[en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960
Resumo: [pt] O objetivo do meu estudo é buscar entendimentos acerca do processo de (re)construção das identidades de professores de inglês como língua estrangeira e da representação de suas práticas docentes, em particular, aquelas desenvolvidas em escolas municipais do Rio de Janeiro. O presente trabalho se insere na área da Linguística Aplicada contemporânea (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra seu caráter multifacetado e interdisciplinar, tendo como base conceitos e processos identitários (Hall, 2011; Bauman, 1998; Moita Lopes, 2003; Bucholtz e Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), práticas narrativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) e práticas avaliativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Martin e White, 2005). Conduzi esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo em uma reunião na qual, além de pesquisadora, assumo o papel de participante junto a três professoras de inglês. Os dados analisados são as histórias e relatos de docência contados por nós em uma entrevista não- estruturada. Os resultados mostram que avaliações de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO permeiam nosso discurso, atuando como recursos linguísticos que me permitem entrever identidades pessoais, sociais e coletivas das participantes e de outros atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, como os alunos, a direção escolar, os outros professores, etc. Os dados revelam paisagens identitárias complexas, que não podem ser vistas como definitivas na constituição do professor de inglês, mas que viabilizam a percepção de como esse grupo de professoras, no qual me incluo, representa o seu trabalho na rede municipal, através de elogios, críticas e denúncias.
id PUC_RIO-1_2542efdcfa7ca9eb91d5d0bf00ad2f82
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24960
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES[pt] PAISAGENS IDENTITÁRIAS NO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE MUNICIPAL: UM ESTUDO DE PRÁTICAS NARRATIVAS E AVALIATIVAS[pt] AVALIACAO[pt] IDENTIDADE[pt] PROFESSOR DE INGLES[pt] NARRATIVA[en] EVALUATION[en] IDENTITY[en] ENGLISH TEACHER[en] NARRATIVE[pt] O objetivo do meu estudo é buscar entendimentos acerca do processo de (re)construção das identidades de professores de inglês como língua estrangeira e da representação de suas práticas docentes, em particular, aquelas desenvolvidas em escolas municipais do Rio de Janeiro. O presente trabalho se insere na área da Linguística Aplicada contemporânea (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra seu caráter multifacetado e interdisciplinar, tendo como base conceitos e processos identitários (Hall, 2011; Bauman, 1998; Moita Lopes, 2003; Bucholtz e Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), práticas narrativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) e práticas avaliativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Martin e White, 2005). Conduzi esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo em uma reunião na qual, além de pesquisadora, assumo o papel de participante junto a três professoras de inglês. Os dados analisados são as histórias e relatos de docência contados por nós em uma entrevista não- estruturada. Os resultados mostram que avaliações de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO permeiam nosso discurso, atuando como recursos linguísticos que me permitem entrever identidades pessoais, sociais e coletivas das participantes e de outros atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, como os alunos, a direção escolar, os outros professores, etc. Os dados revelam paisagens identitárias complexas, que não podem ser vistas como definitivas na constituição do professor de inglês, mas que viabilizam a percepção de como esse grupo de professoras, no qual me incluo, representa o seu trabalho na rede municipal, através de elogios, críticas e denúncias.[en] My study investigates the identity construction of English teachers as a foreign language and the representation of their teaching practices, in particular, those developed in public schools in the city of Rio de Janeiro. This study falls within the area of contemporary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Fabrizio, 2006), so the theoretical framework illustrates its multifaceted and interdisciplinary approach, based on identity concepts and processes (Hall, 2011; Bauman 1998 Moita Lopes, 2003; Bucholtz and Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), narrative practices (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) and evaluative practices (Labov, 1972; Linde, 1993, Martin and White , 2005). I conducted this qualitative and interpretative research in a meeting in which, besides being the researcher, I assume the role of a participant together with three English teachers. The data is composed by stories we told about our professional experiences in a research talk. The results show that evaluations of AFFECTION, JUDGEMENT and APPRECIATION permeate our discourse, acting as linguistic resources that allow me to glimpse at personal, social and collective identities of the group of participants and of other social actors involved in the teaching- learning process. The data reveals complex identity landscapes, which can not be seen as definitive in the constitution of the English teacher, although they enable us to perceive how these group of professionals represent their work in public schools, through praise, criticism and complaints.MAXWELLINES KAYON DE MILLERTHAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO2015-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24960Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
[pt] PAISAGENS IDENTITÁRIAS NO DISCURSO DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE MUNICIPAL: UM ESTUDO DE PRÁTICAS NARRATIVAS E AVALIATIVAS
title [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
spellingShingle [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO
[pt] AVALIACAO
[pt] IDENTIDADE
[pt] PROFESSOR DE INGLES
[pt] NARRATIVA
[en] EVALUATION
[en] IDENTITY
[en] ENGLISH TEACHER
[en] NARRATIVE
title_short [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
title_full [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
title_fullStr [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
title_full_unstemmed [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
title_sort [en] IDENTITY LANDSCAPES IN THE DISCOURSE OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOLS: A STUDY OF NARRATIVE AND EVALUATIVE PRACTICES
author THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO
author_facet THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.author.fl_str_mv THAMIRIS OLIVEIRA DE ARAUJO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] AVALIACAO
[pt] IDENTIDADE
[pt] PROFESSOR DE INGLES
[pt] NARRATIVA
[en] EVALUATION
[en] IDENTITY
[en] ENGLISH TEACHER
[en] NARRATIVE
topic [pt] AVALIACAO
[pt] IDENTIDADE
[pt] PROFESSOR DE INGLES
[pt] NARRATIVA
[en] EVALUATION
[en] IDENTITY
[en] ENGLISH TEACHER
[en] NARRATIVE
description [pt] O objetivo do meu estudo é buscar entendimentos acerca do processo de (re)construção das identidades de professores de inglês como língua estrangeira e da representação de suas práticas docentes, em particular, aquelas desenvolvidas em escolas municipais do Rio de Janeiro. O presente trabalho se insere na área da Linguística Aplicada contemporânea (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006), sendo assim, a arquitetura teórica ilustra seu caráter multifacetado e interdisciplinar, tendo como base conceitos e processos identitários (Hall, 2011; Bauman, 1998; Moita Lopes, 2003; Bucholtz e Hall, 2005; Snow, 2011; Duszak, 2002), práticas narrativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Bruner, 2004) e práticas avaliativas (Labov, 1972; Linde, 1993; Martin e White, 2005). Conduzi esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo em uma reunião na qual, além de pesquisadora, assumo o papel de participante junto a três professoras de inglês. Os dados analisados são as histórias e relatos de docência contados por nós em uma entrevista não- estruturada. Os resultados mostram que avaliações de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO permeiam nosso discurso, atuando como recursos linguísticos que me permitem entrever identidades pessoais, sociais e coletivas das participantes e de outros atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, como os alunos, a direção escolar, os outros professores, etc. Os dados revelam paisagens identitárias complexas, que não podem ser vistas como definitivas na constituição do professor de inglês, mas que viabilizam a percepção de como esse grupo de professoras, no qual me incluo, representa o seu trabalho na rede municipal, através de elogios, críticas e denúncias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24960@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822591685197824