A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TATIANA MESSER RYBALOWSKI
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2
Resumo: Dentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado.
id PUC_RIO-1_97b42c4dc2683a8df1c5ca62318fab16
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:13059
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIALDIFFERENTIATED FASHION PRODUCT MANAGEMENT: HANDICRAFT MEETS APPAREL INDUSTRY2008-08-06CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES82763526772lattes.cnpq.br/4248298461741549ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRACLAUDIO FREITAS DE MAGALHAESSANDRA REGINA RECHTATIANA MESSER RYBALOWSKIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRDentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado.Apparel is one of fashion`s most expressive resources, and yet, in spite of its ever changing nature, the fashion product has not managed to achieve differentiation in a way that makes its physical attributes reveal its identity. Departing from a perception of a growing homogenization of fashion products, this study brings some insights for the development of differentiated fashion products through the use of physical attributes that reinforce a product`s identity. Among the several strategies to achieve this aim, we may emphasize the processes that promote the merging of handicraft production and apparel industry, thus yielding unique items and disrupting the pattern of excessively industrialized, repetitive and impersonal products. As a strategic tool to maintain competitive advantage through differentiation, Design Management exploits a company`s competence, knowledge and experience to continuously reinvent products and processes to achieve competitive positioning.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:26Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13059Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DIFFERENTIATED FASHION PRODUCT MANAGEMENT: HANDICRAFT MEETS APPAREL INDUSTRY
title A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
spellingShingle A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
TATIANA MESSER RYBALOWSKI
title_short A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
title_full A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
title_fullStr A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
title_full_unstemmed A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
title_sort A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author TATIANA MESSER RYBALOWSKI
author_facet TATIANA MESSER RYBALOWSKI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 82763526772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4248298461741549
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SANDRA REGINA RECH
dc.contributor.author.fl_str_mv TATIANA MESSER RYBALOWSKI
contributor_str_mv CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES
SANDRA REGINA RECH
description Dentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324900722966528