A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Natalie Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871
Resumo: O artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicas
id UFF-2_1ff029331bf37a303f7b7ca87c0175b5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21871
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXISociologia interculturalEducação escolarFormação de professoresDireitos humanosSociologia interculturalInterculturalidadesFormação docenteIntercultural sociologySchoolingTeachers trainingHuman rightsO artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicasThe article discusses the relevance of Intercultural Sociology, as well as the reinvention of the school to meet the demands of the social and political context of the twentieth century. The literature review takes into account the contribution of Candau, Queiroz, Giddens and Bells, about the importance of intercultural sociology, as well as the characterization of changes in the social fabric and the emergence of new demands focused on Human Rights. The guiding question seeks to understand why intercultural sociology is a relevant alternative to the process of teacher education, as well as facing the changes of contemporary society? In this sense, the reflection produced argues that the intercultural perspective applied to the teaching of sociology allows the radical transformation of the teacher, his role and his pedagogical practicesUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daPêssoa, Wilma Lúcia RodriguesFerraz, Joana D’Arc FernandesVieira, Natalie Fonseca2021-05-04T18:03:10Z2021-05-04T18:03:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Natalie Fonseca. A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:39:36Zoai:app.uff.br:1/21871Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T17:39:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
title A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
spellingShingle A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
Vieira, Natalie Fonseca
Sociologia intercultural
Educação escolar
Formação de professores
Direitos humanos
Sociologia intercultural
Interculturalidades
Formação docente
Intercultural sociology
Schooling
Teachers training
Human rights
title_short A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
title_full A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
title_fullStr A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
title_full_unstemmed A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
title_sort A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI
author Vieira, Natalie Fonseca
author_facet Vieira, Natalie Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Pêssoa, Wilma Lúcia Rodrigues
Ferraz, Joana D’Arc Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Natalie Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia intercultural
Educação escolar
Formação de professores
Direitos humanos
Sociologia intercultural
Interculturalidades
Formação docente
Intercultural sociology
Schooling
Teachers training
Human rights
topic Sociologia intercultural
Educação escolar
Formação de professores
Direitos humanos
Sociologia intercultural
Interculturalidades
Formação docente
Intercultural sociology
Schooling
Teachers training
Human rights
description O artigo discute a relevância da Sociologia Intercultural, bem como a reinvenção da escola para suprir as demandas do contexto social e político do século XX. A revisão bibliográfica realizada leva em conta a contribuição de Candau, Queiroz, Giddens e Bells, acerca da importância da sociologia intercultural, bem como da caracterização das mudanças no tecido social e o surgimento de novas demandas voltadas aos Direitos Humanos. A indagação norteadora busca entender por que a sociologia intercultural configura-se como uma alternativa relevante ao processo de formação de docentes, bem como frente às mudanças da sociedade contemporânea? Neste sentido, a reflexão produzida sustenta que a perspectiva intercultural aplicada ao ensino de sociologia permite a transformação radical do professor, de seu papel e de suas práticas pedagógicas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T18:03:10Z
2021-05-04T18:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Natalie Fonseca. A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871
Aluno de Graduação
identifier_str_mv VIEIRA, Natalie Fonseca. A importância da sociologia intercultural na educação escolar frente às demandas do século XXI. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838729749921792