HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2
Resumo: O presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade, de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado.
id PUC_RIO-1_50cde0cf18f3e194d70bf67e55cead5a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17631
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONSHERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES2011-02-23RALPH INGS BANNELL01178648702lattes.cnpq.br/1672240438808894PAULO CESAR DUQUE ESTRADANADJA MARA AMILIBIA HERMANNRALPH INGS BANNELLNADJA MARA AMILIBIA HERMANN11005570752ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade, de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado.The present work is situated in the field of philosophy of education and has got as its guiding theme the contributions that hermeneutics can provide for the debates in the area of pedagogy, especially in the reflection on learning processes and human formation. From this point on, we try to show how this current of thought can offer a critical perspective concerning those Universalist theories, which appear in Modernity, so that we can put in question fundamental notions such as subjectivity and rationality. Hence, we try to make clear in which way hermeneutics represents not just an alternative, but also a turning point in the understanding of educational processes, for it puts in check fundamental presuppositions, which are intrinsic to the ideas of subjectivity and rationality. In our work, we also try to think about the contributions that hermeneutics can bring to the search for non-hegemonic narratives in education, so that we can have in view a wider understanding of the plurality of discourses involved in learning processes. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:39Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17631Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-10-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES
title HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
spellingShingle HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
title_short HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
title_full HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
title_fullStr HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
title_full_unstemmed HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
title_sort HERMENEUTICS AND EDUCATION: APPROXIMATIONS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
author_facet ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01178648702
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1672240438808894
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DUQUE ESTRADA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv NADJA MARA AMILIBIA HERMANN
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv NADJA MARA AMILIBIA HERMANN
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11005570752
dc.contributor.author.fl_str_mv ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
contributor_str_mv RALPH INGS BANNELL
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA
NADJA MARA AMILIBIA HERMANN
RALPH INGS BANNELL
NADJA MARA AMILIBIA HERMANN
description O presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade, de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324909186023424