Enigmas dos sertões: uma abordagem para além das perspectivas euclidianas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, José Jaime do.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BRANDÃO, Ivone Agra.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34881
Resumo: O presente estudo tem como objeto norteador o “Sertão” e suas várias facetas, esta foi uma temática bastante discutida no Brasil, especificamente nos fins do século XIX e início do XX. Os Sertões é um livro de Euclides da Cunha de 1902. Esta obra foi reconhecida por alguns intelectuais como um marco das ciências sociais no Brasil e estava inserida num contexto de transição do sistema político, momento em que o Brasil saia do período Imperial para o regime Republicano. O Sertão decantado por Euclides da Cunha e outros intelectuais da época teve várias conotações distintas. Inicialmente, o Brasil era dividido em dois espaços, o Litoral, local da civilidade e do progresso e todo o resto do território era o Sertão, local do atraso. Depois foram construídas outras perspectivas do que seria sertão: espaço de deserto, de seca, da barbárie e da incultura. É importante lembrar que, o sertão construído por alguns intelectuais como lugar de incivilizados não representava a realidade. Neste ambiente existia uma cultura pulsante, tanto é que estudiosos passaram a observar o sertão, os sertanejos e os elementos que o cercavam de forma detalhada. A 3ª geração do romantismo enaltece a figura do sertanejo, os seus valores autênticos e a sua honradez. Capistrano de Abreu foi mais um escritor que colaborou com a construção da identidade do povo brasileiro a partir de observações do sertão e do sertanejo. Ele via o sertanejo como protagonista de sua própria história. Por sua vez, contrapunha-se a formação da história brasileira a partir de elementos advindos da Europa. Tomando por base estes levantamentos sobre o sertão, buscou-se mostrar as várias concepções e as divergências daquele, com o litoral. Euclides da Cunha, em sua obra máxima, tentou eternizar a figura do sertanejo robusto, transformando-o em um dos agentes centrais das mudanças sociais do país. Diante dessa construção imagética discursiva, pode-se notar que, o homem do sertão passou a ser considerado como rocha firme da identidade nacional.
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