PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULO DE CARVALHO JUNIOR
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@2
Resumo: Este trabalho investiga o emprego de podcasts de programas de rádio e televisão da Alemanha nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira em níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas no Ensino Médio. Através desta tecnologia, é possível ter acesso rápido e gratuito a materiais autênticos de áudio ou vídeo, de forma que professores passam a ter um leque mais amplo de recursos para suas aulas e alunos passam a ter contato com a língua produzida com outros fins, que não didáticos. Considerando as proposições apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os níveis de referência descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e os objetivos traçados no Rahmenplan Deutsch als Fremdsprache für das Auslandsschulwesen (Quadro de Alemão como Língua Estrangeira para as escolas no exterior), o trabalho discute o potencial e as limitações do uso desta tecnologia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira no contexto escolar. A partir dos pressupostos da Teoria da Atividade, o trabalho procura investigar de que forma a implementação dos podcasts afeta o sistema da atividade da aula de Alemão como Língua Estrangeira nas perspectivas de professores e alunos em uma escola bilíngue da cidade do Rio de Janeiro.
id PUC_RIO-1_33a17c475e526ed4ad21a198c761b3d6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:22783
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGYPODCASTS NO ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DO IMPACTO DE UMA NOVA TECNOLOGIA2011-04-04BARBARA JANE WILCOX HEMAIS09965807787lattes.cnpq.br/9295156318526035VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTALBARBARA JANE WILCOX HEMAISMAGALI DOS SANTOS MOURA07100468710PAULO DE CARVALHO JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREste trabalho investiga o emprego de podcasts de programas de rádio e televisão da Alemanha nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira em níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas no Ensino Médio. Através desta tecnologia, é possível ter acesso rápido e gratuito a materiais autênticos de áudio ou vídeo, de forma que professores passam a ter um leque mais amplo de recursos para suas aulas e alunos passam a ter contato com a língua produzida com outros fins, que não didáticos. Considerando as proposições apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os níveis de referência descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e os objetivos traçados no Rahmenplan Deutsch als Fremdsprache für das Auslandsschulwesen (Quadro de Alemão como Língua Estrangeira para as escolas no exterior), o trabalho discute o potencial e as limitações do uso desta tecnologia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira no contexto escolar. A partir dos pressupostos da Teoria da Atividade, o trabalho procura investigar de que forma a implementação dos podcasts afeta o sistema da atividade da aula de Alemão como Língua Estrangeira nas perspectivas de professores e alunos em uma escola bilíngue da cidade do Rio de Janeiro.This dissertation investigates the use of podcasts in high school classes of German as a Foreign Language (GFL), in levels B2 and C1 of the Common European Framework of References for Languages. This technology provides for quick and free access to authentic audio or video materials taken from German radio and TV programs, so that teachers have a wider range of resources for their classes and students have contact with the language which was produced for purposes other than pedagogical ones. Considering the proposals in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (National High School Curricular Parameters), the levels of reference of the Common European Framework of References for Languages, and the goals set in the Rahmenplan Deutsch als Fremdsprache für das Auslandsschulwesen (Framework German as a Foreign Language for schools abroad), this study discusses the potential and the limitations of the use of this technology as a tool for teaching and learning GFL in a bilingual school. Based on the principles of Activity Theory, this work aims to investigate how the implementation of podcasts affects the activity system of GFL classes from the teachers’ and students’ perspectives in a bilingual school in Rio de Janeiro.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:33Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22783Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv PODCASTS NO ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DO IMPACTO DE UMA NOVA TECNOLOGIA
title PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
spellingShingle PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
PAULO DE CARVALHO JUNIOR
title_short PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
title_full PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
title_fullStr PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
title_full_unstemmed PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
title_sort PODCASTS IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE: A STUDY OF THE IMPACT OF A NEW TECHNOLOGY
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author PAULO DE CARVALHO JUNIOR
author_facet PAULO DE CARVALHO JUNIOR
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09965807787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9295156318526035
dc.contributor.referee1.fl_str_mv VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MAGALI DOS SANTOS MOURA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07100468710
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULO DE CARVALHO JUNIOR
contributor_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
MAGALI DOS SANTOS MOURA
description Este trabalho investiga o emprego de podcasts de programas de rádio e televisão da Alemanha nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira em níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas no Ensino Médio. Através desta tecnologia, é possível ter acesso rápido e gratuito a materiais autênticos de áudio ou vídeo, de forma que professores passam a ter um leque mais amplo de recursos para suas aulas e alunos passam a ter contato com a língua produzida com outros fins, que não didáticos. Considerando as proposições apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os níveis de referência descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e os objetivos traçados no Rahmenplan Deutsch als Fremdsprache für das Auslandsschulwesen (Quadro de Alemão como Língua Estrangeira para as escolas no exterior), o trabalho discute o potencial e as limitações do uso desta tecnologia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira no contexto escolar. A partir dos pressupostos da Teoria da Atividade, o trabalho procura investigar de que forma a implementação dos podcasts afeta o sistema da atividade da aula de Alemão como Língua Estrangeira nas perspectivas de professores e alunos em uma escola bilíngue da cidade do Rio de Janeiro.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22783@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324917298855936