[en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451
Resumo: [pt] A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados, sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado.
id PUC_RIO-1_e84d2ce66e383755a519c478c793ea9d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:54451
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS [pt] TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA [pt] SABER DOCENTE[pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR[pt] IDENTIDADE DOCENTE[en] TEACHING KNOWLEDGE[en] DEGREE IN GEOGRAPHY[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY[en] TEACHING IDENTITY[pt] A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados, sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado.[en] The main purpose of the research is to analyze the construction of the identities and knowledge of Geography teachers, taking into account their formative trajectories, from the experiences and perspectives acquired at different times, such as the experiences with School Geography, during the Degree course in Geography, in the exercise of teaching and continuing education. Two main concepts were defined for the study, namely: teaching identity and teaching knowledge, which were investigated in the specialized pedagogical and geographic literature. As a strategy for collecting primary data, the elaboration of scripts and conducting semi-structured interviews with Geography professors stand out. The research was based on interviews carried out with Geography professors who were, at the time, licensed for at least five years and were working in different educational networks. Bibliographic research was also carried out in books and periodicals concentrated, above all, in the area of Teacher Education and Geography Teaching. We conclude that the process of building the identity and knowledge of teachers takes place, mainly, with the student s entry into the Degree in Geography. However, this process is composed of countless moments that relate and help each other, taking into account the very reality of the initial training course, the teaching practice, professional daily life, continuing education and also the experiences and experiences acquired during his entire life, even before the student entered graduation. For this reason, Geography as a school subject and its relationship with teaching, in addition to social/professional discredit were essential aspects to be analyzed so that the main objective of this research could be achieved.MAXWELLREJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUESBRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:54451Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
[pt] TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA
title [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
spellingShingle [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
[pt] SABER DOCENTE
[pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR
[pt] IDENTIDADE DOCENTE
[en] TEACHING KNOWLEDGE
[en] DEGREE IN GEOGRAPHY
[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY
[en] TEACHING IDENTITY
title_short [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
title_full [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
title_fullStr [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
title_full_unstemmed [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
title_sort [en] FORMATIVE TRAJECTORIES AND THE CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND KNOWLEDGE OF GEOGRAPHY TEACHERS
author BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
author_facet BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SABER DOCENTE
[pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR
[pt] IDENTIDADE DOCENTE
[en] TEACHING KNOWLEDGE
[en] DEGREE IN GEOGRAPHY
[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY
[en] TEACHING IDENTITY
topic [pt] SABER DOCENTE
[pt] LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
[pt] GEOGRAFIA ESCOLAR
[pt] IDENTIDADE DOCENTE
[en] TEACHING KNOWLEDGE
[en] DEGREE IN GEOGRAPHY
[en] EDUCATIONAL GEOGRAPHY
[en] TEACHING IDENTITY
description [pt] A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados, sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822630574784512