CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE YUTACA IKENAMI
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2
Resumo: O mercado de seguro de automóvel no Brasil apresenta uma concorrência agressiva, indicando que as seguradoras devem investir na fidelização de clientes para buscar sua sobrevivência. Dado isso, este estudo visa testar e analisar hipóteses que abordam a formação da lealdade do cliente no seguro de automóvel com base na análise de efeitos de antecedentes relevantes, como satisfação, custo da mudança, atratividade das alternativas e confiança. A revisão da literatura apresenta e discute modelos de lealdade de acordo com os estudos de Picón et al. (2014) e Aurier e N Goala, (2010). Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 230 segurados de automóvel. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca impactam diretamente na lealdade do consumidor no mercado de seguro de automóvel.
id PUC_RIO-1_a072c2202d5888ec4c242c115698ff4b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30585
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEMESTUDO SOBRE LEALDADE DE CLIENTES NO MERCADO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS: UMA ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES ESTRUTURAIS2017-05-04JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRAMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAISJORGE BRANTES FERREIRAJOSE MAURO GONCALVES NUNES11601677707lattes.cnpq.br/4695850604117136ALEXANDRE YUTACA IKENAMIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO mercado de seguro de automóvel no Brasil apresenta uma concorrência agressiva, indicando que as seguradoras devem investir na fidelização de clientes para buscar sua sobrevivência. Dado isso, este estudo visa testar e analisar hipóteses que abordam a formação da lealdade do cliente no seguro de automóvel com base na análise de efeitos de antecedentes relevantes, como satisfação, custo da mudança, atratividade das alternativas e confiança. A revisão da literatura apresenta e discute modelos de lealdade de acordo com os estudos de Picón et al. (2014) e Aurier e N Goala, (2010). Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 230 segurados de automóvel. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca impactam diretamente na lealdade do consumidor no mercado de seguro de automóvel.The car insurance market in Brazil presents aggressive competition, indicating that insurers should invest in customer loyalty to survive. Thus, this study aims to test and analyze hypotheses that address customer loyalty in the insurance market based on the analysis of relevant antecedents of loyalty, such as satisfaction, switching costs, attractiveness of the alternatives and trust. The literature review presents and discusses loyalty models according to Picón et al. (2014) and Aurier and N Goala, (2010). Through a survey, a sample of 230 automobile insurance clients was collected. The proposed model was analyzed via structural equations modeling. The results show that satisfaction, trust, attractiveness of alternatives and switching cost directly affect loyalty in the car insurance industry.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30585Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ESTUDO SOBRE LEALDADE DE CLIENTES NO MERCADO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS: UMA ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
title CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
spellingShingle CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
ALEXANDRE YUTACA IKENAMI
title_short CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
title_full CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
title_fullStr CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
title_full_unstemmed CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
title_sort CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
author ALEXANDRE YUTACA IKENAMI
author_facet ALEXANDRE YUTACA IKENAMI
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08762890735
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08762890735
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0457680155949405
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0457680155949405
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JOSE MAURO GONCALVES NUNES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11601677707
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4695850604117136
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE YUTACA IKENAMI
contributor_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
JORGE BRANTES FERREIRA
JOSE MAURO GONCALVES NUNES
description O mercado de seguro de automóvel no Brasil apresenta uma concorrência agressiva, indicando que as seguradoras devem investir na fidelização de clientes para buscar sua sobrevivência. Dado isso, este estudo visa testar e analisar hipóteses que abordam a formação da lealdade do cliente no seguro de automóvel com base na análise de efeitos de antecedentes relevantes, como satisfação, custo da mudança, atratividade das alternativas e confiança. A revisão da literatura apresenta e discute modelos de lealdade de acordo com os estudos de Picón et al. (2014) e Aurier e N Goala, (2010). Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 230 segurados de automóvel. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca impactam diretamente na lealdade do consumidor no mercado de seguro de automóvel.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324932391010304