IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2 |
Resumo: | Este trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 – 1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna; entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a representação e sobre a natureza da pintura herdados do passado e nem erigir em seu lugar formulações que os substituam. Assim, perguntamos se (e como) foi possível, para a tradição do Renascimento e para a tradição modernista, projetar a idéia de uma verdade, ou fundamento da pintura. Em nossa análise, trabalhamos diretamente com a partir de obras tais quais Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862) e L’Éxécution de Maximilien (1867) e da leitura de inserções da obra de Manet na história da pintura moderna, como seu fundador, em Georges Bataille, Clement Greenberg and Thierry de Duve. |
id |
PUC_RIO-1_676e7a2e7bfcc50e209792781c693c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:20738 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTINGPOR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET2010-08-11CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO 91491606720lattes.cnpq.br/3758991877578895CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO MILTON MACHADO DA SILVALEILA MARIA BRASIL DANZIGER10445987782PEDRO DAMASCENO FRANCAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBREste trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 – 1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna; entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a representação e sobre a natureza da pintura herdados do passado e nem erigir em seu lugar formulações que os substituam. Assim, perguntamos se (e como) foi possível, para a tradição do Renascimento e para a tradição modernista, projetar a idéia de uma verdade, ou fundamento da pintura. Em nossa análise, trabalhamos diretamente com a partir de obras tais quais Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862) e L’Éxécution de Maximilien (1867) e da leitura de inserções da obra de Manet na história da pintura moderna, como seu fundador, em Georges Bataille, Clement Greenberg and Thierry de Duve.This work discusses the painting of the french painter Édouard Manet (1832 – 1883), depaerting from the intuition that, floating between two narrative blocks (the Renaissance tradition and the modern tradition; the age of the Treatises to the age of the Manifests), his painting can’t attach to the discourses on the nature pf representation inherited from the past, but it also can’t replace then by any other formulations. Thus we ask if (and how) it has been possible, for the Renaissance tradition and for the modern tradition to conceive such thing as a foundation of painting. In our analysis, we work directly with paintings such as Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862) e L’Éxécution de Maximilien (1867), and from the reading os Manet’s inserction in the history of Modern Art (as its founder) in the writings of Georges Bataille, Clement Greenberg and Thierry de Duve.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:14Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20738Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
POR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET |
title |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
spellingShingle |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING PEDRO DAMASCENO FRANCA |
title_short |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
title_full |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
title_fullStr |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
title_full_unstemmed |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
title_sort |
IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
PEDRO DAMASCENO FRANCA |
author_facet |
PEDRO DAMASCENO FRANCA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
91491606720 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3758991877578895 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MILTON MACHADO DA SILVA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LEILA MARIA BRASIL DANZIGER |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
10445987782 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEDRO DAMASCENO FRANCA |
contributor_str_mv |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO MILTON MACHADO DA SILVA LEILA MARIA BRASIL DANZIGER |
description |
Este trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 – 1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna; entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a representação e sobre a natureza da pintura herdados do passado e nem erigir em seu lugar formulações que os substituam. Assim, perguntamos se (e como) foi possível, para a tradição do Renascimento e para a tradição modernista, projetar a idéia de uma verdade, ou fundamento da pintura. Em nossa análise, trabalhamos diretamente com a partir de obras tais quais Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862) e L’Éxécution de Maximilien (1867) e da leitura de inserções da obra de Manet na história da pintura moderna, como seu fundador, em Georges Bataille, Clement Greenberg and Thierry de Duve. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324914421563392 |