O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito do uso das imagens técnicas integrado à pesquisa em ciências humanas, pretendendo, com isso, contribuir para um maior entendimento a respeito das implicações da presença cada vez mais constante dos meios tecnológicos no modo como a sociedade contemporânea vem se constituindo. O embasamento teórico tem como premissa a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975), principalmente no que concerne aos conceitos dialogismo, exotopia e alteridade. A sua concepção de linguagem foi articulada a uma análise do modo de produção dos seguintes documentários brasileiros: Edifício Master (2002), O fim e o princípio (2005), ambos de Eduardo Coutinho, e Santiago (2008) de João Moreira Salles. O principal aspecto que aproxima os documentários à produção de uma linguagem própria de pesquisa em ciências humanas é a postura de assumir a presença da câmera como uma mediação que atua e mobiliza tensões que re-significam a relação do pesquisador e seu outro. Neste sentido, o uso da câmera tem sido problematizado como parte integrante de dois momentos distintos da prática de pesquisa, quais sejam: primeiro, enquanto mediação técnica que interfere no próprio campo, no momento de realização da pesquisa; segundo, quando ao editar as imagens o pesquisador produz uma narrativa cuja intenção é divulgar os resultados da pesquisa a partir da produção de um vídeo-documentário. |
id |
PUC_RIO-1_3c1b7d5d7825cc9266060c5df0bd1900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34468 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANASTHE MEETING BETWEEN THE RESEARCHER AND HIS OTHER MEDIATED BY THE USE OF IMAGING TECHNIQUES: REFLECTIONS ON THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE HUMANITIES2011-03-24SOLANGE JOBIM E SOUZA80555250725lattes.cnpq.br/1448154911937375SOLANGE JOBIM E SOUZAMARCIA OLIVEIRA MORAESMARCELO SANTANA FERREIRA10884332780lattes.cnpq.br/0220068248700603DANILO MARQUES DA SILVA GODINHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRO presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito do uso das imagens técnicas integrado à pesquisa em ciências humanas, pretendendo, com isso, contribuir para um maior entendimento a respeito das implicações da presença cada vez mais constante dos meios tecnológicos no modo como a sociedade contemporânea vem se constituindo. O embasamento teórico tem como premissa a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975), principalmente no que concerne aos conceitos dialogismo, exotopia e alteridade. A sua concepção de linguagem foi articulada a uma análise do modo de produção dos seguintes documentários brasileiros: Edifício Master (2002), O fim e o princípio (2005), ambos de Eduardo Coutinho, e Santiago (2008) de João Moreira Salles. O principal aspecto que aproxima os documentários à produção de uma linguagem própria de pesquisa em ciências humanas é a postura de assumir a presença da câmera como uma mediação que atua e mobiliza tensões que re-significam a relação do pesquisador e seu outro. Neste sentido, o uso da câmera tem sido problematizado como parte integrante de dois momentos distintos da prática de pesquisa, quais sejam: primeiro, enquanto mediação técnica que interfere no próprio campo, no momento de realização da pesquisa; segundo, quando ao editar as imagens o pesquisador produz uma narrativa cuja intenção é divulgar os resultados da pesquisa a partir da produção de um vídeo-documentário.This work aims to reflect on the integrated use of imaging techniques to research in the humanities, intending, there by to contribute to a better understanding about the implications of the increasing presence of constant technological means in the way contemporary society has been constituted. The theoretical basis is premised on the philosophy of language Mikhail Bakhtin (1895-1975), particularly regarding the concepts dialogism, exotopia and otherness. Its design language is articulated to an analysis of the production process of the following Brazilian documentaries: Edifício Master (2002), The end and beginning (2005), both of Eduardo Coutinho, and Santiago (2008) of Joao Moreira Salles. The main thing that brings documentaries to produce a language of its own research in the humanities is the position of assuming the presence of the camera that acts as a mediating tensions and mobilizes to re-signify the relationship between the researcher and his other. In this sense, the use of the camera has been questioned as part of two separate stages of research practice, namely: first, while mediation technique that interferes with the field at the time of performing the search, and second, when the edit images the researcher produces a narrative that is intended to disseminate the research results from the production of a documentary video.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34468Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE MEETING BETWEEN THE RESEARCHER AND HIS OTHER MEDIATED BY THE USE OF IMAGING TECHNIQUES: REFLECTIONS ON THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE HUMANITIES |
title |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO |
title_short |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_full |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_fullStr |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_full_unstemmed |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
title_sort |
O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS |
author |
DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO |
author_facet |
DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
80555250725 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1448154911937375 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARCIA OLIVEIRA MORAES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCELO SANTANA FERREIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
10884332780 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0220068248700603 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO |
contributor_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA SOLANGE JOBIM E SOUZA MARCIA OLIVEIRA MORAES MARCELO SANTANA FERREIRA |
description |
O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito do uso das imagens técnicas integrado à pesquisa em ciências humanas, pretendendo, com isso, contribuir para um maior entendimento a respeito das implicações da presença cada vez mais constante dos meios tecnológicos no modo como a sociedade contemporânea vem se constituindo. O embasamento teórico tem como premissa a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975), principalmente no que concerne aos conceitos dialogismo, exotopia e alteridade. A sua concepção de linguagem foi articulada a uma análise do modo de produção dos seguintes documentários brasileiros: Edifício Master (2002), O fim e o princípio (2005), ambos de Eduardo Coutinho, e Santiago (2008) de João Moreira Salles. O principal aspecto que aproxima os documentários à produção de uma linguagem própria de pesquisa em ciências humanas é a postura de assumir a presença da câmera como uma mediação que atua e mobiliza tensões que re-significam a relação do pesquisador e seu outro. Neste sentido, o uso da câmera tem sido problematizado como parte integrante de dois momentos distintos da prática de pesquisa, quais sejam: primeiro, enquanto mediação técnica que interfere no próprio campo, no momento de realização da pesquisa; segundo, quando ao editar as imagens o pesquisador produz uma narrativa cuja intenção é divulgar os resultados da pesquisa a partir da produção de um vídeo-documentário. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324938361602048 |