[en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29816
Resumo: [pt] Os alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro realizam um número considerável de avaliações comparadas e diagnósticas ao longo de um ano letivo. O presente trabalho estabelece conexão entre essas e acordos internacionais dos quais o Brasil participa com o objetivo de ampliar o acesso à educação e também de promover um ensino de qualidade. A proposta de tais avaliações é gerar dados que alimentam os índices educacionais em todo o país, viabilizando políticas públicas, neste trabalho, porém são identificados outros desdobramentos tais como a geração de rankings de escolas que atingem posicionamentos de outros agentes que não o governo ou interferência nos conteúdos escolares, como no caso do ensino de história. O trabalho discute tais realidades para argumentar em favor de uma articulação entre a cidadania nacional e a cidadania global.
id PUC_RIO-1_3ff707e75f152b7880b66745f3d8d203
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29816
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN [pt] AVALIAÇÕES COMPARADAS, ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO NOVO MILÊNIO [pt] CIDADANIA[pt] AVALIACOES COMPARADAS[pt] ENSINO DE HISTORIA[en] CITIZENSHIP[en] TEACHING OF HISTORY[pt] Os alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro realizam um número considerável de avaliações comparadas e diagnósticas ao longo de um ano letivo. O presente trabalho estabelece conexão entre essas e acordos internacionais dos quais o Brasil participa com o objetivo de ampliar o acesso à educação e também de promover um ensino de qualidade. A proposta de tais avaliações é gerar dados que alimentam os índices educacionais em todo o país, viabilizando políticas públicas, neste trabalho, porém são identificados outros desdobramentos tais como a geração de rankings de escolas que atingem posicionamentos de outros agentes que não o governo ou interferência nos conteúdos escolares, como no caso do ensino de história. O trabalho discute tais realidades para argumentar em favor de uma articulação entre a cidadania nacional e a cidadania global.[en] Students of public in the state school system of Rio de Janeiro held a considerable number of assessments and diagnostic compared over a school year. This work establishes a connection between these and the international agreements to which Brazil participates with expanding access to school and also to promote quality education. The proposal for such evaluations is to generate data that feed the educational levels throughout the country, enabling public policies in this work, but are identified other developments such as the generation of school rankings that reach placement agents other than the government or interference in school subjects, such as the teaching of history. The paper discusses these realities to argue in favor of a link between national citizenship and global citizenship.MAXWELLEUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDESPRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO2017-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29816porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29816Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
[pt] AVALIAÇÕES COMPARADAS, ENSINO DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO NOVO MILÊNIO
title [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
spellingShingle [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
PRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO
[pt] CIDADANIA
[pt] AVALIACOES COMPARADAS
[pt] ENSINO DE HISTORIA
[en] CITIZENSHIP
[en] TEACHING OF HISTORY
title_short [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
title_full [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
title_fullStr [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
title_full_unstemmed [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
title_sort [en] ASSESSMENT COMPARED, HISTORY TEACHING OF MILLENIUM CITIZEN
author PRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO
author_facet PRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES
dc.contributor.author.fl_str_mv PRISCILLA DE SOUZA CRUZ FERREIRA PINTO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CIDADANIA
[pt] AVALIACOES COMPARADAS
[pt] ENSINO DE HISTORIA
[en] CITIZENSHIP
[en] TEACHING OF HISTORY
topic [pt] CIDADANIA
[pt] AVALIACOES COMPARADAS
[pt] ENSINO DE HISTORIA
[en] CITIZENSHIP
[en] TEACHING OF HISTORY
description [pt] Os alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro realizam um número considerável de avaliações comparadas e diagnósticas ao longo de um ano letivo. O presente trabalho estabelece conexão entre essas e acordos internacionais dos quais o Brasil participa com o objetivo de ampliar o acesso à educação e também de promover um ensino de qualidade. A proposta de tais avaliações é gerar dados que alimentam os índices educacionais em todo o país, viabilizando políticas públicas, neste trabalho, porém são identificados outros desdobramentos tais como a geração de rankings de escolas que atingem posicionamentos de outros agentes que não o governo ou interferência nos conteúdos escolares, como no caso do ensino de história. O trabalho discute tais realidades para argumentar em favor de uma articulação entre a cidadania nacional e a cidadania global.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29816
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29816@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822600904278016