WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@2 |
Resumo: | Essa pesquisa analisa as abordagens mais presentes sobre a hidroeletricidade em livros didáticos atuais de Geografia, referendados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Para esse fim, foram selecionadas as seguintes obras: Magnoli (2012); Araújo et al. (2015); Moreira e Sene (2012); Lozano et al. (2012). Neles são identificados discursos sobre os usos e apropriações das águas de bacias hidrográficas, em particular na Amazônia. Também reconhece a pluratividade dos usos em ambientes de bacia, como realidade na dinâmica regional amazônica concernente à relação território-territórios (Haesbaert, 2010) e indica quais fontes geradoras de eletricidade são apontadas como as mais promissoras substitutas da hidroeletricidade. O início das investigações é destinado às pesquisas telematizada (Yin, 2005) e documental, ambas concatenadas à revisão de literatura. Foram realizadas entrevistas por pautas com docentes da rede pública do Maranhão e Pará, áreas historicamente influenciadas pela edificação de grandes barramentos fluviais. Esses procedimentos forneceram subsídios voltados à indicação de oportunidades de aperfeiçoamento dos impressos didáticos examinados, no encerramento das discussões. |
id |
PUC_RIO-1_6025c338f3952b96975cf0e0a0d39ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:32135 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisWATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOLÁGUAS DA DISCÓRDIA: AS REPRESENTAÇÕES DA HIDROELETRICIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO2017-04-07AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA01033677728lattes.cnpq.br/2528456367910899AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVAREJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUESREBECA STEIMAN93313888534lattes.cnpq.br/4099694260306747FABIO JOSE DA SILVA NASCIMENTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM GEOGRAFIAPUC-RioBREssa pesquisa analisa as abordagens mais presentes sobre a hidroeletricidade em livros didáticos atuais de Geografia, referendados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Para esse fim, foram selecionadas as seguintes obras: Magnoli (2012); Araújo et al. (2015); Moreira e Sene (2012); Lozano et al. (2012). Neles são identificados discursos sobre os usos e apropriações das águas de bacias hidrográficas, em particular na Amazônia. Também reconhece a pluratividade dos usos em ambientes de bacia, como realidade na dinâmica regional amazônica concernente à relação território-territórios (Haesbaert, 2010) e indica quais fontes geradoras de eletricidade são apontadas como as mais promissoras substitutas da hidroeletricidade. O início das investigações é destinado às pesquisas telematizada (Yin, 2005) e documental, ambas concatenadas à revisão de literatura. Foram realizadas entrevistas por pautas com docentes da rede pública do Maranhão e Pará, áreas historicamente influenciadas pela edificação de grandes barramentos fluviais. Esses procedimentos forneceram subsídios voltados à indicação de oportunidades de aperfeiçoamento dos impressos didáticos examinados, no encerramento das discussões.This research analyzes the most current approaches to hydroelectricity in current Geography textbooks, endorsed by the Ministry of Education for Secondary Education. For this purpose, the following works were selected: Magnoli (2012); Araújo et al. (2015); Moreira and Sene (2012); Lozano et al. (2012). In them are identified discourses on the uses and appropriations of waters of watersheds, in particular in the Amazon. It also recognizes the pluracy of uses in basin environments, as a reality in the Amazon regional dynamics concerning the territory-territory relationship (Haesbaert, 2010) and indicates which electricity generating sources are identified as the most promising substitutes for hydroelectricity. The beginning of the investigations is destined to telematicized (Yin, 2005) and documentary research, both linked to the literature review. Interviews were conducted with teachers from the public network of Maranhão and Pará, areas historically influenced by the construction of large riverbanks. These procedures provided support for the indication of opportunities for improvement of the didactic forms examined at the close of the discussions.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:25Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32135Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-11-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ÁGUAS DA DISCÓRDIA: AS REPRESENTAÇÕES DA HIDROELETRICIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO |
title |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
spellingShingle |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL FABIO JOSE DA SILVA NASCIMENTO |
title_short |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
title_full |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
title_fullStr |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
title_full_unstemmed |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
title_sort |
WATERS OF DISCORD: THE REPRESENTATIONS OF HYDROELECTRICITY IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR THE BRAZILIAN HIGH SCHOOL |
author |
FABIO JOSE DA SILVA NASCIMENTO |
author_facet |
FABIO JOSE DA SILVA NASCIMENTO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01033677728 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2528456367910899 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
REBECA STEIMAN |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
93313888534 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4099694260306747 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FABIO JOSE DA SILVA NASCIMENTO |
contributor_str_mv |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES REBECA STEIMAN |
description |
Essa pesquisa analisa as abordagens mais presentes sobre a hidroeletricidade em livros didáticos atuais de Geografia, referendados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Para esse fim, foram selecionadas as seguintes obras: Magnoli (2012); Araújo et al. (2015); Moreira e Sene (2012); Lozano et al. (2012). Neles são identificados discursos sobre os usos e apropriações das águas de bacias hidrográficas, em particular na Amazônia. Também reconhece a pluratividade dos usos em ambientes de bacia, como realidade na dinâmica regional amazônica concernente à relação território-territórios (Haesbaert, 2010) e indica quais fontes geradoras de eletricidade são apontadas como as mais promissoras substitutas da hidroeletricidade. O início das investigações é destinado às pesquisas telematizada (Yin, 2005) e documental, ambas concatenadas à revisão de literatura. Foram realizadas entrevistas por pautas com docentes da rede pública do Maranhão e Pará, áreas historicamente influenciadas pela edificação de grandes barramentos fluviais. Esses procedimentos forneceram subsídios voltados à indicação de oportunidades de aperfeiçoamento dos impressos didáticos examinados, no encerramento das discussões. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32135@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM GEOGRAFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324934354993152 |