O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA MAIA SIMONI
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2
Resumo: O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliária no Bairro do Bixiga, em São Paulo, focaliza a encenação de Os sertões como metáfora estratégica de reivindicação da construção de um teatro de estádio - idealizado por Oswald de Andrade - contaminando o projeto de criação de uma Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, embrionariamente materializada no Projeto Bixigão´. Além da ótica sistêmica da encenação, a moldura teórica escolhida aborda A luta acentuando a materialidade e performatividade do espetáculo e seus efeitos de presença, propondo trânsitos disciplinares na construção de formas e sentidos alternativos que permitem lidar com experiências teatrais na contemporaneidade, freqüentemente rotuladas de pós-modernas. Além do diálogo com pressupostos teóricos desenvolvidos pela ciência da literatura empírica, a partir das contribuições de Siegfried Schmidt, que permitem abordar o espetáculo teatral como ação situada não apenas no sistema teatral e artístico atual, mas como ação complexa cujo efeito se expande na esfera social, serão exploradas também as premissas teóricas e experiências práticas do teórico da cultura Hans Ulrich Gumbrecht e do teórico e performer Johannes Birringer.
id PUC_RIO-1_6d88a501df52408a6f0cde8948dc007d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9033
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRALTHE TASTE OF A LUTA: OS SERTÕES AS A STRATEGIC THEATRICAL CONSTRUCTION2006-09-21HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA09559612700lattes.cnpq.br/5111433441625035HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRAANA MARIA DE BULHÕES CARVALHOLUCIANO PIRES MAIA05508751742lattes.cnpq.br/1177861453978241MARIANA MAIA SIMONIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRO gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliária no Bairro do Bixiga, em São Paulo, focaliza a encenação de Os sertões como metáfora estratégica de reivindicação da construção de um teatro de estádio - idealizado por Oswald de Andrade - contaminando o projeto de criação de uma Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, embrionariamente materializada no Projeto Bixigão´. Além da ótica sistêmica da encenação, a moldura teórica escolhida aborda A luta acentuando a materialidade e performatividade do espetáculo e seus efeitos de presença, propondo trânsitos disciplinares na construção de formas e sentidos alternativos que permitem lidar com experiências teatrais na contemporaneidade, freqüentemente rotuladas de pós-modernas. Além do diálogo com pressupostos teóricos desenvolvidos pela ciência da literatura empírica, a partir das contribuições de Siegfried Schmidt, que permitem abordar o espetáculo teatral como ação situada não apenas no sistema teatral e artístico atual, mas como ação complexa cujo efeito se expande na esfera social, serão exploradas também as premissas teóricas e experiências práticas do teórico da cultura Hans Ulrich Gumbrecht e do teórico e performer Johannes Birringer.The taste of A luta. Os sertões as a strategic theatrical construction proposes an observation on A luta (2005-2006), the last part of the moving play by José Celso Martinez Corrêa, Os sertões, a trans-criation from the Euclides da Cunha s book. This study is placed in the context of resistance, in which Teatro Oficina is located against the real-estate speculation in the Bixiga area, in São Paulo, and it focus the play Os sertões as a strategic metaphor to build a Teatro de Estádio - idealized by Oswald de Andrade - motivating the project of a Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, whose Projeto Bixigão is an embryonic materialization. Beyond the systemic perspective over the theatrical performance, the chosen theoretical frame approaches A luta by emphasizing the materiality and performativity of the play and its presence effects, proposing disciplinary transits in the construction of alternative forms and senses which permit to deal with theatrical experiences, frequently labeled as post- moderns, nowadays. The contributions of Siegfried Schmidt permit to approach the theatrical performance as an action placed not only in the actual theatrical and artistic system, but as a complex action whose effect expand itself in the social sphere. In addition to this dialogue with theoretical formulations developed by Empirical Science of Literature, will be also explored the theoretical premises and practical experiences by the cultural theorist Hans Ulrich Gumbrecht and by the theorist and performer Johannes Birringer.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:51:27Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9033Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE TASTE OF A LUTA: OS SERTÕES AS A STRATEGIC THEATRICAL CONSTRUCTION
title O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
spellingShingle O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
MARIANA MAIA SIMONI
title_short O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
title_full O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
title_fullStr O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
title_full_unstemmed O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
title_sort O GOSTO DA LUTA: OS SERTÕES COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO TEATRAL
author MARIANA MAIA SIMONI
author_facet MARIANA MAIA SIMONI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09559612700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5111433441625035
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANA MARIA DE BULHÕES CARVALHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUCIANO PIRES MAIA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05508751742
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1177861453978241
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA MAIA SIMONI
contributor_str_mv HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA
ANA MARIA DE BULHÕES CARVALHO
LUCIANO PIRES MAIA
description O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral propõe um olhar sobre A luta (2005-2006), última parte do espetáculo em movimento Os sertões, transcriação do livro de Euclides da Cunha realizada por José Celso Martinez Corrêa. A investigação situada no contexto de resistência do Teatro Oficina contra a especulação imobiliária no Bairro do Bixiga, em São Paulo, focaliza a encenação de Os sertões como metáfora estratégica de reivindicação da construção de um teatro de estádio - idealizado por Oswald de Andrade - contaminando o projeto de criação de uma Universidade Popular Brazyleira Orgiástica, embrionariamente materializada no Projeto Bixigão´. Além da ótica sistêmica da encenação, a moldura teórica escolhida aborda A luta acentuando a materialidade e performatividade do espetáculo e seus efeitos de presença, propondo trânsitos disciplinares na construção de formas e sentidos alternativos que permitem lidar com experiências teatrais na contemporaneidade, freqüentemente rotuladas de pós-modernas. Além do diálogo com pressupostos teóricos desenvolvidos pela ciência da literatura empírica, a partir das contribuições de Siegfried Schmidt, que permitem abordar o espetáculo teatral como ação situada não apenas no sistema teatral e artístico atual, mas como ação complexa cujo efeito se expande na esfera social, serão exploradas também as premissas teóricas e experiências práticas do teórico da cultura Hans Ulrich Gumbrecht e do teórico e performer Johannes Birringer.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9033@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324889826164736