[en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38097
Resumo: [pt] O estudo analisa as ações que o consórcio CampusNet Amazônia desenvolve para a região Amazônica, especificamente na Universidade do Estado do Pará, com a oferta em seis municípios do Curso de Matemática a Distância, se tornando relevante pelo aprofundamento em torno da relação da formação de professores, em uma modalidade de ensino capaz de diminuir as distâncias sociais sejam elas causadas pela exclusão ou falta de oportunidades de continuidade de estudos por muitos jovens amazônicos. O estudo proposto é resultante da pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, tendo a Universidade do Estado do Pará como locus para a obtenção dos dados. Em tal contexto as seguintes questões orientam a investigação: Como a UEPA, instituição que compõe o CampusNet Amazônia no Estado do Pará integra a Educação a Distância no processo de formação de professores? Quais as estratégias metodológicas que o curso de Matemática aponta para integração entre a formação profissional e a Educação a Distância? Quais as estratégias operacionais e tecnológicas adotadas pela UEPA para implantação da modalidade de ensino? A pesquisa apresenta como sujeitos: dois coordenadores do curso, cinco docentes das disciplinas do eixo de fundamentação pedagógica e vinte e nove discentes matriculados no Núcleo Universitário de São Miguel do Guamá. O referencial teórico sobre a formação de professores na perspectiva da profissionalização docente e aos estudos dos saberes dos professores se ancora nas ideias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Tardif (2000, 2001, 2002). Em relação ao contexto da Educação a Distância e suas contribuições na formação de professores destacamos as abordagens de Belloni (2001, 2002), Litto (2009), Moore (2008), Silva (2003), Pretto (2006) e Peters (2003, 2004). O resultado do estudo pode contribuir para a ampliação de ações mediante o ensino à distância na formação de professores, a partir das ações proporcionadas na atuação e na prática docente em tal modalidade de ensino na educação superior.
id PUC_RIO-1_e1ab8988c5dab2e75caf232923cd4800
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:38097
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA[pt] CAMPUSNET AMAZONIA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UEPA[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] EDUCACAO SUPERIOR[pt] PRATICA DOCENTE[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[en] DISTANCE EDUCATION[en] COLLEGE EDUCATION[en] TEACHING PRACTICE [en] TEACHERS FORMATION[pt] O estudo analisa as ações que o consórcio CampusNet Amazônia desenvolve para a região Amazônica, especificamente na Universidade do Estado do Pará, com a oferta em seis municípios do Curso de Matemática a Distância, se tornando relevante pelo aprofundamento em torno da relação da formação de professores, em uma modalidade de ensino capaz de diminuir as distâncias sociais sejam elas causadas pela exclusão ou falta de oportunidades de continuidade de estudos por muitos jovens amazônicos. O estudo proposto é resultante da pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, tendo a Universidade do Estado do Pará como locus para a obtenção dos dados. Em tal contexto as seguintes questões orientam a investigação: Como a UEPA, instituição que compõe o CampusNet Amazônia no Estado do Pará integra a Educação a Distância no processo de formação de professores? Quais as estratégias metodológicas que o curso de Matemática aponta para integração entre a formação profissional e a Educação a Distância? Quais as estratégias operacionais e tecnológicas adotadas pela UEPA para implantação da modalidade de ensino? A pesquisa apresenta como sujeitos: dois coordenadores do curso, cinco docentes das disciplinas do eixo de fundamentação pedagógica e vinte e nove discentes matriculados no Núcleo Universitário de São Miguel do Guamá. O referencial teórico sobre a formação de professores na perspectiva da profissionalização docente e aos estudos dos saberes dos professores se ancora nas ideias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Tardif (2000, 2001, 2002). Em relação ao contexto da Educação a Distância e suas contribuições na formação de professores destacamos as abordagens de Belloni (2001, 2002), Litto (2009), Moore (2008), Silva (2003), Pretto (2006) e Peters (2003, 2004). O resultado do estudo pode contribuir para a ampliação de ações mediante o ensino à distância na formação de professores, a partir das ações proporcionadas na atuação e na prática docente em tal modalidade de ensino na educação superior.