ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGO DONATO DE AQUINO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@2
Resumo: A proposta deste estudo foi identificar a associação entre os diversos grupos estratégicos do segmento bancário brasileiro, segundo a tipologia de Porter (1980), e seus respectivos desempenhos econômico-financeiros utilizando, para mensuração dessa performance, tanto constructos elaborados com dados contábilfinanceiros quanto de mercado. A intenção do esforço de pesquisa foi observar o impacto da opção entre esses indicadores na avaliação das escolhas estratégicas desses grupos em seu desempenho. Motivou a investigação o fato de que nos últimos anos a indústria bancária brasileira vem sofrendo um processo de consolidação cuja nova dinâmica competitiva crê-se ainda não esteja satisfatoriamente compreendida. Ademais o aumento do número de bancos com ações em bolsa com as diversas emissões primárias dos últimos anos possibilita o tratamento quantitativo da questão. Para realizar essa investigação, foram utilizados dois métodos de pesquisa: o primeiro, de natureza quantitativa, buscaria identificar os grupos estratégicos de acordo com as características que os discriminam em cada uma das tipologias estratégicas e avaliar os efeitos das diferentes escolhas estratégicas no desempenho para em seqüência aferir os efeitos da utilização de dados financeiro-contábeis e de mercado; o último, de caráter qualitativo, buscaria evidências que possam aprofundar os entendimentos sobre os achados supracitados. Os resultados indicam que o grupo estratégico que contém os grandes bancos de varejo ocupa uma posição de vantagem competitiva significativa em relação aos demais grupos dessa indústria. Essa vantagem se traduz em um desempenho superior quando mensurado por variáveis financeirocontábeis, mas não por variáveis que medem a evolução de seu valor de mercado.
id PUC_RIO-1_ee0c647eb886b910a01a2785e46f1ef8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19366
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY ANÁLISE DO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE DADOS DE MERCADO VERSUS DADOS FINANCEIRO-CONTÁBEIS NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA BANCÁRIA BRASILEIRA 2011-09-30JORGE FERREIRA DA SILVA20269315772lattes.cnpq.br/5422276244335274JORGE FERREIRA DA SILVAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAJORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIROANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAJORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRORODRIGO DONATO DE AQUINOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA proposta deste estudo foi identificar a associação entre os diversos grupos estratégicos do segmento bancário brasileiro, segundo a tipologia de Porter (1980), e seus respectivos desempenhos econômico-financeiros utilizando, para mensuração dessa performance, tanto constructos elaborados com dados contábilfinanceiros quanto de mercado. A intenção do esforço de pesquisa foi observar o impacto da opção entre esses indicadores na avaliação das escolhas estratégicas desses grupos em seu desempenho. Motivou a investigação o fato de que nos últimos anos a indústria bancária brasileira vem sofrendo um processo de consolidação cuja nova dinâmica competitiva crê-se ainda não esteja satisfatoriamente compreendida. Ademais o aumento do número de bancos com ações em bolsa com as diversas emissões primárias dos últimos anos possibilita o tratamento quantitativo da questão. Para realizar essa investigação, foram utilizados dois métodos de pesquisa: o primeiro, de natureza quantitativa, buscaria identificar os grupos estratégicos de acordo com as características que os discriminam em cada uma das tipologias estratégicas e avaliar os efeitos das diferentes escolhas estratégicas no desempenho para em seqüência aferir os efeitos da utilização de dados financeiro-contábeis e de mercado; o último, de caráter qualitativo, buscaria evidências que possam aprofundar os entendimentos sobre os achados supracitados. Os resultados indicam que o grupo estratégico que contém os grandes bancos de varejo ocupa uma posição de vantagem competitiva significativa em relação aos demais grupos dessa indústria. Essa vantagem se traduz em um desempenho superior quando mensurado por variáveis financeirocontábeis, mas não por variáveis que medem a evolução de seu valor de mercado.The purpose of this study was to identify the association between different strategic groups of the Brazilian banking sector, according to Porter s typology (1980), and their economic-financial performance, using, to measure that, as far constructs produced with financial-market data as financial-accounting data. The intent of the research effort was to observe the impact of the choice between these indicators in the evaluation of strategic choices of these groups in their performance. It has been a motive for the investigation the fact that Brazilian banking industry has been undergoing a consolidation process whose new competitive dynamic is not satisfactorily understood and also that studies on the performance drivers of this sector had significantly increased its practical relevance in view of recent international financial crisis of 2008. To accomplish this research two research methods were used: the first quantitative method seeks to identify strategic groups according to the characteristics that discriminate in each of the strategic types and evaluates the effects of strategic choices on performance to, in sequence, measure the effects of the use of financial-market and financial-accounting data; and the second one, a qualitative method, seeks evidences that might deepen understandings of the findings above. The results indicate that the strategic group that accommodates the big retail banks occupies a position of significant competitive advantage in relation to the other groups of this industry. This advantage is reflected in a superior performance when measured by financial-accounting data, but not by variables that evaluate the increase of its market value.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19366Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ANÁLISE DO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE DADOS DE MERCADO VERSUS DADOS FINANCEIRO-CONTÁBEIS NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA BANCÁRIA BRASILEIRA
title ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
spellingShingle ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
RODRIGO DONATO DE AQUINO
title_short ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
title_full ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
title_fullStr ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
title_full_unstemmed ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
title_sort ANALYSIS OF THE EFFECT OF THE USE OF FINANCIAL-MARKET DATA VERSUS FINANCIAL-ACCOUNTING DATA IN THE EVALUATION OF THE IMPACT OF THE COMPETITIVE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE STRATEGICAL GROUPS IN THE BRAZILIAN BANKING INDUSTRY
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RODRIGO DONATO DE AQUINO
author_facet RODRIGO DONATO DE AQUINO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20269315772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5422276244335274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO DONATO DE AQUINO
contributor_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
JORGE FERREIRA DA SILVA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
description A proposta deste estudo foi identificar a associação entre os diversos grupos estratégicos do segmento bancário brasileiro, segundo a tipologia de Porter (1980), e seus respectivos desempenhos econômico-financeiros utilizando, para mensuração dessa performance, tanto constructos elaborados com dados contábilfinanceiros quanto de mercado. A intenção do esforço de pesquisa foi observar o impacto da opção entre esses indicadores na avaliação das escolhas estratégicas desses grupos em seu desempenho. Motivou a investigação o fato de que nos últimos anos a indústria bancária brasileira vem sofrendo um processo de consolidação cuja nova dinâmica competitiva crê-se ainda não esteja satisfatoriamente compreendida. Ademais o aumento do número de bancos com ações em bolsa com as diversas emissões primárias dos últimos anos possibilita o tratamento quantitativo da questão. Para realizar essa investigação, foram utilizados dois métodos de pesquisa: o primeiro, de natureza quantitativa, buscaria identificar os grupos estratégicos de acordo com as características que os discriminam em cada uma das tipologias estratégicas e avaliar os efeitos das diferentes escolhas estratégicas no desempenho para em seqüência aferir os efeitos da utilização de dados financeiro-contábeis e de mercado; o último, de caráter qualitativo, buscaria evidências que possam aprofundar os entendimentos sobre os achados supracitados. Os resultados indicam que o grupo estratégico que contém os grandes bancos de varejo ocupa uma posição de vantagem competitiva significativa em relação aos demais grupos dessa indústria. Essa vantagem se traduz em um desempenho superior quando mensurado por variáveis financeirocontábeis, mas não por variáveis que medem a evolução de seu valor de mercado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324911824240640