[pt] O NOME DA MARCA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE EMPRESAS E PRODUTOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7324 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa considera que a forma como o nome de uma marca é concebido pode influenciar na construção da identidade de marcas de empresas ou produtos/serviços e consequentemente influir no processo criativo e na metodologia de trabalho do designer. Sendo assim, criou-se a hipótese de que soluções criativas e estratégicas para a construção de identidade de empresas e/ou produtos são influenciados pelo processo de Naming. Para isto foram feitas diversas entrevistas com profissionais autônomos e outros ligados a escritórios sediados nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que atuam no segmento de Identidade Corporativa e Branding. A intenção foi verificar qual é a visão atual a respeito dos conceitos de marca e identidade de marca, e até que ponto o designer se envolve na concepção de nomes de marca. Após a análise dos resultados, verificou- se que existe um novo cenário em formação no mercado de design no Brasil, onde diversas empresas que antes eram especializadas apenas no fornecimento de projetos de design estão migrando gradualmente para o território do Branding, acompanhando as tendências historicamente verificadas no exterior. Os dados obtidos com esta pesquisa visam contribuir no entendimento da inserção destas novas atividades, o Naming e o Branding, no campo de atuação do designer, ao mesmo tempo em que ajuda a compreender o papel deste profissional na construção deste novo cenário. |
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[pt] O NOME DA MARCA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE EMPRESAS E PRODUTOS [en] THE BRAND NAME AND ITS IMPORTANCE TO THE CONSTRUCTION OF COMPANIES AND PRODUCTS IDENTITIES [pt] DESIGN[pt] NOME[pt] MARCA[en] DESIGN[en] NAME[en] BRAND[pt] Esta pesquisa considera que a forma como o nome de uma marca é concebido pode influenciar na construção da identidade de marcas de empresas ou produtos/serviços e consequentemente influir no processo criativo e na metodologia de trabalho do designer. Sendo assim, criou-se a hipótese de que soluções criativas e estratégicas para a construção de identidade de empresas e/ou produtos são influenciados pelo processo de Naming. Para isto foram feitas diversas entrevistas com profissionais autônomos e outros ligados a escritórios sediados nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que atuam no segmento de Identidade Corporativa e Branding. A intenção foi verificar qual é a visão atual a respeito dos conceitos de marca e identidade de marca, e até que ponto o designer se envolve na concepção de nomes de marca. Após a análise dos resultados, verificou- se que existe um novo cenário em formação no mercado de design no Brasil, onde diversas empresas que antes eram especializadas apenas no fornecimento de projetos de design estão migrando gradualmente para o território do Branding, acompanhando as tendências historicamente verificadas no exterior. Os dados obtidos com esta pesquisa visam contribuir no entendimento da inserção destas novas atividades, o Naming e o Branding, no campo de atuação do designer, ao mesmo tempo em que ajuda a compreender o papel deste profissional na construção deste novo cenário.[en] This research takes into account the fact that the way in which a brand name is conceived can influence in the construction of the companies or products/services identities and consequently influence in the creative process and the designer´s method of work. This way, we created the hypothesis that creative and strategic solutions to the construction of companies and products identities are influenced by the Naming process. To this end, a lot of interviews have been made with autonomous professionals and others connected with offices with headquarters in the city of Rio de Janeiro and São Paulo and that work in the segment of Corporate Identity and Branding. The intension was verifying what the current vision of the concepts of brand and brand identity is, and until what point the designers involve themselves in the conception of brand names. After the analysis of the results, it was verified that there is a new scenario being formed in the design market in Brazil, where various companies that used to specialize in only supplying design projects are gradually migrating to Branding territory; following the tendencies historically verified abroad. The data obtained from the research aims to contribute to the understanding of the insertion of these new activities, Naming and Branding, in the designers work field, at the same time that they help to comprehend the role of this professional in the construction of this new scenario.MAXWELLVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMACARLOS DELANO RODRIGUES2005-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7324@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7324porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7324Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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