Comportamento estratégico organizacional e a prática de gerenciamento de resultados nas empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Magro, Cristian Baú
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Thiago Bruno de Jesus, Klann, Roberto Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15681
Resumo: O comportamento estratégico organizacional interfere na competitividade, no desempenho e na expansão empresarial, ao passo que a discricionariedade dos gestores sobre as escolhas contábeis pode ser prejudicial para a reputação organizacional no mercado de capitais, podendo atenuar os conflitos de agência. A inquietação da pesquisa relaciona-se à possibilidade de que o comportamento estratégico organizacional pode ser transformado em atitudes oportunistas da gestão que contemplam similaridades estratégias de agressividade, criatividade, flexibilidade e proatividade. O objetivo do estudo foi verificar o efeito dos diferentes comportamentos estratégicos organizacionais sobre o comportamento oportunistas dos gestores em práticas de gerenciamento de resultados mediante escolhas contábeis. A amostra da pesquisa foi constituída de 78 empresas dos segmentos de bens industriais, consumo não-cíclico e materiais básicos. Os resultados indicam que as firmas com comportamento estratégico de agressividade e criatividade, pelas características estratégicas prospectora e/ou analisadora, tendem a apresentar comportamentos similares sobre as escolhas contábeis oportunistas pelo uso da discricionariedade, realizando práticas de gerenciamento de resultados com objetivo de apresentar maiores lucros. Os resultados apontam que os diferentes comportamentos estratégicos organizacionais provocam comportamentos oportunistas que se refletem em práticas de gerenciamento de resultados. Os achados sugerem que: a) empresas com estratégias de diferenciação e inovação transferem a agressividade do mercado competitivo para as práticas oportunistas de contabilidade; b) empresas com estratégias de liderança em custo são menos proativas para práticas de gerenciamento de resultados; c) empresas da tipologia prospectora e analisadora, de comportamento agressivo, tendem ao gerenciamento de resultados para melhorar os lucros, por outro lado, aquelas de tipologia defensora apresentam efeito oposto. 
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O objetivo do estudo foi verificar o efeito dos diferentes comportamentos estratégicos organizacionais sobre o comportamento oportunistas dos gestores em práticas de gerenciamento de resultados mediante escolhas contábeis. A amostra da pesquisa foi constituída de 78 empresas dos segmentos de bens industriais, consumo não-cíclico e materiais básicos. Os resultados indicam que as firmas com comportamento estratégico de agressividade e criatividade, pelas características estratégicas prospectora e/ou analisadora, tendem a apresentar comportamentos similares sobre as escolhas contábeis oportunistas pelo uso da discricionariedade, realizando práticas de gerenciamento de resultados com objetivo de apresentar maiores lucros. Os resultados apontam que os diferentes comportamentos estratégicos organizacionais provocam comportamentos oportunistas que se refletem em práticas de gerenciamento de resultados. Os achados sugerem que: a) empresas com estratégias de diferenciação e inovação transferem a agressividade do mercado competitivo para as práticas oportunistas de contabilidade; b) empresas com estratégias de liderança em custo são menos proativas para práticas de gerenciamento de resultados; c) empresas da tipologia prospectora e analisadora, de comportamento agressivo, tendem ao gerenciamento de resultados para melhorar os lucros, por outro lado, aquelas de tipologia defensora apresentam efeito oposto. The strategic organizational behavior interferes with competitiveness, performance and business expansion, while the discretion of managers on the financial choices can be detrimental to organizational reputation in the market and could mitigate agency conflicts. Restlessness research relates to the possibility that the organizational strategic behavior can be turned into opportunistic attitudes of management that include similarities aggressive strategies, creativity, flexibility and proactivity. The aim of the study was to investigate the effect of different organizational strategic behavior on the opportunistic behavior of managers in management results through accounting choices practices. The survey sample consisted of 78 companies in the sector of industrial goods, non-cyclical consumption and basic materials. The results indicate that firms with strategic behavior of aggressiveness and creativity, the strategic characteristics prospector and / or analyzer, tend to have similar behavior on opportunistic accounting choices when using discretion, performing results management practices in order to show higher profits. The results show that the different organizational strategic behaviors cause opportunistic behavior that are reflected in earnings management practices. The findings suggest that: a) companies with differentiation and innovation strategies transfer the aggressiveness of the competitive market for opportunistic accounting practices; b) companies with leadership strategies in cost are less proactive in earnings management practices; c) companies prospector type and analyzer, aggressive behavior, tend to earnings management to improve profits, on the other hand, those type of defender have opposite effect.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1568110.5585/ijsm.v16i1.2389Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 1 (2017): January/March; 119-137Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 16, No 1 (2017): January/March; 119-1372176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15681/7673Copyright (c) 2017 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDal Magro, Cristian BaúSilva, Thiago Bruno de JesusKlann, Roberto Carlos2020-05-19T15:01:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15681Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-05-19T15:01:11Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
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