[pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANE CUPELLO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51084
Resumo: [pt] A relação comprador-fornecedor em contexto colaborativo tem sido amplamente investigada pela comunidade acadêmica. Em um ambiente de grandes incertezas, colaborar para inovar tem sido uma alternativa importante para empresas. Observando relações colaborativas entre o comprador e o fornecedor, este estudo teve como objetivos avaliar os impactos da confiança e do contrato sobre a inovação e a satisfação com o relacionamento, separadamente. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 54 empresas brasileiras, fornecedoras de uma empresa de engenharia situada no Rio de Janeiro. Foi empregada uma abordagem quantitativa com método survey, para posterior análise via regressão múltipla. Os resultados do estudo demonstraram que a confiança influencia positivamente a inovação e a satisfação com o relacionamento e que o contrato influencia negativamente a inovação e a satisfação com o relacionamento. Contribuições acadêmicas e implicações gerenciais foram elaboradas, assim como limitações e sugestões para futuras pesquisas.
id PUC_RIO-1_4ddeedfac7530d00bd0d460d54f17508
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51084
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR [en] THE IMPACT OF TRUST AND CONTRACT ON INNOVATION AND SATISFACTION WITH THE RELATIONSHIP IN ORGANIZATIONAL COLLABORATIONS BETWEEN BUYER AND SUPPLIER [pt] COLABORACAO[pt] SATISFACAO COM O RELACIONAMENTO[pt] CONFIANCA[pt] INOVACAO[pt] CONTRATO[en] COLLABORATION[en] RELATIONSHIP SATISFACTION[en] TRUST[en] INNOVATION[en] CONTRACT[pt] A relação comprador-fornecedor em contexto colaborativo tem sido amplamente investigada pela comunidade acadêmica. Em um ambiente de grandes incertezas, colaborar para inovar tem sido uma alternativa importante para empresas. Observando relações colaborativas entre o comprador e o fornecedor, este estudo teve como objetivos avaliar os impactos da confiança e do contrato sobre a inovação e a satisfação com o relacionamento, separadamente. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 54 empresas brasileiras, fornecedoras de uma empresa de engenharia situada no Rio de Janeiro. Foi empregada uma abordagem quantitativa com método survey, para posterior análise via regressão múltipla. Os resultados do estudo demonstraram que a confiança influencia positivamente a inovação e a satisfação com o relacionamento e que o contrato influencia negativamente a inovação e a satisfação com o relacionamento. Contribuições acadêmicas e implicações gerenciais foram elaboradas, assim como limitações e sugestões para futuras pesquisas.[en] The buyer-supplier relationship in a collaborative context has been extensively investigated by the academic community. In an environment of great uncertainty, collaborating to innovate has been an important alternative for companies. Observing collaborative relationships between the buyer and the supplier, this study aimed to assess the impacts of trust and the contract on innovation and satisfaction with the relationship, separately. To this end, a sample of 54 Brazilian companies, suppliers of an engineering company located in Rio de Janeiro, was used. A quantitative approach with a survey method was used for further analysis via multiple regression. The results of the study showed that trust positively influences innovation and satisfaction with the relationship and that the contract negatively influences innovation and satisfaction with the relationship. Academic contributions and managerial implications were elaborated, as well as limitations and suggestions for future research.MAXWELLRENATA PEREGRINO DE BRITOCRISTIANE CUPELLO2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51084porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51084Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
[en] THE IMPACT OF TRUST AND CONTRACT ON INNOVATION AND SATISFACTION WITH THE RELATIONSHIP IN ORGANIZATIONAL COLLABORATIONS BETWEEN BUYER AND SUPPLIER
title [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
spellingShingle [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
CRISTIANE CUPELLO
[pt] COLABORACAO
[pt] SATISFACAO COM O RELACIONAMENTO
[pt] CONFIANCA
[pt] INOVACAO
[pt] CONTRATO
[en] COLLABORATION
[en] RELATIONSHIP SATISFACTION
[en] TRUST
[en] INNOVATION
[en] CONTRACT
title_short [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
title_full [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
title_fullStr [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
title_full_unstemmed [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
title_sort [pt] O IMPACTO DA CONFIANÇA E DO CONTRATO NA INOVAÇÃO E NA SATISFAÇÃO COM O RELACIONAMENTO EM COLABORAÇÕES ORGANIZACIONAIS ENTRE COMPRADOR E FORNECEDOR
author CRISTIANE CUPELLO
author_facet CRISTIANE CUPELLO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RENATA PEREGRINO DE BRITO
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE CUPELLO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COLABORACAO
[pt] SATISFACAO COM O RELACIONAMENTO
[pt] CONFIANCA
[pt] INOVACAO
[pt] CONTRATO
[en] COLLABORATION
[en] RELATIONSHIP SATISFACTION
[en] TRUST
[en] INNOVATION
[en] CONTRACT
topic [pt] COLABORACAO
[pt] SATISFACAO COM O RELACIONAMENTO
[pt] CONFIANCA
[pt] INOVACAO
[pt] CONTRATO
[en] COLLABORATION
[en] RELATIONSHIP SATISFACTION
[en] TRUST
[en] INNOVATION
[en] CONTRACT
description [pt] A relação comprador-fornecedor em contexto colaborativo tem sido amplamente investigada pela comunidade acadêmica. Em um ambiente de grandes incertezas, colaborar para inovar tem sido uma alternativa importante para empresas. Observando relações colaborativas entre o comprador e o fornecedor, este estudo teve como objetivos avaliar os impactos da confiança e do contrato sobre a inovação e a satisfação com o relacionamento, separadamente. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 54 empresas brasileiras, fornecedoras de uma empresa de engenharia situada no Rio de Janeiro. Foi empregada uma abordagem quantitativa com método survey, para posterior análise via regressão múltipla. Os resultados do estudo demonstraram que a confiança influencia positivamente a inovação e a satisfação com o relacionamento e que o contrato influencia negativamente a inovação e a satisfação com o relacionamento. Contribuições acadêmicas e implicações gerenciais foram elaboradas, assim como limitações e sugestões para futuras pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51084
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51084@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822625424179200