MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2
Resumo: A interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet.
id PUC_RIO-1_420e25ae7ce7d3d8afd22102811a4c96
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18514
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE 2011-04-07JACKELINE LIMA FARBIARZ92794246704lattes.cnpq.br/6731603269257267ALEXANDRE FARBIARZ73887749715ALEXANDRE FARBIARZ73887749715RITA MARIA DE SOUZA COUTOALEXANDRE FARBIARZELIANE BETTOCCHI GODINHOELIANE BETTOCCHI GODINHOJACKELINE LIMA FARBIARZ00210023716lattes.cnpq.br/7956635245962685DANIELA DE CARVALHO MARÇALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet.The child s interaction with technology is present in societies for long time and is not a specific feature of contemporary society. The fact that children are dominating and interacting with complex technologies each time earlier in situations that were once restricted to adult s universe, such as the Internet, seems more evident in society today. We regard that new technologies are changing the way the social relations are formed and developed, as much as their meanings. We understand that the contemporary children are immerse on those new relations and are, in this context, creating theirs identity and becoming subjects of this society. The main issue of this research is the designer s role as mediator in children s processes language, identity and meaning development as they interact with online game’s interfaces for children. We observed a group of children between 10 and 11 years, residents of Rocinha and Vidigal communities, in South Zone of Rio de Janeiro, during their activities in the Khouse project, hosted by the Informatics Department of Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro. We conclude by understanding the role of design as a maintainer of myths and stereotypes, and indicate it is vital to reflect on his place as a promoter of new concepts and acquisition of knowledge of the child in its relationship with the Internet.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18514Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE
title MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
spellingShingle MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
title_short MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
title_full MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
title_fullStr MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
title_full_unstemmed MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
title_sort MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
author DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
author_facet DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
author_role author
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co2Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 92794246704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6731603269257267
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ALEXANDRE FARBIARZ
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 73887749715
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv ALEXANDRE FARBIARZ
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 73887749715
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ALEXANDRE FARBIARZ
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ELIANE BETTOCCHI GODINHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ELIANE BETTOCCHI GODINHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00210023716
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7956635245962685
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
contributor_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
ALEXANDRE FARBIARZ
ALEXANDRE FARBIARZ
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
ALEXANDRE FARBIARZ
ELIANE BETTOCCHI GODINHO
ELIANE BETTOCCHI GODINHO
JACKELINE LIMA FARBIARZ
description A interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324910011252736