[en] ALIGNMENT OF BUDGET PLANNING TO STRATEGIC PLANNING: CASE STUDY OF EMBRATEL
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10148@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10148@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10148 |
Resumo: | [pt] Após a privatização do sistema Telebrás em 1998, o mercado de telefonia fixa brasileiro que era um monopólio estatal foi dividido entre grupos privados gerando uma grande concorrência no setor. A Embratel, que possuía todo o mercado de telefonia de longa distância nacional e internacional, passou a perder clientes para as demais empresas que entraram com força em seu mercado e, ainda hoje, enfrenta o grande desafio de fazer o caminho de volta, entrando no principal mercado das três grandes do setor (Telemar, Telefônica e Brasil Telecom): a telefonia local. Nesse contexto, é essencial que a Embratel seja capaz de planejar estrategicamente seus próximos passos e o propósito desta pesquisa é investigar o modo de assegurar o alinhamento dos planejamentos orçamentário e estratégico no caso desta empresa, além de identificar os fatores organizacionais que contribuem ou prejudicam este alinhamento. Todos os dados da pesquisa foram coletados através de investigação documental e telematizada, entrevistas com executivos da empresa e analistas do setor. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico, com o auxílio do modelo Genérico Integrativo de Macedo-Soares (2001). Os resultados encontrados mostraram inconsistência, ou seja, não alinhamento entre o planejamento orçamentário e estratégico da empresa. Também foram identificados os fatores organizacionais que contribuem e que não contribuem para o alinhamento. Ao final, são compartilhadas as lições tiradas do estudo de caso da Embratel. |
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[en] ALIGNMENT OF BUDGET PLANNING TO STRATEGIC PLANNING: CASE STUDY OF EMBRATEL[pt] ALINHAMENTO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO DA EMBRATEL[pt] ESTRATEGIA[pt] PLANEJAMENTO ORCAMENTARIO[pt] ALINHAMENTO ESTRATEGICO[pt] EMBRATEL[en] STRATEGY[en] BUDGET PLANNING[en] STRATEGIC ALIGNMENT[en] EMBRATEL[pt] Após a privatização do sistema Telebrás em 1998, o mercado de telefonia fixa brasileiro que era um monopólio estatal foi dividido entre grupos privados gerando uma grande concorrência no setor. A Embratel, que possuía todo o mercado de telefonia de longa distância nacional e internacional, passou a perder clientes para as demais empresas que entraram com força em seu mercado e, ainda hoje, enfrenta o grande desafio de fazer o caminho de volta, entrando no principal mercado das três grandes do setor (Telemar, Telefônica e Brasil Telecom): a telefonia local. Nesse contexto, é essencial que a Embratel seja capaz de planejar estrategicamente seus próximos passos e o propósito desta pesquisa é investigar o modo de assegurar o alinhamento dos planejamentos orçamentário e estratégico no caso desta empresa, além de identificar os fatores organizacionais que contribuem ou prejudicam este alinhamento. Todos os dados da pesquisa foram coletados através de investigação documental e telematizada, entrevistas com executivos da empresa e analistas do setor. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico, com o auxílio do modelo Genérico Integrativo de Macedo-Soares (2001). Os resultados encontrados mostraram inconsistência, ou seja, não alinhamento entre o planejamento orçamentário e estratégico da empresa. Também foram identificados os fatores organizacionais que contribuem e que não contribuem para o alinhamento. Ao final, são compartilhadas as lições tiradas do estudo de caso da Embratel.[en] After the Telebrás privatization in 1998, the telecommunication`s market that used to be a governmental monopoly became divided amongst private groups, which generated a huge dispute in the sector. Embratel, who used to have the whole national and international long distance market, started losing a significant part of its client base to its main competitors (Telemar, Telefônica and Brasil Telecom) and is now striving to walk its way back gaining share of its competitors most important market: the local telephony. In this context, it is essential for Embratel to be able to plan strategically its next steps. This is the main purpose of this research: investigate a way to assure the alignment of the budget planning to the strategic planning for the company and also to identify the organizational factors that contribute and hinder this alignment. All the figures of this research were collected by documental and telematic investigation and interviews with executives of Embratel as well as analysts of the telecommunication`s sector. The data interpretation and analysis were conducted based on the theoretical references from the literature review, with the support of the systemic and integrative model developed by Macedo-Soares (2001). The results proved inconsistency (non-alignment) between the budget planning and the strategic planning. Moreover, it was possible to identify the organizational factors that contribute and hinder the alignment. At the end, this study shares lessons related to the case study of Embratel.MAXWELLTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESCAROLINA BERNARDES PAULA VILLAR2007-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10148@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10148@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10148porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10148Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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