[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451 |
Resumo: | [pt] A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados, sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado. |
id |
PUC_RIO-1_e84d2ce66e383755a519c478c793ea9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:54451 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS [pt] TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA [pt] SABER DOCENTE[pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR[pt] IDENTIDADE DOCENTE[en] TEACHING KNOWLEDGE[en] DEGREE IN GEOGRAPHY[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY[en] TEACHING IDENTITY[pt] A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados, sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado.[en] The main purpose of the research is to analyze the construction of the identities and knowledge of Geography teachers, taking into account their formative trajectories, from the experiences and perspectives acquired at different times, such as the experiences with School Geography, during the Degree course in Geography, in the exercise of teaching and continuing education. Two main concepts were defined for the study, namely: teaching identity and teaching knowledge, which were investigated in the specialized pedagogical and geographic literature. As a strategy for collecting primary data, the elaboration of scripts and conducting semi-structured interviews with Geography professors stand out. The research was based on interviews carried out with Geography professors who were, at the time, licensed for at least five years and were working in different educational networks. Bibliographic research was also carried out in books and periodicals concentrated, above all, in the area of Teacher Education and Geography Teaching. We conclude that the process of building the identity and knowledge of teachers takes place, mainly, with the student s entry into the Degree in Geography. However, this process is composed of countless moments that relate and help each other, taking into account the very reality of the initial training course, the teaching practice, professional daily life, continuing education and also the experiences and experiences acquired during his entire life, even before the student entered graduation. For this reason, Geography as a school subject and its relationship with teaching, in addition to social/professional discredit were essential aspects to be analyzed so that the main objective of this research could be achieved.MAXWELLREJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUESBRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54451Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS [pt] TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA |
title |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS |
spellingShingle |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO [pt] SABER DOCENTE [pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA [pt] GEOGRAFIA ESCOLAR [pt] IDENTIDADE DOCENTE [en] TEACHING KNOWLEDGE [en] DEGREE IN GEOGRAPHY [en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY [en] TEACHING IDENTITY |
title_short |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS |
title_full |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS |
title_fullStr |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS |
title_full_unstemmed |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS |
title_sort |
[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS |
author |
BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO |
author_facet |
BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] SABER DOCENTE [pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA [pt] GEOGRAFIA ESCOLAR [pt] IDENTIDADE DOCENTE [en] TEACHING KNOWLEDGE [en] DEGREE IN GEOGRAPHY [en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY [en] TEACHING IDENTITY |
topic |
[pt] SABER DOCENTE [pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA [pt] GEOGRAFIA ESCOLAR [pt] IDENTIDADE DOCENTE [en] TEACHING KNOWLEDGE [en] DEGREE IN GEOGRAPHY [en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY [en] TEACHING IDENTITY |
description |
[pt] A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados, sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822630574784512 |