEDAGOGY OF THE OPPRESSED
title [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
spellingShingle [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
[pt] DIALOGO
[pt] PEDAGOGIA
[pt] TEATRO
[en] DIALOGUE
[en] PEDAGOGY
[en] THEATRE
title_short [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
title_full [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
title_fullStr [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
title_full_unstemmed [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
title_sort [pt] A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
author PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
author_facet PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DIALOGO
[pt] PEDAGOGIA
[pt] TEATRO
[en] DIALOGUE
[en] PEDAGOGY
[en] THEATRE
topic [pt] DIALOGO
[pt] PEDAGOGIA
[pt] TEATRO
[en] DIALOGUE
[en] PEDAGOGY
[en] THEATRE
description [pt] O Teatro do Oprimido (TO) é um método de alfabetização estética, sistematizado por Augusto Boal, que visa à transformação da realidade e à humanização através de meios estéticos e a partir do diálogo. Este trabalho analisa o papel do diálogo no TO. A primeira parte apresenta uma análise de algumas pesquisas sobre o TO, buscando revelar as interpretações dadas ao papel do diálogo. A segunda parte analisa a obra de Augusto Boal apresentando o desenvolvimento histórico da dimensão pedagógica do TO e revela as influências dos processos históricos nos quais se inseriu. Os textos de Boal foram analisados como fontes historiográficas a partir do referencial materialista cultural. A partir dessa análise, a perspectiva de diálogo do TO, diferente do que apontavam os trabalhos analisados, revelou-se baseada em dois pilares: a Pedagogia do Oprimido e a maiêutica socrática. Essas duas referências são, então, investigadas para definir os limites entre as concepções originais e a interpretação de Boal. A última parte, a partir da análise de entrevistas, apresenta o pensamento sobre o diálogo dos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Conclui-se, então, que a perspectiva maiêutica, tal como utilizada por Boal e o CTO, impôs alguns limites para alcançarem-se os objetivos do TO, produzindo uma nova perspectiva dialógica. No entanto, percebe-se o interesse e o esforço do CTO na investigação e na construção de um TO cada vez mais dialógico, comprometido com suas origens, fiel ao pensamento de Boal, mas coerente às demandas atuais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822578982748160