A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871 |
Resumo: | O artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicas |
id |
UFF-2_1ff029331bf37a303f7b7ca87c0175b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21871 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXISociologia interculturalEducação escolarFormação de professoresDireitos humanosSociologia interculturalInterculturalidadesFormação docenteIntercultural sociologySchoolingTeachers trainingHuman rightsO artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicasThe article discusses the relevance of Intercultural Sociology, as well as the reinvention of the school to meet the demands of the social and political context of the twentieth century. The literature review takes into account the contribution of Candau, Queiroz, Giddens and Bells, about the importance of intercultural sociology, as well as the characterization of changes in the social fabric and the emergence of new demands focused on Human Rights. The guiding question seeks to understand why intercultural sociology is a relevant alternative to the process of teacher education, as well as facing the changes of contemporary society? In this sense, the reflection produced argues that the intercultural perspective applied to the teaching of sociology allows the radical transformation of the teacher, his role and his pedagogical practicesUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daPêssoa, Wilma Lúcia RodriguesFerraz, Joana D’Arc FernandesVieira, Natalie Fonseca2021-05-04T18:03:10Z2021-05-04T18:03:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Natalie Fonseca. A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:39:36Zoai:app.uff.br:1/21871Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T17:39:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
title |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
spellingShingle |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI Vieira, Natalie Fonseca Sociologia intercultural Educação escolar Formação de professores Direitos humanos Sociologia intercultural Interculturalidades Formação docente Intercultural sociology Schooling Teachers training Human rights |
title_short |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
title_full |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
title_fullStr |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
title_full_unstemmed |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
title_sort |
A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI |
author |
Vieira, Natalie Fonseca |
author_facet |
Vieira, Natalie Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Pêssoa, Wilma Lúcia Rodrigues Ferraz, Joana D’Arc Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Natalie Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia intercultural Educação escolar Formação de professores Direitos humanos Sociologia intercultural Interculturalidades Formação docente Intercultural sociology Schooling Teachers training Human rights |
topic |
Sociologia intercultural Educação escolar Formação de professores Direitos humanos Sociologia intercultural Interculturalidades Formação docente Intercultural sociology Schooling Teachers training Human rights |
description |
O artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T18:03:10Z 2021-05-04T18:03:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Natalie Fonseca. A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Natalie Fonseca. A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838729749921792 |