CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674 |
Resumo: | Este artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um corpus constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora. |
id |
UFMA-5_a9b78d324102bbff57371e689fe28173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17674 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHINGCONCEPCIONES DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y EDUCACIÓN EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA DE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS DE LA NATURALEZACONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZATecnologia e educaçãoEnsino de CiênciasTeoria e práticaPerspectiva tecnocentradaLógica formalTechnology and educationScience teachingTheory and practiceTechnocentric perspectiveFormal logicTecnología y educaciónEnseñanza de las CienciasTeoría y prácticaPerspectiva tecnocéntricaLógica formalEste artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um corpus constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora.This article addresses to make an approach of the results of research about the conceptions of science, technology and education confi gured in academic production about use of technologies in the teachingof Natural Sciences. The insertion of technologies in pedagogical practices is a growing demand in contemporaneity, which must be investigated in its determinations beyond the instrumental dimension. The research analyzed, through the contradictions present in the relationships between the elements investigated, the corpus consisting of 120 articles published in journals of historical relevance for the area from 1996 to 2017. As a result of the investigation, we evidence: a) the emphasis on teaching processes in general, through empiricaland bibliographic research; b) the approach of pedagogical practices without explicit articulation to an educational framework; c) science and technology rarely addressed in an epistemological perspective, demonstrating the majority’s affiliation to formal logic and; d) the use of technologies from a technocentric perspective, which reflects the instrumental rationality of capitalist society. Considering the relevance of the area of NaturalSciences teaching to human formation, we affirm its necessary collaboration for the construction of an emancipatory education. Este artículo aborda los resultados de una pesquisa que investigó las concepciones de ciencia,tecnología y educación configuradas en la producción académica sobre el uso de tecnologías en la enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza. La inserción de las tecnologías en las prácticas pedagógicas es una demanda creciente en la contemporaneidad, que debe ser investigada en sus determinaciones más allá de la dimensióninstrumental. La investigación analizó, a través de las contradicciones presentes en las relaciones entre los elementos investigados, un corpus compuesto por 120 artículos publicados en revistas históricamente relevantes para el área en el período de 1996 a 2017, para comprender el pensamiento académico que compone y guía esta producción. Como resultado de la investigación, destacamos: a) el énfasis en los procesos de enseñanza en general, a través de la investigación empírica y bibliográfica; b) el acercamiento de las prácticas educativassin fundamento explícito en las teorías educativas; c) ciencia y tecnología poco abordadas desde una perspectiva epistemológica, demostrando la afiliación de la mayoría a la lógica formal y; d) el uso de tecnologías desde una perspectiva tecnocéntrica, que refleja la racionalidad instrumental de la sociedad capitalista. Considerando la relevancia del área de la enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza para la formación humana, afirmamos su necesaria colaboración para la construcción de una educación emancipadora.Universidade Federal do Maranhão2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Método materialismo histórico-dialéticoapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1767410.18764/2178-2229v30n1.2023.12Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 273-2922178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674/12056Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Joana Oliveira, Natalia Carvalhaes de2023-11-15T21:52:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17674Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.724232Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING CONCEPCIONES DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y EDUCACIÓN EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA DE LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS DE LA NATURALEZA CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING |
spellingShingle |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING Peixoto, Joana Tecnologia e educação Ensino de Ciências Teoria e prática Perspectiva tecnocentrada Lógica formal Technology and education Science teaching Theory and practice Technocentric perspective Formal logic Tecnología y educación Enseñanza de las Ciencias Teoría y práctica Perspectiva tecnocéntrica Lógica formal |
title_short |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING |
title_full |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING |
title_fullStr |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING |
title_full_unstemmed |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING |
title_sort |
CONCEPTIONS OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND EDUCATION IN ACADEMIC PRODUCTION OF NATURAL SCIENCES TEACHING |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana Oliveira, Natalia Carvalhaes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Natalia Carvalhaes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Oliveira, Natalia Carvalhaes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia e educação Ensino de Ciências Teoria e prática Perspectiva tecnocentrada Lógica formal Technology and education Science teaching Theory and practice Technocentric perspective Formal logic Tecnología y educación Enseñanza de las Ciencias Teoría y práctica Perspectiva tecnocéntrica Lógica formal |
topic |
Tecnologia e educação Ensino de Ciências Teoria e prática Perspectiva tecnocentrada Lógica formal Technology and education Science teaching Theory and practice Technocentric perspective Formal logic Tecnología y educación Enseñanza de las Ciencias Teoría y práctica Perspectiva tecnocéntrica Lógica formal |
description |
Este artigo aborda resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de ciência, tecnologia e educação configuradas na produção acadêmica sobre o uso de tecnologias no ensino de Ciências da Natureza. A inserção de tecnologias nas práticas pedagógicas é uma crescente demanda na contemporaneidade, que deve ser investigada em suas determinações para além da dimensão instrumental. A pesquisa analisou, por meio das contradições presentes nas relações entre os elementos investigados, um corpus constituído por 120 artigos publicados em revistas historicamente relevantes para a área no período de 1996 a 2017, para compreender o pensamento acadêmico que compõe e norteia a referida produção. Como resultado da investigação, evidenciamos: a) a ênfase nos processos de ensino em geral, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas; b) a abordagem de práticas educativas sem fundamentação explícita em teorias educacionais; c) a ciência e a tecnologia pouco abordadas em uma perspectiva epistemológica, demonstrando a filiação da maioria à lógica formal e; d) o uso de tecnologias sob uma perspectiva tecnocentrada, o que reflete a racionalidade instrumental da sociedade capitalista. Considerando a relevância da área de ensino de Ciências da Natureza para a formação humana, afirmamos a sua necessária colaboração para a construção de uma educação emancipadora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica; Método materialismo histórico-dialético |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674 10.18764/2178-2229v30n1.2023.12 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v30n1.2023.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17674/12056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 273-292 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881263763456 |