[en] This study analyses the actions that the CampusNet Amazônia consortium develops for the Amazon region, specifically in the University of the State of Pará, with offers in six cities for the Mathematics Long Distance Course, being relevant by its depth toward the graduation of teachers in a teaching model able to reduce the social distances caused either by the exclusion or by the lack of opportunity to continue the studies by many Amazon people. The proposed study is a result of the quality research with descriptivist approach having the University of the State of Pará as the site to collect the data. In such context the following questions guide the investigation: How does the UEPA, institution that composes the CampusNet Amazônia in the state of Pará integrate the Long Distance Education in the process of teacher s graduation? What methodological strategies the mathematic course focuses for the integration between professional formation and Long Distance Education? What operational and technological strategies are adopted by UEPA to implement the teaching model? The study presents as subjects: two course coordinators, five teachers for the pedagogic fundamental course disciplines and twenty nine students inscribed in the São Miguel do Guamá s University facility. The theoretical reference about the teacher s formation in a perspective of professionalization of them and teachers capacities is based in the ideas of Nóvoa (1992), Veiga (2002) and Tardif (2000, 2001, 2002). Regarding the context of the Long Distance Education and its contributions for the teachers formation we highline the approaches of Belloni (2001, 2002), Litto (2009), Moore (2008), Silva (2003), Pretto (2006) and Peters (2003, 2004). The result of the study can contribute for the increasing of actions via Long Distance Education in the formation of teachers from the actions sanctioned in the teaching practice in such course model for the superior education.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEJOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA2019-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38097porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:38097Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
[pt] CAMPUSNET AMAZONIA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA DA UEPA
title [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
spellingShingle [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] EDUCACAO SUPERIOR
[pt] PRATICA DOCENTE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] COLLEGE EDUCATION
[en] TEACHING PRACTICE
[en] TEACHERS FORMATION
title_short [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
title_full [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
title_fullStr [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
title_full_unstemmed [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
title_sort [en] CAMPUSNET AMAZON: KNOWLEDGE AND PRACTICES TEACHERS IN MATHEMATICS COURSES AT A DISTANCE OF UEPA
author JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
author_facet JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv JOSÉ ROBERTO ALVES DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] EDUCACAO SUPERIOR
[pt] PRATICA DOCENTE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] COLLEGE EDUCATION
[en] TEACHING PRACTICE
[en] TEACHERS FORMATION
topic [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] EDUCACAO SUPERIOR
[pt] PRATICA DOCENTE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] COLLEGE EDUCATION
[en] TEACHING PRACTICE
[en] TEACHERS FORMATION
description [pt] O estudo analisa as ações que o consórcio CampusNet Amazônia desenvolve para a região Amazônica, especificamente na Universidade do Estado do Pará, com a oferta em seis municípios do Curso de Matemática a Distância, se tornando relevante pelo aprofundamento em torno da relação da formação de professores, em uma modalidade de ensino capaz de diminuir as distâncias sociais sejam elas causadas pela exclusão ou falta de oportunidades de continuidade de estudos por muitos jovens amazônicos. O estudo proposto é resultante da pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, tendo a Universidade do Estado do Pará como locus para a obtenção dos dados. Em tal contexto as seguintes questões orientam a investigação: Como a UEPA, instituição que compõe o CampusNet Amazônia no Estado do Pará integra a Educação a Distância no processo de formação de professores? Quais as estratégias metodológicas que o curso de Matemática aponta para integração entre a formação profissional e a Educação a Distância? Quais as estratégias operacionais e tecnológicas adotadas pela UEPA para implantação da modalidade de ensino? A pesquisa apresenta como sujeitos: dois coordenadores do curso, cinco docentes das disciplinas do eixo de fundamentação pedagógica e vinte e nove discentes matriculados no Núcleo Universitário de São Miguel do Guamá. O referencial teórico sobre a formação de professores na perspectiva da profissionalização docente e aos estudos dos saberes dos professores se ancora nas ideias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Tardif (2000, 2001, 2002). Em relação ao contexto da Educação a Distância e suas contribuições na formação de professores destacamos as abordagens de Belloni (2001, 2002), Litto (2009), Moore (2008), Silva (2003), Pretto (2006) e Peters (2003, 2004). O resultado do estudo pode contribuir para a ampliação de ações mediante o ensino à distância na formação de professores, a partir das ações proporcionadas na atuação e na prática docente em tal modalidade de ensino na educação superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38097
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38097@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822616304713728