[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960 |
Resumo: | [pt] O objetivo do meu estudo é buscar entendimentos acerca do processo de (re)construção das identidades de professores de inglês como língua estrangeira e da representação de suas práticas docentes, em particular, aquelas desenvolvidas em escolas municipais do Rio de Janeiro. O presente trabalho se insere na área da Linguística Aplicada contemporânea (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra seu caráter multifacetado e interdisciplinar, tendo como base conceitos e processos identitários (Hall, 2011; Bauman, 1998; Moita Lopes, 2003; Bucholtz e Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), práticas narrativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) e práticas avaliativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Martin e White, 2005). Conduzi esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo em uma reunião na qual, além de pesquisadora, assumo o papel de participante junto a três professoras de inglês. Os dados analisados são as histórias e relatos de docência contados por nós em uma entrevista não- estruturada. Os resultados mostram que avaliações de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO permeiam nosso discurso, atuando como recursos linguísticos que me permitem entrever identidades pessoais, sociais e coletivas das participantes e de outros atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, como os alunos, a direção escolar, os outros professores, etc. Os dados revelam paisagens identitárias complexas, que não podem ser vistas como definitivas na constituição do professor de inglês, mas que viabilizam a percepção de como esse grupo de professoras, no qual me incluo, representa o seu trabalho na rede municipal, através de elogios, críticas e denúncias. |
id |
PUC_RIO-1_2542efdcfa7ca9eb91d5d0bf00ad2f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24960 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES[pt] PAISAGENS IDENTITÁRIAS NO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE MUNICIPAL: UM ESTUDO DE PRÁTICAS NARRATIVAS E AVALIATIVAS[pt] AVALIACAO[pt] IDENTIDADE[pt] PROFESSOR DE INGLES[pt] NARRATIVA[en] EVALUATION[en] IDENTITY[en] ENGLISH TEACHER[en] NARRATIVE[pt] O objetivo do meu estudo é buscar entendimentos acerca do processo de (re)construção das identidades de professores de inglês como língua estrangeira e da representação de suas práticas docentes, em particular, aquelas desenvolvidas em escolas municipais do Rio de Janeiro. O presente trabalho se insere na área da Linguística Aplicada contemporânea (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra seu caráter multifacetado e interdisciplinar, tendo como base conceitos e processos identitários (Hall, 2011; Bauman, 1998; Moita Lopes, 2003; Bucholtz e Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), práticas narrativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) e práticas avaliativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Martin e White, 2005). Conduzi esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo em uma reunião na qual, além de pesquisadora, assumo o papel de participante junto a três professoras de inglês. Os dados analisados são as histórias e relatos de docência contados por nós em uma entrevista não- estruturada. Os resultados mostram que avaliações de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO permeiam nosso discurso, atuando como recursos linguísticos que me permitem entrever identidades pessoais, sociais e coletivas das participantes e de outros atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, como os alunos, a direção escolar, os outros professores, etc. Os dados revelam paisagens identitárias complexas, que não podem ser vistas como definitivas na constituição do professor de inglês, mas que viabilizam a percepção de como esse grupo de professoras, no qual me incluo, representa o seu trabalho na rede municipal, através de elogios, críticas e denúncias.[en] My study investigates the identity construction of English teachers as a foreign language and the representation of their teaching practices, in particular, those developed in public schools in the city of Rio de Janeiro. This study falls within the area of contemporary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Fabrizio, 2006), so the theoretical framework illustrates its multifaceted and interdisciplinary approach, based on identity concepts and processes (Hall, 2011; Bauman 1998 Moita Lopes, 2003; Bucholtz and Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), narrative practices (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) and evaluative practices (Labov, 1972; Linde, 1993, Martin and White , 2005). I conducted this qualitative and interpretative research in a meeting in which, besides being the researcher, I assume the role of a participant together with three English teachers. The data is composed by stories we told about our professional experiences in a research talk. The results show that evaluations of AFFECTION, JUDGEMENT and APPRECIATION permeate our discourse, acting as linguistic resources that allow me to glimpse at personal, social and collective identities of the group of participants and of other social actors involved in the teaching- learning process. The data reveals complex identity landscapes, which can not be seen as definitive in the constitution of the English teacher, although they enable us to perceive how these group of professionals represent their work in public schools, through praise, criticism and complaints.MAXWELLINES KAYON DE MILLERTHAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO2015-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24960Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES [pt] PAISAGENS IDENTITÁRIAS NO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE MUNICIPAL: UM ESTUDO DE PRÁTICAS NARRATIVAS E AVALIATIVAS |
title |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES |
spellingShingle |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO [pt] AVALIACAO [pt] IDENTIDADE [pt] PROFESSOR DE INGLES [pt] NARRATIVA [en] EVALUATION [en] IDENTITY [en] ENGLISH TEACHER [en] NARRATIVE |
title_short |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES |
title_full |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES |
title_fullStr |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES |
title_full_unstemmed |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES |
title_sort |
[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES |
author |
THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO |
author_facet |
THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] AVALIACAO [pt] IDENTIDADE [pt] PROFESSOR DE INGLES [pt] NARRATIVA [en] EVALUATION [en] IDENTITY [en] ENGLISH TEACHER [en] NARRATIVE |
topic |
[pt] AVALIACAO [pt] IDENTIDADE [pt] PROFESSOR DE INGLES [pt] NARRATIVA [en] EVALUATION [en] IDENTITY [en] ENGLISH TEACHER [en] NARRATIVE |
description |
[pt] O objetivo do meu estudo é buscar entendimentos acerca do processo de (re)construção das identidades de professores de inglês como língua estrangeira e da representação de suas práticas docentes, em particular, aquelas desenvolvidas em escolas municipais do Rio de Janeiro. O presente trabalho se insere na área da Linguística Aplicada contemporânea (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra seu caráter multifacetado e interdisciplinar, tendo como base conceitos e processos identitários (Hall, 2011; Bauman, 1998; Moita Lopes, 2003; Bucholtz e Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), práticas narrativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) e práticas avaliativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Martin e White, 2005). Conduzi esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo em uma reunião na qual, além de pesquisadora, assumo o papel de participante junto a três professoras de inglês. Os dados analisados são as histórias e relatos de docência contados por nós em uma entrevista não- estruturada. Os resultados mostram que avaliações de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO permeiam nosso discurso, atuando como recursos linguísticos que me permitem entrever identidades pessoais, sociais e coletivas das participantes e de outros atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, como os alunos, a direção escolar, os outros professores, etc. Os dados revelam paisagens identitárias complexas, que não podem ser vistas como definitivas na constituição do professor de inglês, mas que viabilizam a percepção de como esse grupo de professoras, no qual me incluo, representa o seu trabalho na rede municipal, através de elogios, críticas e denúncias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822591685197824 |