CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@2 |
Resumo: | A presente tese intitulada Concepções de tecnologia na Pesquisa Educacional Brasileira em Educação e Tecnologia é um estudo que se insere entre as pesquisas desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologia (ForTec) no período entre 2014 e 2020, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio). Nesta tese elencamos como objetivo identificar as concepções de tecnologia adotadas na produção acadêmica da área de Educação e Tecnologia. Para tanto, realizamos um levantamento das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação defendidas no período de 2010 a 2019 e disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Assumimos como hipótese desta pesquisa que, ao analisar as concepções sobre tecnologia nas teses e dissertações, podemos refletir criticamente sobre as concepções que estão em uso e suas contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na área de Educação e Tecnologia. Para analisar tais concepções partimos de um escopo teórico que vem da própria pesquisa em Educação e Tecnologia (Pischetola, 2018; Pischetola & Miranda, 2019; Peixoto, 2015; Selwyn, 2011, 2015, 2017a, 2017b), da Comunicação (McLuhan, 1964; Postman, 1993), da Filosofia (Pinto, 1989, 2005) e da Filosofia da Tecnologia (Dusek, 2009a; Feenberg, 2003, 2004, 2009). Por conta disso, elencamos três definições de tecnologia, a saber: tecnologia como ferramenta, tecnologia como regra e tecnologia como ecologia. Para analisar os trabalhos mapeados no levantamento realizamos Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os dados encontrados nos trabalhos indicam uma forte tendência da concepção de tecnologia como ferramenta e geralmente associada a sua utilização pelos professores como suporte à tarefa pedagógica. Embora com conteúdo crítico, as concepções adotadas nos trabalhos sugerem uma consciência ingênua em relação à tecnologia. Dentro da categoria tecnologia como ecologia, um número significativo de estudos desponta com concepções mais críticas de tecnologia apoiando-se na Filosofia Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg e nas reflexões de Álvaro Vieira Pinto. A aproximação dos autores dos estudos mapeados com outras áreas do conhecimento, como Filosofia e Sociologia, contribuiu para a concepção de tecnologia como ecologia na medida que são considerados na relação educação e tecnologia outros fatores que intervém no contexto mesmo não estando concretamente presentes. |
id |
PUC_RIO-1_c94f976799b95057b1c8ecd04e5dc9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:54342 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 2021-02-25GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA88173526753GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA88173526753MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRAALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHIMAGDA PISCHETOLAROSALIA MARIA DUARTEGISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA79464173734MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA presente tese intitulada Concepções de tecnologia na Pesquisa Educacional Brasileira em Educação e Tecnologia é um estudo que se insere entre as pesquisas desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologia (ForTec) no período entre 2014 e 2020, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio). Nesta tese elencamos como objetivo identificar as concepções de tecnologia adotadas na produção acadêmica da área de Educação e Tecnologia. Para tanto, realizamos um levantamento das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação defendidas no período de 2010 a 2019 e disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Assumimos como hipótese desta pesquisa que, ao analisar as concepções sobre tecnologia nas teses e dissertações, podemos refletir criticamente sobre as concepções que estão em uso e suas contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na área de Educação e Tecnologia. Para analisar tais concepções partimos de um escopo teórico que vem da própria pesquisa em Educação e Tecnologia (Pischetola, 2018; Pischetola & Miranda, 2019; Peixoto, 2015; Selwyn, 2011, 2015, 2017a, 2017b), da Comunicação (McLuhan, 1964; Postman, 1993), da Filosofia (Pinto, 1989, 2005) e da Filosofia da Tecnologia (Dusek, 2009a; Feenberg, 2003, 2004, 2009). Por conta disso, elencamos três definições de tecnologia, a saber: tecnologia como ferramenta, tecnologia como regra e tecnologia como ecologia. Para analisar os trabalhos mapeados no levantamento realizamos Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os dados encontrados nos trabalhos indicam uma forte tendência da concepção de tecnologia como ferramenta e geralmente associada a sua utilização pelos professores como suporte à tarefa pedagógica. Embora com conteúdo crítico, as concepções adotadas nos trabalhos sugerem uma consciência ingênua em relação à tecnologia. Dentro da categoria tecnologia como ecologia, um número significativo de estudos desponta com concepções mais críticas de tecnologia apoiando-se na Filosofia Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg e nas reflexões de Álvaro Vieira Pinto. A aproximação dos autores dos estudos mapeados com outras áreas do conhecimento, como Filosofia e Sociologia, contribuiu para a concepção de tecnologia como ecologia na medida que são considerados na relação educação e tecnologia outros fatores que intervém no contexto mesmo não estando concretamente presentes.The present thesis entitled Conceptions of technology in Brazilian Educational Research in Education and Technology is a study whose origin is due to the research developed within the Teacher Education and Technology Research Group (ForTec) in the period between 2014 and 2020 of the Graduate Program in Education of the Pontifícia Universidade Católica of Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio). In this thesis, it was set as our objective to identify the conceptions of technology adopted in the academic production in the area of Education and Technology. To this end, we conducted a survey of the theses and dissertations produced in Scricto Sensu Graduate Programs in Education defended in the period from 2010 to 2019 and available in the CAPES Theses and Dissertations