INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@2 |
Resumo: | O contexto empresarial atual, composto por mudanças e desafios cada vez mais velozes, leva as empresas a adaptar suas atividades às exigências impostas pelo mercado. O mais difícil, e ao mesmo tempo, a questão central da aprendizagem, é não limitar a mudança organizacional a uma visão estritamente instrumental das pessoas no trabalho. A aprendizagem, além de propiciar as adaptações necessárias no cotidiano, propicia também a mudança transformadora nas organizações, ampliando sua capacidade criativa e inovadora. A pedagogia, a psicologia e a biologia do conhecimento consideram os relacionamentos interpessoais como importantes partícipes do processo de aprendizagem. Os estudos sobre empresas do projeto de Economia de Comunhão, apontam que as formas como são conduzidos os relacionamentos interpessoais e interorganizacionais constituem um de seus diferenciais competitivos. Esta pesquisa estuda a qualidade dos relacionamentos interpessoais envolvidos em uma organização empresarial de Economia de Comunhão, buscando compreender de que forma eles facilitam ou dificultam os processos de aprendizagem organizacional. Sua conclusão confirma que a qualidade dos relacionamentos interpessoais favorece a aprendizagem de tarefas e comportamentos na empresa estudada. |
id |
PUC_RIO-1_75f606d117548a1670ece7ead3ca41a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7660 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASERELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ECONOMIA DE COMUNHÃO: O CASO FEMAQ2005-08-03SERGIO PROENCA LEITAO02742500715lattes.cnpq.br/3461099218267181SERGIO PROENCA LEITAOROBERTO CINTRA MARTINSROBERTO CINTRA MARTINSDEBORAH MORAES ZOUAINDEBORAH MORAES ZOUAIN87940345753lattes.cnpq.br/9493207534414481RENATA GEORGIA MOTTA KURTZPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO contexto empresarial atual, composto por mudanças e desafios cada vez mais velozes, leva as empresas a adaptar suas atividades às exigências impostas pelo mercado. O mais difícil, e ao mesmo tempo, a questão central da aprendizagem, é não limitar a mudança organizacional a uma visão estritamente instrumental das pessoas no trabalho. A aprendizagem, além de propiciar as adaptações necessárias no cotidiano, propicia também a mudança transformadora nas organizações, ampliando sua capacidade criativa e inovadora. A pedagogia, a psicologia e a biologia do conhecimento consideram os relacionamentos interpessoais como importantes partícipes do processo de aprendizagem. Os estudos sobre empresas do projeto de Economia de Comunhão, apontam que as formas como são conduzidos os relacionamentos interpessoais e interorganizacionais constituem um de seus diferenciais competitivos. Esta pesquisa estuda a qualidade dos relacionamentos interpessoais envolvidos em uma organização empresarial de Economia de Comunhão, buscando compreender de que forma eles facilitam ou dificultam os processos de aprendizagem organizacional. Sua conclusão confirma que a qualidade dos relacionamentos interpessoais favorece a aprendizagem de tarefas e comportamentos na empresa estudada.The current entrepreneurial context, made up of ever quicker changes and challenges, leads companies to adapt their activities to the requirements imposed by the market. The most difficult, and at the same time the main point of learning, is not to limit the organizational changes to a strictly instrumental view of people at work. Learning, besides propitiating the necessary adaptations to the daily life, also propitiates a transforming change in the organizations, extending their creativity and innovative capacity. In the areas of Pedagogy, Psychology and Cognitive Biology, the interpersonal relationships are considered important participants in the learning process. The studies on companies from the Communion Economy project show that the way the interpersonal and interorganizational relationships are led make up one of their distinctive competitive features. In this research, the quality of the interpersonal relationships in an Communion Economy enterprise organization are studied, attempting to understand how they might ease or hamper the processes of organizational learning. Its conclusion confirms that the quality of the interpersonal relationships favors the learning of tasks and behaviors in the company which was the subject of the study.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:42Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7660Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-02-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ECONOMIA DE COMUNHÃO: O CASO FEMAQ |
title |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
spellingShingle |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE RENATA GEORGIA MOTTA KURTZ |
title_short |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
title_full |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
title_fullStr |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
title_full_unstemmed |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
title_sort |
INTERPERSONAL RELATIONSHIPS AND ORGANIZATIONAL LEARNING ON COMMUNION ECONOMY: FEMAQ CASE |
author |
RENATA GEORGIA MOTTA KURTZ |
author_facet |
RENATA GEORGIA MOTTA KURTZ |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SERGIO PROENCA LEITAO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02742500715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3461099218267181 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SERGIO PROENCA LEITAO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ROBERTO CINTRA MARTINS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ROBERTO CINTRA MARTINS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
DEBORAH MORAES ZOUAIN |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
DEBORAH MORAES ZOUAIN |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
87940345753 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9493207534414481 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA GEORGIA MOTTA KURTZ |
contributor_str_mv |
SERGIO PROENCA LEITAO SERGIO PROENCA LEITAO ROBERTO CINTRA MARTINS ROBERTO CINTRA MARTINS DEBORAH MORAES ZOUAIN DEBORAH MORAES ZOUAIN |
description |
O contexto empresarial atual, composto por mudanças e desafios cada vez mais velozes, leva as empresas a adaptar suas atividades às exigências impostas pelo mercado. O mais difícil, e ao mesmo tempo, a questão central da aprendizagem, é não limitar a mudança organizacional a uma visão estritamente instrumental das pessoas no trabalho. A aprendizagem, além de propiciar as adaptações necessárias no cotidiano, propicia também a mudança transformadora nas organizações, ampliando sua capacidade criativa e inovadora. A pedagogia, a psicologia e a biologia do conhecimento consideram os relacionamentos interpessoais como importantes partícipes do processo de aprendizagem. Os estudos sobre empresas do projeto de Economia de Comunhão, apontam que as formas como são conduzidos os relacionamentos interpessoais e interorganizacionais constituem um de seus diferenciais competitivos. Esta pesquisa estuda a qualidade dos relacionamentos interpessoais envolvidos em uma organização empresarial de Economia de Comunhão, buscando compreender de que forma eles facilitam ou dificultam os processos de aprendizagem organizacional. Sua conclusão confirma que a qualidade dos relacionamentos interpessoais favorece a aprendizagem de tarefas e comportamentos na empresa estudada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7660@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324886528393216 |