CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2 |
Resumo: | O mercado de seguro de automóvel no Brasil apresenta uma concorrência agressiva, indicando que as seguradoras devem investir na fidelização de clientes para buscar sua sobrevivência. Dado isso, este estudo visa testar e analisar hipóteses que abordam a formação da lealdade do cliente no seguro de automóvel com base na análise de efeitos de antecedentes relevantes, como satisfação, custo da mudança, atratividade das alternativas e confiança. A revisão da literatura apresenta e discute modelos de lealdade de acordo com os estudos de Picón et al. (2014) e Aurier e N Goala, (2010). Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 230 segurados de automóvel. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca impactam diretamente na lealdade do consumidor no mercado de seguro de automóvel. |
id |
PUC_RIO-1_a072c2202d5888ec4c242c115698ff4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30585 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEMESTUDO SOBRE LEALDADE DE CLIENTES NO MERCADO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS: UMA ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES ESTRUTURAIS2017-05-04JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRAMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAISJORGE BRANTES FERREIRAJOSE MAURO GONCALVES NUNES11601677707lattes.cnpq.br/4695850604117136ALEXANDRE YUTACA IKENAMIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO mercado de seguro de automóvel no Brasil apresenta uma concorrência agressiva, indicando que as seguradoras devem investir na fidelização de clientes para buscar sua sobrevivência. Dado isso, este estudo visa testar e analisar hipóteses que abordam a formação da lealdade do cliente no seguro de automóvel com base na análise de efeitos de antecedentes relevantes, como satisfação, custo da mudança, atratividade das alternativas e confiança. A revisão da literatura apresenta e discute modelos de lealdade de acordo com os estudos de Picón et al. (2014) e Aurier e N Goala, (2010). Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 230 segurados de automóvel. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca impactam diretamente na lealdade do consumidor no mercado de seguro de automóvel.The car insurance market in Brazil presents aggressive competition, indicating that insurers should invest in customer loyalty to survive. Thus, this study aims to test and analyze hypotheses that address customer loyalty in the insurance market based on the analysis of relevant antecedents of loyalty, such as satisfaction, switching costs, attractiveness of the alternatives and trust. The literature review presents and discusses loyalty models according to Picón et al. (2014) and Aurier and N Goala, (2010). Through a survey, a sample of 230 automobile insurance clients was collected. The proposed model was analyzed via structural equations modeling. The results show that satisfaction, trust, attractiveness of alternatives and switching cost directly affect loyalty in the car insurance industry.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30585Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ESTUDO SOBRE LEALDADE DE CLIENTES NO MERCADO DE SEGUROS DE AUTOMÓVEIS: UMA ABORDAGEM VIA EQUAÇÕES ESTRUTURAIS |
title |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
spellingShingle |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM ALEXANDRE YUTACA IKENAMI |
title_short |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
title_full |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
title_fullStr |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
title_full_unstemmed |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
title_sort |
CUSTOMER LOYALTY IN THE MOTOR INSURANCE MARKET: BASED ON SEM |
author |
ALEXANDRE YUTACA IKENAMI |
author_facet |
ALEXANDRE YUTACA IKENAMI |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
08762890735 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
08762890735 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0457680155949405 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0457680155949405 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
JOSE MAURO GONCALVES NUNES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
11601677707 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4695850604117136 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALEXANDRE YUTACA IKENAMI |
contributor_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA JORGE BRANTES FERREIRA JORGE BRANTES FERREIRA MARCUS WILCOX HEMAIS MARCUS WILCOX HEMAIS JORGE BRANTES FERREIRA JOSE MAURO GONCALVES NUNES |
description |
O mercado de seguro de automóvel no Brasil apresenta uma concorrência agressiva, indicando que as seguradoras devem investir na fidelização de clientes para buscar sua sobrevivência. Dado isso, este estudo visa testar e analisar hipóteses que abordam a formação da lealdade do cliente no seguro de automóvel com base na análise de efeitos de antecedentes relevantes, como satisfação, custo da mudança, atratividade das alternativas e confiança. A revisão da literatura apresenta e discute modelos de lealdade de acordo com os estudos de Picón et al. (2014) e Aurier e N Goala, (2010). Por meio de uma survey, foi coletada uma amostra de 230 segurados de automóvel. A análise dos dados e o teste das hipóteses propostas foi realizada por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que satisfação, confiança, atratividade das alternativas e custos de troca impactam diretamente na lealdade do consumidor no mercado de seguro de automóvel. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30585@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324932391010304 |