A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@2
Resumo: Este estudo tem como ponto de partida a constatação de uma crise dos modelos de autoridade, que estaria relacionada a vários fatores: transformações na sociedade e nos meios de socialização, fatores institucionais, organizacionais e de cunho pedagógico. Esta crise vem afetando o trabalho do professor de inúmeras formas, exigindo a criação de uma nova profissionalidade docente, com novas competências e habilidades. Esta estaria relacionada a uma necessidade preponderante da competência relacional na profissão docente. Diante deste contexto é objetivo desta pesquisa pensar sobre alguns dispositivos que podem ajudar a propiciar a construção de uma legitimidade e o estabelecimento da autoridade necessária para que o processo de ensino-aprendizagem possa acontecer. Foi considerada fundamental a utilização de estratégias de regulação tanto no âmbito organizacional como no pedagógico. Para estudá-las, foi feita a opção pelo estudo de caso com inspiração etnográfica, realizado nas turmas de oitavo e nono anos de uma escola da rede privada de ensino do interior do estado do Rio de Janeiro voltada para setores médios e populares, durante o primeiro semestre de 2009. A metodologia incluiu observações, entrevistas e análise documental. Constituíram interlocutores chaves para a pesquisa autores como Dubet com o conceito de declínio do programa institucional; Tedesco e Fanfani, que trazem a dimensão organizacional como importante dispositivo para atender diferentes demandas dos alunos; Leite e Postic, fundamentais para entender importantes dispositivos da sala de aula, com ricas contribuições a respeito da comunicação professor-aluno e da influência do grupo de pares, respectivamente
id PUC_RIO-1_54485c44741a27eee3161346576ee375
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16135
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLARTEACHER/STUDENT AUTHORITY RELATIONSHIP: CONSTRUCTION OF DEVICES IN CLASSROOM AND IN SCHOOL ORGANIZATION 2010-03-24ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS33953252704lattes.cnpq.br/6837272300775720ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMIRIAM SOARES LEITEINGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste estudo tem como ponto de partida a constatação de uma crise dos modelos de autoridade, que estaria relacionada a vários fatores: transformações na sociedade e nos meios de socialização, fatores institucionais, organizacionais e de cunho pedagógico. Esta crise vem afetando o trabalho do professor de inúmeras formas, exigindo a criação de uma nova profissionalidade docente, com novas competências e habilidades. Esta estaria relacionada a uma necessidade preponderante da competência relacional na profissão docente. Diante deste contexto é objetivo desta pesquisa pensar sobre alguns dispositivos que podem ajudar a propiciar a construção de uma legitimidade e o estabelecimento da autoridade necessária para que o processo de ensino-aprendizagem possa acontecer. Foi considerada fundamental a utilização de estratégias de regulação tanto no âmbito organizacional como no pedagógico. Para estudá-las, foi feita a opção pelo estudo de caso com inspiração etnográfica, realizado nas turmas de oitavo e nono anos de uma escola da rede privada de ensino do interior do estado do Rio de Janeiro voltada para setores médios e populares, durante o primeiro semestre de 2009. A metodologia incluiu observações, entrevistas e análise documental. Constituíram interlocutores chaves para a pesquisa autores como Dubet com o conceito de declínio do programa institucional; Tedesco e Fanfani, que trazem a dimensão organizacional como importante dispositivo para atender diferentes demandas dos alunos; Leite e Postic, fundamentais para entender importantes dispositivos da sala de aula, com ricas contribuições a respeito da comunicação professor-aluno e da influência do grupo de pares, respectivamenteThis study has as start-point the evidence of a crisis in authority models, which is related to several factors: transformations in society and in socialization means, institutional, organizational and pedagogic factors. This crisis has been affecting teacher’s work in many ways, requiring the creation of a new teaching profession, covering new competences and habilities, related to a predominant necessity of relational competence. In this context, the objective of this research is to think about some devices that can help to construct a legitimity and to establish the needed authority to teaching-learning process. It was considered essential the use of regulation strategies both in organizational and pedagogic ambits. These strategies were studied based on an ethnographic inspiration case study, performed in eighth and nineth grades of a private school for middle and popular students in Rio de Janeiro, during the first half of 2009. The methodology included observations, interviews and documental analisys. Key interlocutors to the research were authors as Dubet, with the concept of institutional programm declining; Tedesco and Fanfani, that bring the organizational dimension as an important device to consider different students’ demands; Leite and Postic, essentials to important classroom devices understanding, with contributions regarding to teacher-student comunicating and peer group influence, respectively.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:16Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16135Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TEACHER/STUDENT AUTHORITY RELATIONSHIP: CONSTRUCTION OF DEVICES IN CLASSROOM AND IN SCHOOL ORGANIZATION
title A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
INGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJO
title_short A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
title_full A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
title_sort A RELAÇÃO DE AUTORIDADE ENTRE PROFESSOR/ALUNO: CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVOS NA SALA DE AULA E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author INGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJO
author_facet INGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33953252704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6837272300775720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MIRIAM SOARES LEITE
dc.contributor.author.fl_str_mv INGRID KRAEMER WERMELINGER S ARAUJO
contributor_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MIRIAM SOARES LEITE
description Este estudo tem como ponto de partida a constatação de uma crise dos modelos de autoridade, que estaria relacionada a vários fatores: transformações na sociedade e nos meios de socialização, fatores institucionais, organizacionais e de cunho pedagógico. Esta crise vem afetando o trabalho do professor de inúmeras formas, exigindo a criação de uma nova profissionalidade docente, com novas competências e habilidades. Esta estaria relacionada a uma necessidade preponderante da competência relacional na profissão docente. Diante deste contexto é objetivo desta pesquisa pensar sobre alguns dispositivos que podem ajudar a propiciar a construção de uma legitimidade e o estabelecimento da autoridade necessária para que o processo de ensino-aprendizagem possa acontecer. Foi considerada fundamental a utilização de estratégias de regulação tanto no âmbito organizacional como no pedagógico. Para estudá-las, foi feita a opção pelo estudo de caso com inspiração etnográfica, realizado nas turmas de oitavo e nono anos de uma escola da rede privada de ensino do interior do estado do Rio de Janeiro voltada para setores médios e populares, durante o primeiro semestre de 2009. A metodologia incluiu observações, entrevistas e análise documental. Constituíram interlocutores chaves para a pesquisa autores como Dubet com o conceito de declínio do programa institucional; Tedesco e Fanfani, que trazem a dimensão organizacional como importante dispositivo para atender diferentes demandas dos alunos; Leite e Postic, fundamentais para entender importantes dispositivos da sala de aula, com ricas contribuições a respeito da comunicação professor-aluno e da influência do grupo de pares, respectivamente
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16135@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324906109501440