MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2 |
Resumo: | A interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet. |
id |
PUC_RIO-1_420e25ae7ce7d3d8afd22102811a4c96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:18514 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE 2011-04-07JACKELINE LIMA FARBIARZ92794246704lattes.cnpq.br/6731603269257267ALEXANDRE FARBIARZ73887749715ALEXANDRE FARBIARZ73887749715RITA MARIA DE SOUZA COUTOALEXANDRE FARBIARZELIANE BETTOCCHI GODINHOELIANE BETTOCCHI GODINHOJACKELINE LIMA FARBIARZ00210023716lattes.cnpq.br/7956635245962685DANIELA DE CARVALHO MARÇALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet.The child s interaction with technology is present in societies for long time and is not a specific feature of contemporary society. The fact that children are dominating and interacting with complex technologies each time earlier in situations that were once restricted to adult s universe, such as the Internet, seems more evident in society today. We regard that new technologies are changing the way the social relations are formed and developed, as much as their meanings. We understand that the contemporary children are immerse on those new relations and are, in this context, creating theirs identity and becoming subjects of this society. The main issue of this research is the designer s role as mediator in children s processes language, identity and meaning development as they interact with online game’s interfaces for children. We observed a group of children between 10 and 11 years, residents of Rocinha and Vidigal communities, in South Zone of Rio de Janeiro, during their activities in the Khouse project, hosted by the Informatics Department of Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro. We conclude by understanding the role of design as a maintainer of myths and stereotypes, and indicate it is vital to reflect on his place as a promoter of new concepts and acquisition of knowledge of the child in its relationship with the Internet.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18514Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
MEDIAÇÕES DO DESIGN NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES DE JOGOS INFANTIS ONLINE |
title |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
spellingShingle |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN DANIELA DE CARVALHO MARÇAL |
title_short |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
title_full |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
title_fullStr |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
title_full_unstemmed |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
title_sort |
MEDIATIONS DESIGN IN CONSTRUCTION ONLINE GAMES INTERFACES FOR CHILDREN |
author |
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL |
author_facet |
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co2Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JACKELINE LIMA FARBIARZ |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
92794246704 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6731603269257267 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
ALEXANDRE FARBIARZ |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
73887749715 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
ALEXANDRE FARBIARZ |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
73887749715 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ALEXANDRE FARBIARZ |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ELIANE BETTOCCHI GODINHO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ELIANE BETTOCCHI GODINHO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
JACKELINE LIMA FARBIARZ |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00210023716 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7956635245962685 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANIELA DE CARVALHO MARÇAL |
contributor_str_mv |
JACKELINE LIMA FARBIARZ ALEXANDRE FARBIARZ ALEXANDRE FARBIARZ RITA MARIA DE SOUZA COUTO ALEXANDRE FARBIARZ ELIANE BETTOCCHI GODINHO ELIANE BETTOCCHI GODINHO JACKELINE LIMA FARBIARZ |
description |
A interação da criança com a tecnologia há muito se faz presente nas sociedades, não sendo então uma característica específica da sociedade contemporânea. O fato de as crianças estarem cada vez mais cedo dominando e interagindo com tecnologias complexas em situações que até então eram restritas ao universo adulto, como por exemplo a internet, mostra-se mais evidente na sociedade atual. Partimos do entendimento de que as novas tecnologias estão mudando os modos de constituição e desenvolvimento das relações sociais e também seus modos de significação. Nos aproximamos da criança inscrita na contemporaneidade por, a partir dela, estar criando sua identidade e se tornando sujeito desta sociedade. Esta pesquisa tem como tema central questões relacionadas ao papel do designer como mediador nos processos de desenvolvimento da linguagem, identidade e da produção de sentidos na interação da criança com interfaces de jogos infantis online. A partir da observação de um grupo de crianças entre 10 e 11 anos, moradores das comunidades da Rocinha e Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante suas atividades no projeto intitulado Khouse do Departamento de Informática da PUC-RIO, discutimos questões relativas ao papel do designer enquanto produtor cultural participante na proposição de modos linguísticos de produção de sentidos. Concluímos entendendo o papel do design como mantenedor de mitos e esteriótipos e indicamos ser vital refletir sobre seu lugar como promotor de novos conceitos e aquisições de conhecimentos da criança em sua relação com a internet. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18514@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324910011252736 |