Catalog. We assume as hypothesis of this research that, by analyzing the conceptions about technology in theses and dissertations, we can critically reflect on the conceptions that are in use and their contributions to the development of research in the area of Education and Technology. To analyze such conceptions, we start from a theoretical scope that comes from the research itself in Education and Technology (Pischetola, 2018, 2019; Peixoto, 2015; Selwyn, 2011, 2015, 2016), da Communication (McLuhan, 1964; Postman, 1993), da Filosofia (Pinto, 1989, 2005) Philosophy of Technology (Dusek, 2009a; Feenberg, 2003, 2004, 2009). Because of this, we listed three definitions of technology, namely: technology as a toll, technology as rules, and technology as ecology. To analyze the works mapped in the survey, we conducted Content Analysis (Bardin, 2016). The data found in the papers indicate a strong tendency of the conception of technology as a tool and is generally associated with it use by teachers as a support to the pedagogical task. Although with critical content, the conceptions adopted in the studies suggest a naïve consciousness in relation to technology. Within the category technology as ecology, a significant number of studies show more critical conceptions of technology based on Andrew Feenberg s Critical Philosophy of Technology and Álvaro Vieira Pinto s reflections. The approach of the mapped authors of the studies with other areas of knowledge, such as Philosophy and Sociology, contributed to the conception of technology as ecology insofar as other factors that are considered in the relation between education and technology intervene in the context even if they are not concretely present.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:40Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54342Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA |
title |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
spellingShingle |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVA |
title_short |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
title_full |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
title_fullStr |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
title_full_unstemmed |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
title_sort |
CONCEPTIONS OF TECHNOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATIONAL RESEARCH IN EDUCATION AND TECHNOLOGY |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVA |
author_facet |
MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
88173526753 |
dc.contributor.advisor2Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
88173526753 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MAGDA PISCHETOLA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
01227278942 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7358825318770659 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
MAGDA PISCHETOLA |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
01227278942 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7358825318770659 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHI |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MAGDA PISCHETOLA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ROSALIA MARIA DUARTE |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
79464173734 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA PAULA ROSSI NASCENTES DA SILVA |
contributor_str_mv |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA MAGDA PISCHETOLA MAGDA PISCHETOLA GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA ALBERTO JOSÉ DA COSTA TORNAGHI MAGDA PISCHETOLA ROSALIA MARIA DUARTE GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA |
description |
A presente tese intitulada Concepções de tecnologia na Pesquisa Educacional Brasileira em Educação e Tecnologia é um estudo que se insere entre as pesquisas desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologia (ForTec) no período entre 2014 e 2020, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio). Nesta tese elencamos como objetivo identificar as concepções de tecnologia adotadas na produção acadêmica da área de Educação e Tecnologia. Para tanto, realizamos um levantamento das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação defendidas no período de 2010 a 2019 e disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Assumimos como hipótese desta pesquisa que, ao analisar as concepções sobre tecnologia nas teses e dissertações, podemos refletir criticamente sobre as concepções que estão em uso e suas contribuições para o desenvolvimento das pesquisas na área de Educação e Tecnologia. Para analisar tais concepções partimos de um escopo teórico que vem da própria pesquisa em Educação e Tecnologia (Pischetola, 2018; Pischetola & Miranda, 2019; Peixoto, 2015; Selwyn, 2011, 2015, 2017a, 2017b), da Comunicação (McLuhan, 1964; Postman, 1993), da Filosofia (Pinto, 1989, 2005) e da Filosofia da Tecnologia (Dusek, 2009a; Feenberg, 2003, 2004, 2009). Por conta disso, elencamos três definições de tecnologia, a saber: tecnologia como ferramenta, tecnologia como regra e tecnologia como ecologia. Para analisar os trabalhos mapeados no levantamento realizamos Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os dados encontrados nos trabalhos indicam uma forte tendência da concepção de tecnologia como ferramenta e geralmente associada a sua utilização pelos professores como suporte à tarefa pedagógica. Embora com conteúdo crítico, as concepções adotadas nos trabalhos sugerem uma consciência ingênua em relação à tecnologia. Dentro da categoria tecnologia como ecologia, um número significativo de estudos desponta com concepções mais críticas de tecnologia apoiando-se na Filosofia Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg e nas reflexões de Álvaro Vieira Pinto. A aproximação dos autores dos estudos mapeados com outras áreas do conhecimento, como Filosofia e Sociologia, contribuiu para a concepção de tecnologia como ecologia na medida que são considerados na relação educação e tecnologia outros fatores que intervém no contexto mesmo não estando concretamente presentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54342@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324958216388608 |