[pt] O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9033 |
Resumo: | [pt] O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliária no Bairro do Bixiga, em São Paulo, focaliza a encenação de Os sertões como metáfora estratégica de reivindicação da construção de um teatro de estádio - idealizado por Oswald de Andrade - contaminando o projeto de criação de uma Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, embrionariamente materializada no Projeto Bixigão´. Além da ótica sistêmica da encenação, a moldura teórica escolhida aborda A luta acentuando a materialidade e performatividade do espetáculo e seus efeitos de presença, propondo trânsitos disciplinares na construção de formas e sentidos alternativos que permitem lidar com experiências teatrais na contemporaneidade, freqüentemente rotuladas de pós-modernas. Além do diálogo com pressupostos teóricos desenvolvidos pela ciência da literatura empírica, a partir das contribuições de Siegfried Schmidt, que permitem abordar o espetáculo teatral como ação situada não apenas no sistema teatral e artístico atual, mas como ação complexa cujo efeito se expande na esfera social, serão exploradas também as premissas teóricas e experiências práticas do teórico da cultura Hans Ulrich Gumbrecht e do teórico e performer Johannes Birringer. |
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[pt] O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL[en] THE TASTE OF A LUTA: OS SERTÕES AS A STRATEGIC THEATRICAL CONSTRUCTION[pt] EUCLIDES DA CUNHA[pt] OS SERTOES[en] EUCLIDES DA CUNHA[en] OS SERTOES[pt] O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliária no Bairro do Bixiga, em São Paulo, focaliza a encenação de Os sertões como metáfora estratégica de reivindicação da construção de um teatro de estádio - idealizado por Oswald de Andrade - contaminando o projeto de criação de uma Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, embrionariamente materializada no Projeto Bixigão´. Além da ótica sistêmica da encenação, a moldura teórica escolhida aborda A luta acentuando a materialidade e performatividade do espetáculo e seus efeitos de presença, propondo trânsitos disciplinares na construção de formas e sentidos alternativos que permitem lidar com experiências teatrais na contemporaneidade, freqüentemente rotuladas de pós-modernas. Além do diálogo com pressupostos teóricos desenvolvidos pela ciência da literatura empírica, a partir das contribuições de Siegfried Schmidt, que permitem abordar o espetáculo teatral como ação situada não apenas no sistema teatral e artístico atual, mas como ação complexa cujo efeito se expande na esfera social, serão exploradas também as premissas teóricas e experiências práticas do teórico da cultura Hans Ulrich Gumbrecht e do teórico e performer Johannes Birringer.[en] The taste of A luta. Os sertões as a strategic theatrical construction proposes an observation on A luta (2005-2006), the last part of the moving play by José Celso Martinez Corrêa, Os sertões, a trans-criation from the Euclides da Cunha s book. This study is placed in the context of resistance, in which Teatro Oficina is located against the real-estate speculation in the Bixiga area, in São Paulo, and it focus the play Os sertões as a strategic metaphor to build a Teatro de Estádio - idealized by Oswald de Andrade - motivating the project of a Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, whose Projeto Bixigão is an embryonic materialization. Beyond the systemic perspective over the theatrical performance, the chosen theoretical frame approaches A luta by emphasizing the materiality and performativity of the play and its presence effects, proposing disciplinary transits in the construction of alternative forms and senses which permit to deal with theatrical experiences, frequently labeled as post- moderns, nowadays. The contributions of Siegfried Schmidt permit to approach the theatrical performance as an action placed not only in the actual theatrical and artistic system, but as a complex action whose effect expand itself in the social sphere. In addition to this dialogue with theoretical formulations developed by Empirical Science of Literature, will be also explored the theoretical premises and practical experiences by the cultural theorist Hans Ulrich Gumbrecht and by the theorist and performer Johannes Birringer.MAXWELLHEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRAMARIANA MAIA SIMONI2006-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9033porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9033Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-01-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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