[en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAQUEL GONCALVES SALGADO
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155
Resumo: [pt] Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.
id PUC_RIO-1_40124b48b03ec3c24deba0a11f4359b9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6155
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS[pt] SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS[pt] INFANCIA[pt] CULTURA LUDICA[en] CHILDHOOD[en] PLAY CULTURE[en] CARTOON[pt] Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.[en] To comprehend how children construct values and identities in their play and games, through interfaces with contemporary cartoons, is the main objective of this work. Assuming the representation of child as protagonist and hero and the configuration of new boundaries between childhood and adulthood on these media texts as analysis axis, this research intends to discuss the ways children and adults have been defining and negotiating social roles and places in contemporary culture. The search for competencies, knowledge and information for the entrance in a play culture, which is designed as a network and crossed by narratives from different media, constitutes another relevant aspect in children daily experiences, that is why it is also considered as one of the analysis focus. Dialogism and alterity concepts, defined by Mikhail Bakhtin, are central because they allow, on the one hand, to comprehend the relationship between subjective experience and the media discourses and, on the other hand, to construct a methodological view aimed at the construction of knowledge and experiences by children and adults during the research process.MAXWELLSOLANGE JOBIM E SOUZARAQUEL GONCALVES SALGADO2005-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6155Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
[pt] SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS
title [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
spellingShingle [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
RAQUEL GONCALVES SALGADO
[pt] INFANCIA
[pt] CULTURA LUDICA
[en] CHILDHOOD
[en] PLAY CULTURE
[en] CARTOON
title_short [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_full [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_fullStr [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_full_unstemmed [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_sort [en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
author RAQUEL GONCALVES SALGADO
author_facet RAQUEL GONCALVES SALGADO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.author.fl_str_mv RAQUEL GONCALVES SALGADO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] INFANCIA
[pt] CULTURA LUDICA
[en] CHILDHOOD
[en] PLAY CULTURE
[en] CARTOON
topic [pt] INFANCIA
[pt] CULTURA LUDICA
[en] CHILDHOOD
[en] PLAY CULTURE
[en] CARTOON
description [pt] Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822552461115392