CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@2
Resumo: O estudo sobre as práticas docentes em sala de aula e a dinâmica da relação professor/aluno tem sido de fundamental importância para uma melhor compreensão do que acontece na escola. Diversas pesquisas têm mostrado o impacto de tais práticas nos resultados das avaliações padronizadas nas escolas. Esta dissertação se insere na investigação do SOCED/PUC-Rio – Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade de Ensino na Educação Básica e investiga as práticas docentes de uma escola municipal do Rio de Janeiro com resultados na Prova Brasil acima da média da rede. Foram analisados dados de um survey realizado com professores, alunos e pais do 9º ano e respostas dos docentes do 2º segmento do ensino fundamental a um questionário sobre suas práticas docentes em sala de aula. Além disso, foi realizada a observação de aulas e entrevistados sete professores. Os resultados mostraram a relevância do estabelecimento de consensos coletivos sobre as regras disciplinares e das rotinas de verificação de tarefas de casa. Verificou-se que tais práticas de gestão de sala de aula como um ambiente propício à aprendizagem são mais frequentes e consolidadas no grupo de professores com mais experiência e há mais tempo na escola, que contam também com considerável apoio da direção da escola. Estes professores são também os que mais investem na relação com suas turmas, procurando envolver a maioria dos alunos na gestão do processo de ensinoaprendizagem e na manutenção das regras coletivas de convivência e disciplina, mobilizando assim mecanismos facilitadores da aprendizagem.
id PUC_RIO-1_30a660a4b18fc5be992384bb0fba4771
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18524
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE 2011-04-18CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHOMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZACYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOMARISA DE ALMEIDA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO estudo sobre as práticas docentes em sala de aula e a dinâmica da relação professor/aluno tem sido de fundamental importância para uma melhor compreensão do que acontece na escola. Diversas pesquisas têm mostrado o impacto de tais práticas nos resultados das avaliações padronizadas nas escolas. Esta dissertação se insere na investigação do SOCED/PUC-Rio – Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade de Ensino na Educação Básica e investiga as práticas docentes de uma escola municipal do Rio de Janeiro com resultados na Prova Brasil acima da média da rede. Foram analisados dados de um survey realizado com professores, alunos e pais do 9º ano e respostas dos docentes do 2º segmento do ensino fundamental a um questionário sobre suas práticas docentes em sala de aula. Além disso, foi realizada a observação de aulas e entrevistados sete professores. Os resultados mostraram a relevância do estabelecimento de consensos coletivos sobre as regras disciplinares e das rotinas de verificação de tarefas de casa. Verificou-se que tais práticas de gestão de sala de aula como um ambiente propício à aprendizagem são mais frequentes e consolidadas no grupo de professores com mais experiência e há mais tempo na escola, que contam também com considerável apoio da direção da escola. Estes professores são também os que mais investem na relação com suas turmas, procurando envolver a maioria dos alunos na gestão do processo de ensinoaprendizagem e na manutenção das regras coletivas de convivência e disciplina, mobilizando assim mecanismos facilitadores da aprendizagem.The study on teachers’ practices in the classroom and the teacher/student relationship dynamics has been quite important for a better understanding of what happens in the school. Various researches have shown the impact of such practices in the results of the standardized evaluations. This study investigates teachers’ practices at a municipal school in Rio de Janeiro, whose results at external evaluation are above the average of the city’s school system. Data has been collected through a survey carried out with teachers, pupils and parents of 9º year, 2nd segment of Elementary school teacher’s answers to a questionnaire on their classroom practices. Moreover, classes were observed and teachers interviewed. The results have shown the relevance of establishing collective consensuses on discipline rules and the checking routines on homework. These practices of classroom management that turn out to be valuable to create a facilitating environment for learning were more frequent and consolidated in the group of teachers with more experience and that work in the school longer, who have considerable support of the school principal. These teachers are the ones that invest more in the relation with their classes as well, trying to involve the majority of the pupils in the management of the teaching-learning process and in the maintenance of the collective sociability rules and discipline, mobilizing thereby mechanisms that tend to facilitate the learning process.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18524Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE
title CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
spellingShingle CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
title_short CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
title_full CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
title_fullStr CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
title_full_unstemmed CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
title_sort CLASSROOM MANAGEMENT AT A QUALITY PUBLIC SCHOOL
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
author_facet MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
contributor_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
description O estudo sobre as práticas docentes em sala de aula e a dinâmica da relação professor/aluno tem sido de fundamental importância para uma melhor compreensão do que acontece na escola. Diversas pesquisas têm mostrado o impacto de tais práticas nos resultados das avaliações padronizadas nas escolas. Esta dissertação se insere na investigação do SOCED/PUC-Rio – Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade de Ensino na Educação Básica e investiga as práticas docentes de uma escola municipal do Rio de Janeiro com resultados na Prova Brasil acima da média da rede. Foram analisados dados de um survey realizado com professores, alunos e pais do 9º ano e respostas dos docentes do 2º segmento do ensino fundamental a um questionário sobre suas práticas docentes em sala de aula. Além disso, foi realizada a observação de aulas e entrevistados sete professores. Os resultados mostraram a relevância do estabelecimento de consensos coletivos sobre as regras disciplinares e das rotinas de verificação de tarefas de casa. Verificou-se que tais práticas de gestão de sala de aula como um ambiente propício à aprendizagem são mais frequentes e consolidadas no grupo de professores com mais experiência e há mais tempo na escola, que contam também com considerável apoio da direção da escola. Estes professores são também os que mais investem na relação com suas turmas, procurando envolver a maioria dos alunos na gestão do processo de ensinoaprendizagem e na manutenção das regras coletivas de convivência e disciplina, mobilizando assim mecanismos facilitadores da aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324910022787072