A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2 |
Resumo: | Dentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado. |
id |
PUC_RIO-1_97b42c4dc2683a8df1c5ca62318fab16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:13059 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIALDIFFERENTIATED FASHION PRODUCT MANAGEMENT: HANDICRAFT MEETS APPAREL INDUSTRY2008-08-06CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES82763526772lattes.cnpq.br/4248298461741549ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRACLAUDIO FREITAS DE MAGALHAESSANDRA REGINA RECHTATIANA MESSER RYBALOWSKIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRDentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado.Apparel is one of fashion`s most expressive resources, and yet, in spite of its ever changing nature, the fashion product has not managed to achieve differentiation in a way that makes its physical attributes reveal its identity. Departing from a perception of a growing homogenization of fashion products, this study brings some insights for the development of differentiated fashion products through the use of physical attributes that reinforce a product`s identity. Among the several strategies to achieve this aim, we may emphasize the processes that promote the merging of handicraft production and apparel industry, thus yielding unique items and disrupting the pattern of excessively industrialized, repetitive and impersonal products. As a strategic tool to maintain competitive advantage through differentiation, Design Management exploits a company`s competence, knowledge and experience to continuously reinvent products and processes to achieve competitive positioning.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:26Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13059Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
DIFFERENTIATED FASHION PRODUCT MANAGEMENT: HANDICRAFT MEETS APPAREL INDUSTRY |
title |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
spellingShingle |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL TATIANA MESSER RYBALOWSKI |
title_short |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
title_full |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
title_fullStr |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
title_sort |
A GESTÃO DA DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA: A INSERÇÃO DO ARTESANAL NA CONFECÇÃO INDUSTRIAL |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
TATIANA MESSER RYBALOWSKI |
author_facet |
TATIANA MESSER RYBALOWSKI |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
82763526772 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4248298461741549 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
SANDRA REGINA RECH |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TATIANA MESSER RYBALOWSKI |
contributor_str_mv |
CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES SANDRA REGINA RECH |
description |
Dentre as diferentes formas que a moda tem para se manifestar, uma das mais expressivas é a indústria de vestuário. A despeito de sua essência mutável que busca constantemente a novidade, o produto de moda não tem conseguido ser diferente a ponto de revelar sua identidade através de seus atributos físicos. A partir da percepção de certa homogeneização do produto de moda, este trabalho busca trazer subsídios ao desenvolvimento de produtos diferenciados de moda através da criação de atributos físicos que reforcem a identidade do produto. Dentre vários recursos que podem ser utilizados, podem-se destacar os processos que inserem o artesanal na confecção industrial, resultando em peças únicas e construindo um contraponto ao excesso de industrialização, impessoalidade e repetição de modelos produzidos em escala unicamente industrial. Como uma ferramenta estratégica para a manutenção da competitividade através da diferenciação, a Gestão de Design utiliza as competências, conhecimentos e experiências da empresa a fim de possibilitar a contínua reinvenção de produtos e processos que coloquem a empresa numa posição de destaque no mercado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13059@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324900722966528 |