CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Natalia Carvalhaes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674
Resumo: Este artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um corpus constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora.
id UFMA-5_a9b78d324102bbff57371e689fe28173
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17674
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHINGCONCEPCIONES DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y EDUCACIÓN EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA DE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS DE LA NATURALEZACONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZATecnologia e educaçãoEnsino de CiênciasTeoria e práticaPerspectiva tecnocentradaLógica formalTechnology and educationScience teachingTheory and practiceTechnocentric perspectiveFormal logicTecnología y educaciónEnseñanza de las CienciasTeoría y prácticaPerspectiva tecnocéntricaLógica formalEste artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um corpus constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora.This article addresses to make an approach of the results of research about the conceptions of science, technology and education confi gured in academic production about use of technologies in the teachingof Natural Sciences. The insertion of technologies in pedagogical practices is a growing demand in contemporaneity, which must be investigated in its determinations beyond the instrumental dimension. The research analyzed, through the contradictions present in the relationships between the elements investigated, the corpus consisting of 120 articles published in journals of historical relevance for the area from 1996 to 2017. As a result of the investigation, we evidence: a) the emphasis on teaching processes in general, through empiricaland bibliographic research; b) the approach of pedagogical practices without explicit articulation to an educational framework; c) science and technology rarely addressed in an epistemological perspective, demonstrating the majority’s affiliation to formal logic and; d) the use of technologies from a technocentric perspective, which reflects the instrumental rationality of capitalist society. Considering the relevance of the area of NaturalSciences teaching to human formation, we affirm its necessary collaboration for the construction of an emancipatory education. Este artículo aborda los resultados de una pesquisa que investigó las concepciones de ciencia,tecnología y educación configuradas en la producción académica sobre el uso de tecnologías en la enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza. La inserción de las tecnologías en las prácticas pedagógicas es una demanda creciente en la contemporaneidad, que debe ser investigada en sus determinaciones más allá de la dimensióninstrumental. La investigación analizó, a través de las contradicciones presentes en las relaciones entre los elementos investigados, un corpus compuesto por 120 artículos publicados en revistas históricamente relevantes para el área en el período de 1996 a 2017, para comprender el pensamiento académico que compone y guía esta producción. Como resultado de la investigación, destacamos: a) el énfasis en los procesos de enseñanza en general, a través de la investigación empírica y bibliográfica; b) el acercamiento de las prácticas educativassin fundamento explícito en las teorías educativas; c) ciencia y tecnología poco abordadas desde una perspectiva epistemológica, demostrando la afiliación de la mayoría a la lógica formal y; d) el uso de tecnologías desde una perspectiva tecnocéntrica, que refleja la racionalidad instrumental de la sociedad capitalista. Considerando la relevancia del área de la enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza para la formación humana, afirmamos su necesaria colaboración para la construcción de una educación emancipadora.Universidade Federal do Maranhão2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Método materialismo histórico-dialéticoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1767410.18764/2178-2229v30n1.2023.12Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 273-2922178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674/12056Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Joana Oliveira, Natalia Carvalhaes de2023-11-15T21:52:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17674Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.724232Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
CONCEPCIONES DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y EDUCACIÓN EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA DE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS DE LA NATURALEZA
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
title CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
spellingShingle CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
Peixoto, Joana
Tecnologia e educação
Ensino de Ciências
Teoria e prática
Perspectiva tecnocentrada
Lógica formal
Technology and education
Science teaching
Theory and practice
Technocentric perspective
Formal logic
Tecnología y educación
Enseñanza de las Ciencias
Teoría y práctica
Perspectiva tecnocéntrica
Lógica formal
title_short CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
title_full CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
title_fullStr CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
title_full_unstemmed CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
title_sort CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Oliveira, Natalia Carvalhaes de
author_role author
author2 Oliveira, Natalia Carvalhaes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Oliveira, Natalia Carvalhaes de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e educação
Ensino de Ciências
Teoria e prática
Perspectiva tecnocentrada
Lógica formal
Technology and education
Science teaching
Theory and practice
Technocentric perspective
Formal logic
Tecnología y educación
Enseñanza de las Ciencias
Teoría y práctica
Perspectiva tecnocéntrica
Lógica formal
topic Tecnologia e educação
Ensino de Ciências
Teoria e prática
Perspectiva tecnocentrada
Lógica formal
Technology and education
Science teaching
Theory and practice
Technocentric perspective
Formal logic
Tecnología y educación
Enseñanza de las Ciencias
Teoría y práctica
Perspectiva tecnocéntrica
Lógica formal
description Este artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um corpus constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica; Método materialismo histórico-dialético
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674
10.18764/2178-2229v30n1.2023.12
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v30n1.2023.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674/12056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 273-292
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881263763456