[en] ALIGNMENT OF BUDGET PLANNING TO STRATEGIC PLANNING: CASE STUDY OF EMBRATEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAROLINA BERNARDES PAULA VILLAR
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10148@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10148
Resumo: [pt] Após a privatização do sistema Telebrás em 1998, o mercado de telefonia fixa brasileiro que era um monopólio estatal foi dividido entre grupos privados gerando uma grande concorrência no setor. A Embratel, que possuía todo o mercado de telefonia de longa distância nacional e internacional, passou a perder clientes para as demais empresas que entraram com força em seu mercado e, ainda hoje, enfrenta o grande desafio de fazer o caminho de volta, entrando no principal mercado das três grandes do setor (Telemar, Telefônica e Brasil Telecom): a telefonia local. Nesse contexto, é essencial que a Embratel seja capaz de planejar estrategicamente seus próximos passos e o propósito desta pesquisa é investigar o modo de assegurar o alinhamento dos planejamentos orçamentário e estratégico no caso desta empresa, além de identificar os fatores organizacionais que contribuem ou prejudicam este alinhamento. Todos os dados da pesquisa foram coletados através de investigação documental e telematizada, entrevistas com executivos da empresa e analistas do setor. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico, com o auxílio do modelo Genérico Integrativo de Macedo-Soares (2001). Os resultados encontrados mostraram inconsistência, ou seja, não alinhamento entre o planejamento orçamentário e estratégico da empresa. Também foram identificados os fatores organizacionais que contribuem e que não contribuem para o alinhamento. Ao final, são compartilhadas as lições tiradas do estudo de caso da Embratel.
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