[en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155 |
Resumo: | [pt] Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa. |
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[en] BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS[pt] SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS[pt] INFANCIA[pt] CULTURA LUDICA[en] CHILDHOOD[en] PLAY CULTURE[en] CARTOON[pt] Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.[en] To comprehend how children construct values and identities in their play and games, through interfaces with contemporary cartoons, is the main objective of this work. Assuming the representation of child as protagonist and hero and the configuration of new boundaries between childhood and adulthood on these media texts as analysis axis, this research intends to discuss the ways children and adults have been defining and negotiating social roles and places in contemporary culture. The search for competencies, knowledge and information for the entrance in a play culture, which is designed as a network and crossed by narratives from different media, constitutes another relevant aspect in children daily experiences, that is why it is also considered as one of the analysis focus. Dialogism and alterity concepts, defined by Mikhail Bakhtin, are central because they allow, on the one hand, to comprehend the relationship between subjective experience and the media discourses and, on the other hand, to construct a methodological view aimed at the construction of knowledge and experiences by children and adults during the research process.MAXWELLSOLANGE JOBIM E SOUZARAQUEL GONCALVES SALGADO2005-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6155Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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